Capítulo 21

VENCENDO O MEDO 

      O medo é o maior inimigo do homem. Está por trás do fracasso, da doença, de relações humanas insatisfatórias. Milhões de pessoas têm medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte. O medo, porém, é apenas um pensamento na mente. Isso significa que temos medo de nossos próprios pensamentos.

      Uma criancinha pode ficar paralisada de medo quando um coleguinha lhe diz que há um monstro embaixo da cama, que virá pegá-la durante a noite. Quando os pais acendem a luz e lhe mostram que não há monstro algum, ela perde o medo. O medo na mente da criança era tão real como se houvesse realmente um monstro ali. Ela foi curada de um pensamento sem fundamento algum na realidade. Não existia aquilo que ela temia. Da mesma maneira, a maioria dos nossos medos tampouco tem fundamento na realidade. Eles nada mais são do que um conjunto de sombras sinistras, e sombras nenhuma realidade têm. 

FAÇA AS COISAS QUE TEME

      Ralph Waldo Emerson, o grande filósofo e poeta do século XIX, disse o seguinte: “Faça a coisa que teme e a morte do medo é certa.”

      Quando dizemos positivamente que vamos vencer os medos e chegamos a uma decisão final na mente consciente, liberamos o poder do subconsciente, que começa a fluir de acordo com a natureza de nossos pensamentos. 

MEDO DO FRACASSO

      Estudantes de uma universidade se queixam da seguinte maneira: “Antes do exame, sei a matéria de cor e salteado, e lembro-me de todas as respostas depois. Mas quando estou na sala olhando para a prova, dá um branco em mim!”

      Muitos de nós tivemos experiências semelhantes. A explicação desse fato está em uma das grandes leis da mente subconsciente. A idéia que transforma em realidade é aquela a qual damos a atenção mais concentrada. Foi notado que os estudantes davam mais atenção ao fracasso. Como resultado, era fracasso o que o subconsciente transformava em realidade. O próprio medo de fracasso cria a experiência de fracasso, através de amnésia temporária. Uma estudante de medicina chamada Sheila era uma das mais brilhantes da classe. Mesmo assim, quando fazia uma prova oral ou escrita, dava um branco nela ao ouvir ou ler as perguntas mais simples. Foi explicada a ela a razão desse fato. Durante vários dias antes do exame ela estivera pensando e preocupando-se com as possibilidades de fracasso. Esses pensamentos negativos tornaram-se carregados de medo.

      Pensamentos saturados da poderosa emoção do medo são transformados em realidade no subconsciente. Em outras palavras, a jovem estudante esta pedindo ao subconsciente que desse um jeito para ela ser reprovada, e foi isso exata-mente o que ele fez. No dia do exame, quando deu por si, foi atacada de amnésia por sugestão. 

COMO ELA VENCEU O MEDO

      Estudando o funcionamento da mente subconsciente, Sheila aprendeu que nela havia o tesouro da memória. O subconsciente continha o registro perfeito de tudo que ela ouvira e lera durante as aulas. Além disso, aprendeu que o subconsciente é impressionável e que responde em espécie. A maneira de manter com ele uma forte comunicabilidade é relaxar, e adotar um estado de espírito tranqüilo e confiante.

      Todas as noites e pela manhã, Sheila começou a imaginar os pais dando-lhe parabéns por suas maravilhosas notas. Segurava nas mãos a carta imaginária que deles recebera. Ao começar a pensar no resultado almejado, gerou uma resposta correspondente, ou recíproca, em si mesma.

      Submetido a esse estímulo constante, o poder Todo-Sábio e Todo-Poderoso do subconsciente assumiu o comando. De acordo com isso, deu ordens à mente consciente e dirigiu-a. Sheila imaginou o resultado que queria, criando, desta maneira, meios para concretizá-lo. Seguindo esse procedimento, não teve mais problemas para passar nos exames subseqüentes. A sabedoria residente no subconsciente assu-miu o comando e obrigou-a a dar o melhor de si mesma. 

DOMINE A TÉCNICA DE SUPERAÇÃO DE TODOS OS TIPOS DE MEDO

      Vejamos uma técnica para superar o medo que foi ensinada a milhares de pessoas. Ela funciona como um passe de mágica. Experimente-a!

      Suponhamos que você tem medo de água. Comece agora: sente-se imóvel três ou quatro vezes por dia. Entre em um estado de profundo relaxamento. Em seguida, imagine-se nadando. Subjetivamente, você está nadando. Mentalmente, você se lançou na água. Sente-lhe o frio picante e o movi-mento dos braços e das pernas. Tudo isso é atividade da mente, real, vívida, e profundamente agradável.

      Note que isso não é devaneio ocioso. Entenda que o que está experimentando na imaginação será revelado na câmara escura do subconsciente. Em seguida você será compelido a manifestar no mundo real a imagem e semelhança do quadro que gravou na mente mais profunda. Na próxima tentativa para nadar, será a alegria que subirá à superfície. Esta é uma das leis do subconsciente.

      Você pode aplicar a mesma técnica a outros medos. Se tem medo de altura, imagine-se dando um passeio nas montanhas. Sinta a realidade de tudo. Desfrute o ar puro, as flores alpina, a paisagem emocionante. Fique certo de que, a medida que continuar a fazer isso mentalmente, fará também fisicamente, com facilidade e conforto. 

MEDO NORMAL E ANORMAL

      O recém-nascido só tem dois medos básicos: o de cair e o de sons altos e repentinos. Esses medos são perfeitamente normais. Servem como um tipo de sistema de alarme que nos é dado pela natureza como meio de autoconservação.

      O medo normal é bom. Ouvimos um carro vindo pela estrada em nossa direção, damos um passo para trás e sobrevivemos. O medo momentâneo de ser atropelado é superado pelo ato de recuar.

      Todos os demais tipos de medo são anormais, causados por certas experiências ou a nós transferidos pelos pais, parentes, mestres e outros que nos influenciaram ao tempo de crianças. 

MEDO ANORMAL

      O medo anormal instala-se quando deixamos que nossa imaginação se descontrole. Se vive obcecado por medo anormal, você tem que se esforçar para se mover mentalmente na direção oposta. Se permanece na extremidade do medo, vai sofrer paralisação, além de deterioração mental e física. Ao surgir o medo, uma das leis básicas da mente subconsciente gera imediatamente o desejo de algo oposto à coisa temida.

      Ponha toda atenção na coisa imediatamente desejada. Deixe-se absorver e impregnar pelo desejo. Acredite que o subjetivo sempre vence o objetivo. Essa atitude lhe dará confiança e melhorará seu estado de ânimo. O poder infinito da mente subconsciente está agindo em seu benefício. Ele não falha. Em conseqüência, você terá a paz e a segurança que deseja.     

LIVRE-SE DE TODOS OS SEUS MEDOS

      Na Bíblia encontramos a fórmula perfeita para livrarmo-nos do medo:

Busquei o Senhor e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.” (Salmos, 34:4)

      Senhor é uma palavra antiga que significa lei ___ ou seja, o poder de sua mente subconsciente.

      Descubra as maravilhas do subconsciente. Procure compreender como ele trabalha e funciona. Domine as técnicas que foram ensinadas neste livro. Coloque-as em prática agora, hoje! O subconsciente responderá e você se livrará de todos os medos.

Busquei o Senhor e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.” (Salmos, 34:4) 

A VIDA QUE VOCÊ LEVA FOI CRIADA POR VOCÊ

      Numa vila da Grécia, vivia um sábio famoso por saber sempre a resposta para todas as perguntas que fossem feitas a ele. Um dia, um jovem adolescente, conversando com um amigo, disse: eu acho que sei como enganar o sábio. Vou pegar um passarinho e o levarei dentro da minha mão, até o sábio. Então, perguntarei a ele se o passarinho esta vivo ou morto. Se ele disser  que está vivo, espremo o passarinho, mato-o e deixo-o cair no chão; mas se ele disser que está morto, abro a mão e o deixo voar. Assim o jovem chegou perto do sábio e fez a pergunta: Sábio, o passarinho em minha mão está vivo ou morto? O sábio olhou para o rapaz e disse: meu jovem, a resposta está em suas mãos!

      O mesmo digo eu. Você recebeu neste livro uma série de informações e orientações que poderão modificar sua vida. È você quem decide. A maneira como vai usar esses conhecimentos depende só de você. O sucesso esteve e estará sempre em suas mãos.



Comments are closed.