Capítulo 19

 O SILÊNCIO 

         O silêncio é o repouso da mente em Deus; da mesma forma que o sono revigora e refresca o corpo, a comunhão com Deus revigora, sustenta e revitaliza o homem. Emerson dizia: “Façamos silêncio para poder ouvir os suspiros dos deuses”.

     O silêncio consiste em desviar a atenção e a atividade sensorial do mundo exterior para focalizar a atenção e um ideal ou objetivo, embora já sabendo que a Inteligência Infinita do seu subconsciente inevitavelmente lhe proporcio-nará uma resposta.

  

UM GÊNIO EM CADA HOMEM

      Você veio ao mundo com todos os poderes e qualidades de Deus e ainda com o poder de pensar individualmente. Você pensa e, portanto, tem o poder de criar e de projetar tudo aquilo em que sua mente crê e que aceita no mundo à sua volta. Você pode considerar-se rico quando tem consciência da sua força criadora; sua riqueza e até mesmo sua segurança repousam sem seu poder de criar.

    Por ocasião da visita a um estúdio de cinema, foi perguntado a um escritor de temas cinematográficos como realizava o seu trabalho e também o que fazia quando estava escrevendo uma história para um filme. Ele Respondeu mais ou menos desta maneira: “Aquieto minha mente e, quando a sinto bastante relaxada, deixo-a funcionar. Sei somente a idéia a ser desenvolvida. Concentro o pensamento nela e aprecio inteiramente; a seguir, no silêncio da noite, antes de dormir, eu me concentro no texto, certo de que o tema, os persona-gens e as idéias me ocorrerão. Pela manhã, ao acordar, o texto está pronto e tudo que tenho a fazer é sentar-me e escrevê-lo”.

    E como o tema se originou da mente do escritor? As idéias que lhe ocorriam e sobre as quais meditou no silêncio da noite ficaram impressas em seu subconsciente, que automaticamente reagiu fornecendo-lhe as idéias criadoras necessárias à redação do texto.

      Você vive em sua mente e é ali que se torna rico ou pobre, um mendigo ou um ladrão. Você se torna possuidor de uma pérola de alto preço ao adquirir consciência do poder dos seus próprios pensamentos para criar aquilo que deseja na vida. As riquezas e poderes existentes em seu íntimo são inesgotáveis e as riquezas da sua mente não conhecem limitações, a não ser aquelas que você próprio se impõe.

 

O SILÊNCIO PROPORCIONA RIQUEZA

      Robert Louis Stevenson praticava o silêncio regular e sistematicamente e tinha o hábito persistente de, no silêncio da noite antes de dormir, transmitir instruções específicas ao seu subconsciente. Com a atenção divorciada do mundo sensorial exterior e voltada para a sabedoria e poder do subconsciente, solicitava deste último que, durante o sono, lhe proporcionasse as histórias de que necessitava. Por exemplo, quando a sua situação financeira era desfavorável, enviava ao seu subconsciente um comando deste tipo: “Proporcione-me uma boa e emocionante novela, que seja bem comerciável e rendosa”; a resposta era geralmente bastante generosa.

      Dizia Stevenson : “Esses pequenos duendes (a inteligência e os poderes do subconsciente) podem contar-me uma histó-ria, capítulo por capítulo, como se fosse um filme seriado, e conservar-me, seu suposto criador, na mais total ignorância do seu desenvolvimento futuro”. E acrescentava que “a parte do meu trabalho que é feita quando estou acordado não é necessariamente minha, pois tudo leva a crer que os duendes tiveram participação nela”. 

 

COMO LEVAR UMA VIDA AGRADÁVEL

     Um jovem médico disse que, quando estudava Patologia, contraíra vários dos sintomas das doenças estudadas. Chegou finalmente à conclusão de que isso se devia ao fato de se deixar influenciar pelas imagens mórbidas que constantemente lhe surgiam e que sua mente traduzia em realidade.

    Uma vez determinada a causa dos seus males, ele inverteu a situação, ao verificar que todas as doenças eram motivadas pelas atitudes mentais deformadas dos seus pacientes. Passou então a considerar um padrão perfeito de harmonia, saúde e paz e, sempre que se deparava com condições negativas, procurava visualizar um quadro de perfeição, beleza e saúde; adotou também como norma ver em todos os seus doentes a presença de Deus, tornando-se desse modo imune a toda e qualquer doença.

     Ele leva agora uma vida bastante agradável, pois sempre que comparece as enfermarias de isolamento para visitar os seus doentes, sente-se completamente imunizado contra as doenças

     

PORQUE NADA ACONTECIA

    Uma mulher confidenciou que gastava meia hora por dia na prática do silêncio, mas sem qualquer  resultado. Foi descoberto que seu procedimento consistia em queimar incenso e concentrar-se em imagens de homens santos; além disso adotava também a prática de acender velas, de erigir altares em casa e de rezar com a frente sempre voltada para o leste.

  Na realidade, essa mulher estava completamente envolvida nas exterioridades e nas atividades periféricas da vida. Toda a sua vida era caótica; era uma mulher doente, frustrada, solitária desgostosa e que sofria de várias anormalidades mentais. Sua mente estava concentrada em imagens, velas, incenso, música e rituais, coisas que contribuíam para deixá-la numa espécie de transe auto-hipinótico. Estava totalmente impregnada pelos seus cinco sentidos e não estabelecia abso-lutamente sintonia com a Presença Divina.

    Sua irmã, que não era religiosa, constantemente a criticava dizendo: “Você reza todo dia e que benefício isto lhe traz? Olhe para mim. Não me dedico à prática do silêncio e nem mesmo acredito em Deus e, no entanto, sou forte, cheia de vida e próspera”.

    Na verdade, aquela mulher não estava absolutamente praticando o silêncio; estava antes impressionada por visões, ruídos e imagens e simplesmente desperdiçando as suas energias e tempo em exterioridades. Ela aprendeu a praticar a sabedoria do silêncio de Emerson, que passou a praticar resultando em grandes modificações mentais, físicas e de situação financeira.

 

A SABEDORIA DO SILÊNCIO DE EMERSON

       Dedique-se à prática do Silêncio com sabedoria desligando-se do mundo e da ação dos seus sentidos e considere a realidade das suas idéias ou desejos. “Acredite que possui alguma coisa agora e ela virá a ser sua”. Isto significa que sua idéia, desejo, plano, objetivo ou invenção são tão reais como a sua própria mão ou coração, pois possuem forma e substância em outra dimensão da mente.

      Dê-lhes a sua atenção e exulte com isso, na certeza de que a Inteligência Infinita, que lhe forneceu a idéia, lhe propor-cionará também o plano perfeito para o seu desenvolvimento. Mantenha essa atitude para que venha a experimentar a alegria da oração satisfeita. Aí reside a sabedoria do silêncio de Emerson.

 

A COLHEITA DE DIVIDENDOS

    Todas as manhãs, ao acordar, pense em Deus e em Seu amor e mantenha-se em estado de alerta e de grande expectativa e interesse, conservando-se sempre muito atento. Proclame silenciosa e vagarosamente: “Coloco-me, assim como todas as minhas idéias, planos e assuntos do dia de hoje nas mãos da figura santa e onipresente de Deus. Habito na companhia do Altíssimo, cuja sombra protetora se projeta sobre mim, minha família, meus negócios e tudo aquilo que me pertence. Deus está sempre comigo e me acompanha a todas as partes com Seu amor. Deus me faz prosperar em todos os meus empreendimentos e Sua riqueza flui para mim livre, alegre, ilimitada e inesgotavelmente. Onde quer que vá, tenho sempre em meus lábios palavras de louvor a Deus”.

      A prática desse método lhe proporcionará grandes dividendos em todos os setores de atividade da sua vida.

 

O SILÊNCIO INTERIOR

      “Trabalhemos por uma quietude interior ___ uma quietude e bem-estar interiores ___ aquele silêncio perfeito em que até o coração e os lábios se aquietam e que nem mesmo é perturbado por nossos próprios pensamentos imperfeitos e opiniões vãs; em que apenas se ouve a voz de Deus e em que se aguarda, na simplicidade de nossos corações, a manifestação da Sua vontade, que no silêncio do nosso espírito buscamos satisfazer, de forma absolutamente exclusiva”. (Longfellow)

 

PENSAMENTOS SÁBIOS

      Se você pensa sabiamente, a reação ou resposta também será sábia. Suas ações nada mais são do que a expressão exterior de seus pensamentos. Sua ação ou decisão construtiva nada mais é do que a manifestação de um pensamento sábio elaborado em sua mente.

    Depois de pedir a orientação ou a resposta para um determinado problema, não negligencie os meios para atingir seu objetivo. Você evitará o bloqueio da resposta pensando simplesmente na solução, sabendo que seu pensamento ativa seu subconsciente, que tudo sabe, tudo vê e possui o Know-How do que deve ser feito.

ESCOLHA A CONFIANÇA, O TRIUNFO E A VITÓRIA

      A Bíblia diz: “Escolha hoje a quem você servirá”. A chave da saúde, da felicidade, da paz de espírito e da abundância reside na capacidade de escolher. Quando você aprender a pensar certo, deixará de escolher o sofrimento, a miséria, a pobreza e a limitação. Pelo contrário, você fará sua escolha na casa do tesouro do Infinito que jaz dentro de você. Você afirmará incisiva e definitivamente: “Escolho a felicida-de, a paz, a prosperidade, a sabedoria e a segurança”.

    No momento em que você chegar a essa conclusão definitiva em seu consciente, seu subconsciente, cheio de força e de sabedoria do Infinito, virá em seu auxílio. Você será orientado, e o caminho para realizar o que você deseja lhe será revelado.

      Proclame definitiva e positivamente, sem a menor sombra de dúvida ou medo: “Existe apenas um poder de criação, e é o poder do meu Eu Mais Profundo. Para todo problema há uma solução. Eu sei e acredito nisso”. Quando você proclamar essas verdades corajosamente, receberá a orientação adequada a todos os seus empreendimentos, e milagres acontecerão em sua vida.



Comments are closed.