DISCIPLINA
A POSITIVA LEI DO CONTROLE EMOCIONAL
Os antigos gregos diziam: “Homem, conhece-te a ti mesmo”. Quando você estuda, parece ser feito de quatro partes: seu corpo físico, sua natureza emocional, seu intelecto e sua natureza espiritual.
Você está aqui para disciplinar-se, a fim de que suas naturezas intelectual, emocional e física sejam completamente ajustadas, controladas e orientadas conforme os padrões de Deus.
Seu corpo físico não tem iniciativa própria, nem inteligência autoconsciente ou vontade. Acha-se completamente sujei-to aos seus comandos. Veja o seu corpo como um grande disco no qual você inscreve suas emoções e crenças. Sendo um disco, onde se podem fazer impressões de todos os tipos, ele registrará fielmente todos os seus conceitos emocionaliza-dos e jamais se desviará deles; portanto, você pode registrar nele uma melodia de amor, prosperidade e beleza ou uma de dor, miséria e tristeza.
O ressentimento, o ciúme, o ódio, a ira e a melancolia se expressam no corpo de várias doenças. À medida que você aprender a controlar sua natureza mental e emocional, irá tornando-se um canal para o Divino e libertará o esplendor que você tem aprisionado e oculto em seu interior.
DESENVOLVENDO UMA PERSONALIDADE VITORIOSA
Sua personalidade é o “você” que apresenta ao resto do mundo. É a imagem que dá a todos que o cercam (e a si mesmo).
Sua “personalidade” não é algo com que nasceu, nem que você carrega como um fardo. A maioria das pessoas dotadas de personalidades notavelmente boas tiveram de criá-las. O que sente sobre seu ego durante um dia apenas pode ter um efeito sobre meu modo de sentir, agir e conviver com as outras pessoas nesse dia.
Não importa quão boa ou forte sua personalidade é, agora, porque mesmo assim talvez gostasse de praticar a revelação ao mundo de sua melhor personalidade por um ou dois dias. Tenho visto pessoas conseguirem reações surpreendentes (e positivas) de sua família, amigos e colegas de trabalho, só porque realizaram o esforço de trabalhar em suas personalida-des por um ou dois dias. Um ou dois dias de esforço não mudarão, na verdade sua programação. É claro. Mas este esforço lhe mostrará o que você poderia fazer consigo mesmo se quisesse.
Se deseja que a melhor personalidade continue, prossiga mudando a antiga programação e substitua-a pela melhor imagem de si próprio. Diga: “É assim que resolvi ser. Este sou eu, e é assim que quero ser para mim mesmo e para as outras pessoas da minha vida. De hoje em diante, é assim que sou!”
O sucesso de muitas das oportunidades que surgem em seu caminho, diariamente e durante a vida toda, será afetado pela personalidade que apresentar. A personalidade que apresenta será sempre a que você cria em sua mente.
Diga:
Tenho uma personalidade vencedora. Sou amistoso, entusiasta, afetuoso e verdadeiro. Sou o tipo de pessoa que os outros gostam de ter por perto.
A cada dia minha personalidade se torna mais brilhante e forte, e isto revela mais claramente o espírito positivo, vencedor que existe em meu íntimo.
MUDEM A SIGNIFICAÇÃO DO EU
Se vocês dizem “Eu” em relação a tudo que pensam, sentem, dizem ou imaginam, aí não poderão transformar sua vida emocional. Lembrem-se, todo tipo de pensamento pode internar-se em sua mente; todo tipo de emoção pode ingressar em seu coração. Se dizem “Eu” em presença de todos os pensamentos negativos, vocês estão se identificando com eles. Vocês podem recusar-se a ligar esse “Eu” às emoções e pensamentos negativos.
Vocês naturalmente, têm como costume evitar trechos lamacentos quando caminham ao longo de uma estrada; de igual modo, devem evitar descer as vias lodosas de sua mente onde o medo, ressentimento, hostilidade e vontade doentia espreitam e se movem. Recusem dar atenção a comentários negativos. Não contatem com as disposições negativas, nem deixem que elas os toquem. Exercitem a separação interior graças à obtenção de um novo sentimento acerca de si mes-mos e do que vocês realmente são. Comecem a perceber que o “Eu” real em vocês é o Espírito Infinito, o espírito Unificado. Comecem a se identificar com as qualidades e atributos desse Espírito Único. Então sua vida inteira será transformada.
Todo o segredo da transformação de sua natureza emocional negativa reside em exercitarem a auto-observação. Observar e observar a si mesmo especificamente são duas coisas diferentes. Quando vocês dizem: “Observem” . . . isto quer dizer prestar atenção a coisas exteriores. Na auto-observação a atenção é dirigida para o interior.
Um homem pode passar sua vida inteira estudando o átomo, as estrelas, o corpo e o mundo dos fenômenos, isto é, o conhecimento do mundo exterior; este conhecimento não pode acarretar uma mudança interior ___ a mudança operada no íntimo. Vocês devem aprender a diferenciar, a discernir, a separar o joio do trigo. Praticam a arte da auto-observação quando começam a se perguntar: “Esta idéia é verdadeira? Deverá ela me santificar, curar ou inspirar? Irá ela conceder-me a paz de espírito como também contribuir para o bem-estar geral da humanidade?
Vocês estão vivendo em dois mundos: o exterior e o interior; no entanto ambos são um só. Um é visível e o outro invisível (objetivo e subjetivo). Seu mundo exterior penetra através dos cinco sentidos e é compartilhado por todos. Seu mundo interior de pensamentos, sentimentos, sensações, crenças e reações é invisível e pertence só a vocês.
Perguntem a si mesmos: “Em que mundo eu vivo? Vivo somente no mundo revelado pelos meus cinco sentidos ou nesse mundo interior?” É nesse mundo interior que vocês vivem todo o tempo; é este em que sentem e sofrem.
Suponham que vocês sejam convidados a um banquete. Tudo que vêem, ouvem, provam, cheiram e tocam pertence ao mundo exterior. Tudo que pensam, sentem, gostam ou desgostam pertence ao mundo interior. Vocês comparecem a dois banquetes registrados diferentemente; a saber, um é exterior e o outro interior. É em seu mundo interior de pensamento, sentimento e emoção que se erguem e caem e se inclinam para cá e para lá.
A fim de se transformarem, vocês devem começar a mudar o mundo interior através da purificação das emoções e a ordenação correta da mente mediante o pensamento certo. Se desejam desenvolver espiritualmente, devem transformar-se.
Transformação significa a mudança de uma coisa em uma outra. Há muitas e bem conhecidas transformações da matéria. O açúcar através de um processo de destilação é convertido em álcool; o radium lentamente se transforma em chumbo, etc . O alimento ingerido é transformado, etapa por etapa, em todas as substâncias necessárias à sua existência.
Suas experiências, entrando em curso como impressões, devem ser similarmente transformadas. Suponham, por exem-plo, que vêem uma pessoa que amam e admiram. Vocês colhem impressões sobre tal pessoa. Suponham por outro lado que encontrem uma pessoa da qual não gostam; aí colhem impressões também.
Seu marido ou filha sentados no divã enquanto você lê este livro é para você aquilo que imagina que sejam. Em outras palavras, impressões são recebidas pela mente de vocês. Se fossem surdos, não escutariam suas vozes. Vocês podem modificar suas impressões sobre as outras pessoas. Transformar suas impressões significa transformarem-se a si mesmos. Para mudar a sua vida, mude suas reações diante da vida. Vocês se descobrem reagindo de modo estereotipado? Se suas reações são negativas, assim é sua vida. Nunca permitam que sua vida seja uma série de reações negativas a impressões que lhes ocorrem diariamente.
A fim de se observarem verdadeiramente, devem entender que não importa o que aconteça, seus pensamentos e sentimentos estão fixados nesta grande verdade: “Como é a realidade Divina e do Céu?” Isso irá elevar-lhe o espírito e transformar todos os seus pensamentos e emoções negativos. Vocês podem ser levados a dizer que outras pessoas são censuráveis por causa do modo como falam ou agem, mas se o que elas dizem ou fazem os tornam negativistas, vocês se acham interiormente perturbados; esse estado negativo é aquele onde vocês agora vivem, se movem e existem.
Vocês não podem permitir-se serem negativos; esse estado mental exaure sua vitalidade, rouba-lhes o entusiasmo e os torna física e mentalmente enfermos. Vocês vivem no recinto onde se acham ou vivem em seus pensamentos, sentimentos, emoções, esperanças e desespero? Não é o que vocês estão sentindo acerca de seu ambiente agora que lhe é real? Quando você diz: “Meu nome é John Jones, o que está querendo dizer? Não é um fato que vocês são um produto de seus pensamentos mais os costumes, tradições e a influência daqueles que os rodearam enquanto cresceram? Vocês são realmente a soma total de crenças e opiniões, mais o que extraíram da educação, condicionamento ambiental e outras influências sem contar que agem sobre vocês provindas do mundo exterior e penetrando através de seus sentidos externos.
Talvez agora estejam se comparando com outros. Sentem-se inferiores na presença de uma pessoa que parece ser mais distinta do que vocês? Suponhamos que você seja um ótimo pianista ___ quando alguém elogia um outro pianista, você se sente inferiorizado? Se possui o sentimento real do “Eu” isto não será possível, pois o verdadeiro sentimento do “Eu” é o sentimento da Presença do Infinito Único em você, Aquele que não admite comparações.
Ouspensky costumava assinalar que as pessoas se tornam transformadas com facilidade porque seu sentido do “Eu” derivou de estados de consciência negativos.
Recentemente foi dito a um homem durante aulas sobre a Bíblia: “O senhor tem observado sua reação típica a pessoas, artigos de jornais e comentaristas radiofônicos? Já notou o seu comportamento habitual e estereotipado?”
Ele replicou: “Não, eu não tenho notado essas coisas.” Ele estava se encarando como auto-suficiente e não desenvolvido espiritualmente. Começou a refletir sobre as suas reações; então admitiu que muitos dos artigos e comentários o irrita-vam imensamente. Ele tinha estado reagido de um modo que maquinal e não se disciplinava a si mesmo. Não faria diferença alguma se todos os articulistas e comentaristas estivessem errados e ele apenas estivesse certo; a emoção negativa nele despertada é destrutiva, denota ausência de disciplina mental e espiritual.
Quando você diz: “Eu penso isso . . .”, “Eu penso aquilo…”. “Eu ressinto disso . . .”, ou “Eu não gosto disso . . .”, que “Eu” está falando? Não há um “Eu” diferente se pronunciando a cada momento? Cada “Eu” é completamente distinto. Um “Eu” em vocês critica num certo momento, poucos minutos depois um outro “Eu” se expressa ternamente. Atentem para isso e aprendam acerca de seus diferentes “Eus” e que determinados “Eus” nunca devem dominar, controlar ou dirigir seus pensamentos.
Atentem bem para os “Eus” com que se acham unidos. Com que tipo de pessoas vocês se associam? Estou me referindo às pessoas que moram em sua mente. Lembrem-se de que sua mente é uma cidade; pensamentos, idéias, opiniões, sentimentos, sensações e crenças, todos moram ali. Alguns dos lugares de sua mente são cortiços e ruas perigosas; contudo, Jesus (seu anseio) está sempre caminhan-do pelas ruas de sua mente na forma de seu ideal, meta e objetivo na vida.
Um dos significados de Jesus é o anseio de todos vocês; porque seu desejo, quando realizado, é que os salva. Seus intentos e objetivos na vida estão agora acenando para vocês; movam-se na direção deles. Concedam sua atenção a seu anseio; em outras palavras, tomem por ele um vivo interesse. Desçam as ruas de amor, paz, alegria e boa vontade de sua mente; vocês encontrarão pessoas maravilhosas no caminho. Encontrarão ruas belamente iluminadas e cidadãos maravilho-sos nas melhores ruas de sua mente.
Nunca permitam que sua casa, que é a mente, esteja cheia de criados que não podem ter sob controle. Quando vocês eram jovens, foram ensinados a não privar com o que suas mães chamavam de “más companhias”. Agora, quando começam a despertar para seus poderes interiores, devem fazer questão especial de não andar com os “eus” errados (pensamentos) em seu íntimo.
Toda a vez que se achem propensos a ficar zangados, recriminativos, deprimidos ou irritados pensem em Deus e no Céu, e se perguntem: “Como é a vida em Deus e no Céu?” Aí está a resposta para a conversão num novo homem. Eis como vocês se tornam espiritualmente renascidos ou experimentam o que é denominado o segundo nascimento. (O segundo nascimento é a disciplina interna e o entendimento espiritual).
O santo e o pecador estão em todos nós; assim está também o assassino e o santo homem; igualmente, Deus e o mundo mental. Todo homem básica e fundamentalmente aspira expressar o bem e realizá-lo. Isto é “o positivo em vocês”. Se vocês têm cometido atos destrutivos como, por exemplo, se roubaram, magoaram e enganaram a outras pessoas, e elas os condenaram e os mantiveram numa posição desfavorável, vocês podem elevar-se do cortiço de sua própria consciência onde cessarão de se condenar a si mesmos. Então todos os seus acusadores deverão aquietar suas línguas. Quando vocês cessarem de se acusar, o mundo não mais os acusará; este é o poder de sua própria consciência. Ela é o Deus em vocês.
É tolice condenarem a si mesmos; não têm de fazê-lo. É ocioso fazer companhia aos pensamentos de auto-acusação. Suponhamos que vocês cometeram atos de injustiça, atos criminosos, ou outras ações pérfidas. Não foi Deus em vocês que fez tais coisas; não foi o “Eu” real ou o Infinito Uno, foi o outro “eu” (o mundo mental) em vocês. Isso não irá, natural-mente, eximir vocês de sua responsabilidade, tanto como se vocês puserem a mão perto do fogo certamente a queimarão; ou se ultrapassarem o sinal vermelho, serão multados por violação das leis do tráfego.
O outro eu representa os muitos “Eus” em vocês, por exemplo às muitas idéias e crenças negativas que são poderes exteriores à sua própria consciência; a crença de que os outros podem magoar vocês; ou que os elementos são inamistosos, mais os temores, superstições e ignorância de toda espécie. Finalmente, preconceitos, receios e rancores guiam e dirigem vocês levando-os a fazer o que de outro modo não fariam. O meio ideal de mudar o sentimento do “Eu” real dentro de vocês, tudo que é nobre, maravilhoso e a semelhança de Deus.
Comecem por afirmar: “Eu sou forte. Sou esplêndido. Sou feliz. Eu sou inspirado. Eu sou iluminado. Eu sou amoroso. Eu sou generoso. Eu sou harmonioso. Eu sou próspero.” Sintam esses estados de espírito; afirmemnos e creiam neles, então começarão a viver verdadeiramente no jardim de Deus. Seja o que anexem ao “EU SOU” e nisso creiam, vocês se converterão no que afirmam. O “EU SOU” em vocês é Deus, e não há nenhum outro. “EU SOU” ou Vida, Conscientização, Ser Puro, Existência ou o Eu Real de vocês é Deus. É a Causa Única. É o Poder Único realizando tudo no mundo. Tratem de honrá-lo; vivam com o sentimento do “EU SOU iluminado” o dia todo, e maravilhas acontecerão em sua vida. Sintam-se inspirados pelas Divinas alturas; continuem a viver nessa atmosfera mental. Então vocês prolongarão a sabedoria, a verdade e a beleza do mais profundo de sua mente, e seu mundo inteiro será transformado graças à contemplação interior das verdades de Deus.
Assim que continuarem a mudar o sentimento do “Eu”, como foi delineado linhas atrás, vocês povoarão e iluminarão todos o recessos da mente com as eternas verdades de Deus: Nada receies, pois eu te salvarei . . . e se tiveres que atravessar os rios estes não te submergirão; se caminhares em meio ao fogo não te queimarás. (Isaías 43:1,2.) É sempre a Presença de Deus que segue adiante de vocês aonde quer que vão. Sua atitude mental dominante ou atmosfera está seguindo à frente de vocês todo o tempo criando as experiências que irão encontrar.
Tenham em conta que, quando vocês oram acerca de alguma coisa específica, é necessário qualificar sua mente com a consciência ou sentimento de ter ou ser essa coisa. Mental e completamente vocês rejeitam os argumentos em contrário na sua mente; isto é a prece. Qualifiquem sua consciência com a coisa pela qual estão orando, pensando e deliberando sobre ela com interesse. Façam isso, calma e regularmente, até que a convicção seja atingida em sua consciência. Assim que fizerem isso, o problema não mais o incomodará. Vocês manterão seu equilíbrio mental, mais o sentimento de: “Eu agora sinto que sou o que eu ansiava ser”, e assim que continuarem a sentir isso, se converterão no que afirmam.
Eis aqui a lei: “Eu sou o que sinto eu mesmo ser.” Exercitem a transformação do sentido do “Eu” a cada dia e afirmem: “Eu sou Espírito. Eu penso, vejo, sinto e vivo como Espírito, a Presença de Deus.” (O outro eu em vocês pensa, sente e age como a mente das outras pessoas o faz.)
Quando vocês continuam a fazer isso, começam a sentir que são um só com Deus. Como o sol na esfera celestial resgata a terra da escuridão e sombras, assim também a realização da presença de Deus em vocês revela o que sempre desejaram ser ___ o homem jubiloso, próspero, pleno de paz e bem-sucedido, cujo intelecto é iluminado pela Luz vinda do alto.
Deus faz o sol brilhar sobre todos os homens em toda parte. Nenhum homem pode retirar o brilho do sol do Amor Divino de vocês. Ninguém pode colocá-los na prisão do medo e da ignorância quando vocês conhecem a Verdade de Deus que os coloca em liberdade.
O sentimento de que o “EU SOU” em vocês é Deus revela-lhes que não há nada de que se sintam receosos e que são um com a Onipotência, a Onisciência e a Onipresença. Ninguém pode roubar-lhes saúde, paz, alegria ou felicidade. Vocês não vivem mais com os muitos “Eus” do medo, da dúvida e superstição. Agora vivem na Divina Presença e na consciência da liberdade.
E se perguntem: “Quem zela por mim a cada momento e fala em Seu Nome, chamando-se “Eu”?
Nunca se identifiquem com os pontos negativos tais como medo, preconceito, orgulho, arrogância, condenação, etc. Vocês agora percebem que não caminham na direção dos negativos “Eus”. Agora nunca dirão de novo: “Sim”, a qualquer pensamento ocioso e negativo. E nem dirão a tais pensamentos a sua sanção e assinatura.
Tornem-se observadores mantendo os olhos fixados em Deus ___ o “Eu” real ___ o Infinito Único em seu íntimo. Sintam o sentido do “Eu” no lado do observador, e não naquele que estão observando. Sintam que estão olhando através dos olhos de Deus; pois Vossos olhos são por demais puros para visualizarem o mal, e não podeis contemplar a iniqüidade. (Habacuque 1:13.)
AMADURECENDO MENTALMENTE
Pense nisso um instante: nem todo dinheiro do mundo lhe poderá comprar um corpo sadio, mas você pode adquirir saúde através das riquezas da mente, tais como pensamentos de paz, harmonia e saúde perfeita.
Se você deseja tornar-se emocional e espiritualmente amadurecido, é absolutamente necessário que controle suas emoções. Você é considerado emocionalmente maduro quando libera seus sentimentos de forma construtiva e harmoniosa. Se não disciplinar ou frear suas emoções, você é considerado imaturo, uma criatura que não cresceu, mesmo que cronologicamente tenha cinqüenta anos de idade.
FAZENDO O CONCEITO CERTO DE SI MESMO
O maior tirano é uma idéia falsa que controla sua mente e o mantém manietado. As idéias que você mantém sobre si mesmo induzem-lhe emoções definidas. Psicologicamente falando, as emoções controlam todo o curso de sua vida para o bem ou para o mal.
Se você estiver cheio de ressentimento ou rancor contra uma pessoa, essas emoções exercerão uma influência maléfica sobre você e governarão suas ações de um modo muito diferente do que você desejaria. Quando você quiser ser amável, afável e cordial, mostrar-se-á desagradável, cético e rabugento. Quando quiser ser sadio, bem sucedido e próspero na vida, verá que tudo sai errado.
Vocês que estão lendo este livro, conhecem a capacidade que têm para escolher um conceito de paz e boa vontade. Aceitem com sinceridade em sua mente as idéias de paz e amor, e serão governados, controlados e dirigidos de modo certo.
VOCÊ PODE CONTROLAR SUAS EMOÇÕES
Vejamos como se geram nossas emoções. Suponha que você contempla um aleijado; talvez você seja movido pela emoção de piedade. Por outro lado, você pode ver uma criança muito linda e sentir nascer de seu interior a emoção de amor.
Você sabe que não pode imaginar uma emoção; porém, se você pensar num episódio ou acontecimento desagradável do passado, induzirá daí a emoção correspondente. Lembre-se de que é essencial, primeiro, criar um pensamento ou uma ima-gem mental, antes de poder induzir uma emoção.
A emoção é sempre o trabalho de uma idéia em sua mente. Se você deseja sinceramente governar e controlar suas emoções, deve manter o controle de seus pensamentos e de suas imagens mentais.
Encarregando-se dos seus pensamentos, você pode substituir o medo pelo amor, a má vontade pela boa vontade, a tristeza pela alegria, a miséria pela prosperidade e a irritação pela paz. No instante que você receber o estímulo de uma emoção negativa, suplante-a pela disposição de amor e boa vontade. Em vez de dar razão ao medo, diga para si mesmo: “Quem se une com Deus está com a maioria”. Encha sua mente com os conceitos de fé, confiança, paz e amor; então os pensamentos negativos não poderão entrar ali.
TORNANDO-SE EMOCIONALMENTE MADURO
O que alguém diz não pode, na realidade, incomodar-nos ou irritar-nos, a menos que permitamos que isso aconteça. A única maneira como alguém pode nos perturbar é através de nosso próprio pensamento. Se ficamos zangados, temos que passar por quatro estágios mentais. Começamos por pensar no que foi dito. Resolvemos ficar zangados e geramos a emoção da raiva. Em seguida, decidimos agir. Talvez com palavras ou indo às vias de fato. Como você vê, o pensamento, a emoção, a reação e a ação, todas elas, ocorrem em nossa mente.
Mas o que significa ser emocionalmente maduro? Significa que ultrapassamos a tendência natural, mas também infantil, de responder com negatividade as criticas e ressentimentos dos outros. Ninguém gosta de ser criticado e menosprezado. Temos, contudo, a capacidade de escolher como reagir quando isso acontece. A escolha madura consiste em evitar responder de forma analogamente negativa. Pagar na mesma moeda significa descer para o nível da crítica humilhante e tornar-se uno com a atmosfera negativa do outro. Identifique-se com seu objetivo na vida.
Não permita que qualquer pessoa, lugar ou coisa o desvie de seu senso interior de paz, tranqüilidade radiante.
“A riqueza do homem está nos pensamentos de seu coração.” (Adágio birmanês)
PARE COM AS CRÍTICAS
Quando começamos a lidar com a crítica, em geral constatamos que estamos sempre nos criticando pelas mesmas coisas. Criticar não adianta nada. Tente outra tática. Comece a se aprovar como você é agora, lembrando que pessoas críticas costumam atraírem críticas, pois tudo o que damos recebemos de volta. Tenha em mente também que você não tem de ser perfeito o tempo todo. Afinal, quem é perfeito? Eu não conheço ninguém, e você?
Acima de tudo, lembre-se de que, quando critica outra pessoa ou se queixa dela, está criticando ou se queixando de alguma parte de si mesmo. É comum não querermos aceitar certos aspectos de nós mesmos. Isso leva ao abuso de álcool, cigarros, drogas, comidas, etc. É uma forma de nos castigarmos por não sermos perfeitos. Mas… perfeitos para quem? De quem são as exigências e expectativas que continuamos tentando atender? Proponha-se a deixar ir embora de sua vida as exigências e os padrões de outras pessoas. Sendo apenas você mesmo, descobrirá que é maravilhoso, exatamente como é neste instante.
Se você sempre foi uma pessoa crítica, que vê só o negativismo da vida, com certeza levará algum tempo para mudar até tornar-se carinhoso e disposto a aceitar os defeitos dos outros. Precisará de muita paciência enquanto estiver treinando para libertar-se do hábito de criticar. Pense bem que a crítica é só um hábito, e não a realidade de seu ser.
Você é capaz de imaginar como seria maravilhoso se pudéssemos viver sem jamais sermos criticados? Todos nos sentiríamos à vontade, em completo conforto o tempo todo. Cada manhã seria o início de um dia maravilhoso, porque nele todos iriam nos amar, respeitar e aceitar, não existiriam censuras ou humilhações. Procure não criticar a si mesmo e aos outros e você estará próximo de uma vida assim.
Quando você ama a si próprio, automaticamente traz para fora o que tem de melhor. Veja bem, não estou dizendo que você será uma pessoa melhor, pois isso daria a idéia de que não é suficientemente bom agora. O que desejo explicar é que você encontrará modos mais positivos de atender a suas próprias necessidades e expressará aquilo que você realmente é.
LIVRANDO-SE DOS VÍCIOS
Uma das maneiras mais comuns de alguém mascarar seus medos é recorrer a vícios. Estes reprimem as emoções, que não são sentidas com tanta clareza. Existem muitos outros vícios além dos relacionados com substâncias tóxicas. São chamados de vícios de padrões, hábitos que adotamos para não tomarmos realmente conta de nossa vida. Quando não queremos enfrentar alguma situação, quando não estamos contentes com a posição que ocupamos no mundo, procuramos um padrão qualquer por meio do qual possamos fugir do desconforto. Para alguns esse padrão é ficar procurando defeitos nos outros, de modo a encontrar sempre um jeito de pôr a culpa em alguém pelo que está saindo de errado em sua vida.
Certas pessoas têm o vício emocional de estar sempre endividadas. Parece que fazem tudo para se cobrir de dívidas, usando isso como desculpa para mudanças que devem ser feitas aqui e agora. Um outro vício emocional é a rejeição. Aonde quer que alguém vá, sempre atrai pessoas que o rejeitam. Se você for desse tipo, pergunte-se: “O que não estou aceitando de mim mesmo?”
Existe um número enorme de pessoas viciadas em doenças. Elas estão sempre pegando alguma coisa ou preocupando-se com a possibilidade de contágio.
Bem, esses são vícios emocionais. Contudo, se você vai se viciar em algo, por que não em amar a si mesmo? Vicie-se também em fazer afirmações positivas. Esses são vícios que jamais o prejudicarão.
SE VOCÊ MUDAR, O MUNDO MUDA COM VOCÊ
William James foi um dos grandes filósofos e psicólogos americanos. Era professor da Universidade de Harvard, quando lhe foi perguntado, certa vez, qual a descoberta mais importante no campo do desenvolvimento humano nos últimos 100 anos. Sua resposta foi a seguinte: “Até agora, pensava-se que, para agir, era preciso sentir. Sabe-se, hoje, que se começarmos a agir, o sentimento aparece.”
James resume essa descoberta com o seguinte ditado:
“O passarinho não canta porque está feliz, ele está feliz porque canta”.
Mesmo que você esteja deprimido, se começar a agir de um jeito feliz, você passará a se sentir feliz e, então, a ser feliz.
“O comportamento muda o sentimento, o sentimento muda o pensamento.” A maioria das pessoas diz: o dia em que me sentir assim, eu vou fazer. Não é este o caminho; comece logo a fazer que o sentimento aparece, as coisas mudam fora e dentro de você. Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado.
A HONESTIDADE
“Honestidade” é uma palavra muito usada, mas seu real significado raramente é percebido. Não tem nada a ver com moralidade ou ser bonzinho. Ser honesto também tem pouca relação com ser apanhado e ir para a cadeia. De fato, ser honesto é um ato de amor por si mesmo.
A lei de causa e efeito atua em todos os níveis. Se você menospreza e critica os outros, será menosprezado e criticado. Se você está sempre com raiva, só atrai raiva. Da mesma forma, se você é honesto, só atrai honestidade.
Imagine que você acaba de descobrir que sua casa foi assaltada. Sua primeira reação é sentir-se uma vítima: “Por que fizeram essa maldade comigo?” No entanto, o que você precisa fazer é parar e para pensar por que e como você atraiu essa experiência desagradável.
Quando se ouve alguém se queixar de que foi roubado ou sofreu uma perda em alguma área de sua vida, logo é perguntado: “O que você andou roubando ultimamente?” A primeira reação é sempre um ar de surpresa, mas uma análise mais cuidadosa e profunda acaba revelando uma ligação entre os dois acontecimentos.
Quando nos apoderamos de alguma coisa que não é nossa, perdemos algo de maior valor. Se rompemos o relacionamento de alguém, podemos perder um emprego. Se roubamos dinheiro ou algum objeto, podemos sofrer uma perda em um relacionamento. Se furtarmos selos ou canetas do escritório onde trabalhamos, podemos perder a condução ou um com-promisso. Como tudo nesta vida, a desonestidade tem seu preço.
Infelizmente, muitas pessoas roubam de hotéis, lojas de departamentos, supermercados, grandes companhias etc. porque acreditam que essas empresas podem arcar com o prejuízo. Mas esse tipo de raciocínio não funciona com a lei da causa e efeito. Quem rouba é roubado. Quem dá recebe. Não pode ser diferente.
Assumir a responsabilidade de criar as próprias experiências é uma idéia que nem todos gostam de aceitar. É sempre mais fácil pôr a culpa nos outros de que enfrentar os próprios defeitos. Entretanto, o crescimento espiritual só ocorre quando reconhecemos que existe muito pouco de valor fora de nós, que tudo vem de dentro.
Se você anda sofrendo muitas perdas ou prejuízos na vida, examine o que pode estar tirando dos outros. Algumas pessoas que jamais furtariam um alfinete não hesitam em roubar a auto-estima de um semelhante, fazendo-o sentir culpado por alguma infelicidade.
É preciso muita auto-análise e percepção para sermos verdadeiramente honestos em todos os níveis. Quando nos apossamos de algo que não nos pertence, avisamos o Universo que não somos dignos de ganhar com nosso próprio trabalho, que não somos bons o bastante, que desejamos também ser roubados. Estamos dizendo também que não acreditamos que existe o suficiente para todos. Acreditamos que temos de ser furtivos para conseguir o que é bom. Essas crenças se tornam muralhas em torno de nós, impedindo-nos de experimentar a abundância e a alegria da vida.
As crenças negativas não são a verdade de nosso ser. Somos magníficos e merecemos o melhor. Este é um planeta de abundância. Quando entendemos que nossos pensamentos criam nossa realidade, ser absolutamente honestos, até o último clipe de papel, é mais uma escolha que fazemos por amor a nós mesmos. A honestidade ajuda nossa vida a fluir com mais facilidade e suavidade.
Por isso, lembre-se de você mesmo quando fizer alguma compra e receber troco errado a seu favor. Avisar o caixa de seu erro é uma obrigação espiritual sua, que só reverterá para seu próprio bem.
Se a desonestidade atrai a desarmonia, o amor e a honestidade somados fazem maravilhas. Tal como criamos o que existe de mau em nossa vida, também criamos o que temos de bom, até as mais belas surpresas. Nosso poder é imenso. E o que aprendemos a criar com nossa própria consciência tem um valor muito maior do que qualquer dinheiro que poderemos roubar.
A FÓRMULA DA SERENIDADE TOTAL
No coração do ciclone que rasga os céus, há sempre um lugar de calma central, disse Edwin Markham. Ao ser surpreendido por um furacão ou ciclone, o aviador sabe que, se voar diretamente para seu centro, ali encontrará quietude e calma. É também no centro, no íntimo do seu ser, que se acha o Poder Infinito, que é todo benção, paz absoluta e amor, harmonia e alegria infinitos. Procure entrar em sintonia, mental e emocionalmente, com esses atributos e qualidades do Poder Infinito, para sentir-se espiritualmente calmo e restabelecido.
Sua mente é um meio de recepção de toda propaganda, opiniões e impressões errôneas que provêm do mundo exterior. Algumas dessas impressões são boas, mas a maioria é de natureza negativa. A menos que sua mente esteja sintonizada com o Poder Infinito e saiba, assim, separar o joio do trigo, essas impressões errôneas e negativas podem enraizar-se e ocasionar problemas, tais como doença, a confusão, o medo e as limitações de todos os tipos.
O mundo, ou a mente da massa, tende a acreditar tanto no bem como no mal, e também na doença, na miséria, na desventura e nas catástrofes de todas as espécies. A pessoa que persevera em tais crenças e negligencia sintonia com o Poder Infinito está fadada a atribulações, problemas e dificul-dades.
Diz a Bíblia: . . . Tende confiança; eu venci o mundo (a mente da massa) (João 16:33). Tenha confiança; deixe que seu conhecimento do Poder Infinito supere todos os seus problemas. Comece, desde agora, a encher sua mente de conceitos de harmonia, de paz, de amor, de alegria e de correção. Torna-se consciente de seus poderes inerentes, divinos, que o capacitam a dedicar atenção, devoção e amor à idéias que contribuem para curar, abençoar, inspirar, elevar, dignificar e encher sua alma de alegria.
A pessoa sempre se move na direção da idéia que domina sua mente. Sua consciência e confiança no Poder Infinito em seu efeito curativo, sempre a sua disposição, enchem sua mente e seu coração, levando-o a pairar sobre todos os obstáculos e a atingir o paraíso do repouso, existente em seu íntimo, e dando-lhe, finalmente, a convicção de que, para o Poder Infinito de Deus, todas as coisas são possíveis.
A manutenção dessa atitude mental face às dificuldades lhe possibilitará superar o mundo (convicções objetivas, falsas crenças e receios generalizados), comparando-o àquele a que se referem os salmos bíblicos: Ele é qual a árvore plantada junto ao leito dos rios, que em tempo próprio dá seu fruto e cuja folha não cai; e ele leva ao fim tudo o quanto empreende (Salmos 1:3)
LIDANDO COM PESSOAS DIFÍCEIS
Não deve ser surpresa para ninguém que algumas pessoas neste mundo sejam figurinhas difíceis, mentalmente deformadas, tortas. Mal condicionadas. Muitas delas são delinquentes mentais, criadoras de casos, hostis, briguentas, cínicas e amarguradas. Psicologicamente, estão doentes. A mente dessas pessoas ficou deformada, torta, talvez devido a experiências passadas.
O que fazer quando temos que lidar com tais pessoas? A tentação é devolver-lhes, sob a forma de antipatia, a energia negativa que nos enviam. Mas, para fazer isso temos, inicialmente, de lhes absorver mentalmente a energia negativa, com todos os maus efeitos que isso traz para nosso bem-estar. Esforce-se, em vez disso, para “retribuir o mal com o bem”. Essa atitude cria uma couraça que nos protege contra os problemas e atitudes desagradáveis delas. Por outro lado, o envio de compaixão e compreensão põe em movimento o processo de mudá-las.
APAZIGUAR JAMAIS DÁ RESULTADO
Não permita que ninguém se aproveite de você e consiga o que quer com crises de mau humor, de choro, e outras formas de chantagem emocional. Essas pessoas são ditadoras que tentam escravizá-lo e obrigá-lo a fazer o que querem. Seja bondoso, mas firme, e recuse-se a ceder. Apaziguar jamais dá resultado. Recuse-se a contribuir para a má conduta, o egoísmo e a possessividade dessas pessoas. Lembre-se de que esta é a maneira certa de agir. Você está aqui para realizar seu ideal e permanecer fiel às verdades e valores espirituais eternos da vida.
Não dê a ninguém no mundo o poder de desviá-lo de sua meta, de seu objetivo na vida, que é o de manifestar no mundo seus talentos, servir à humanidade e revelar mais e mais a sabedoria, verdade e beleza de Deus a todas as pessoas. Permaneça fiel ao seu ideal. Aceite definitiva e absolutamente que tudo que contribuir para sua paz, felicidade e realização pessoal terá que ser necessariamente uma benção para todos que caminham sobre a terra. A harmonia da parte é a harmonia do todo, porque o todo está na parte e a parte está no todo. Tudo o que você deve ao outro, como diz Paulo, é amor, e amor é a aplicação da lei da saúde, da felicidade e da paz de espírito.
A LUMINOSIDADE CÓSMICA E O SUCESSO NA VIDA
Deixe de andar em círculos! Concentre-se seus olhos na luminosidade da glória divina e acompanhe-a sempre, em sua marcha para frente. Cesse de viver como se fosse uma máquina, repetindo constantemente os mesmos clichês, pensando sempre da mesma forma e reagindo mecanicamente.
Quando o carro fica velho, troca-se por um novo; o mesmo acontece com nossas roupas, nossa casa, e nosso escritório, que, de tempos em tempos, precisam ser renovados. E por que não fazer a mesma coisa no sentido de obter uma nova visão, uma nova linguagem de si mesmo? Deseje sempre o melhor; antecipe sempre, para si mesmo, um futuro glorioso e acredite firmemente em tal possibilidade; viva segundo uma nova imagem de si mesmo, pois, assim fazendo, terá a satisfação de assistir, com alegria e emoção, a concreti-zação de seus sonhos.
De que você tem consciência atualmente? Qual é o seu nível de percepção das coisas? Você, quando muito, consegue ver e ouvir as pessoas de sua própria família: sua esposa, seus filhos e, nem sempre, outros parentes. Há, entretanto, em sua própria casa, muitas coisas das quais você não tem consciência. Você pode, por exemplo, ligar a televisão ou o rádio e ver e ouvir pessoas que não se acham presentemente ali, em sua casa. Mas tem você, por acaso, consciência do elemento divino existente em seu íntimo, que pode não só curá-lo, mas também inspirá-lo, revigorá-lo, revelar-lhe um sem-número de talentos ocultos e literalmente transformar toda a sua vida com toda sorte de milagres? Este Poder irrefreável acha-se sempre presente; comece a usá-lo imediatamente!
O PODER INFINITO E A AUTOCONFIANÇA
No terceiro capítulo dos Atos dos Apóstolos, há uma história maravilhosa de um homem coxo de nascença, que esmolava à porta do templo e ao qual Pedro e João disseram:. . . Olha para nós, Pedro . . . tomando-o pela mão direita . . . e, dando um salto, pôs-se de pé e começou a andar; e entrou com eles no templo, andando e dando graças a Deus (Atos 3:4-8)
Pedro traduz a fé em Deus e João, o Seu amor, a Sua bondade. Tenha fé e confiança nas virtudes e atributos divinos existentes em seu próprio ser e tenha, também, amor por todos os seus semelhantes, desejando-lhes sempre todas as bênçãos da vida.
Levante o olhar e adquira uma nova visão de si mesmo. O Poder do Todo-Poderoso corresponderá a essa nova visão e fará com que você se levante, caminhe e salte; dê graças ao milagroso Poder Infinito existente em seu íntimo.
MUDE DE IMAGEM E SEJA O QUE REALMENTE DESEJA SER
Ponha de lado os antiquados padrões de pensamento e faça as coisas do modo que você realmente deseja que elas sejam. Para se ir a um outro lugar tem-se, obviamente, de deixar o lugar em que se está. Do mesmo modo, para ser um homem feliz, alegre e próspero, você precisa deixar para trás, como faz com um livro usado, seus velhos ressentimentos, irritações e pensamentos negativos e criar uma nova imagem própria.
Faça de si mesmo a imagem do homem que realmente deseja ser e seja fiel a essa nova imagem até que a mesma se fixe, por um processo de semelhante à osmose, em seu subconsciente, onde permanecerá por algum tempo em gestação, vindo posteriormente a se manifestar em sua vida como se fosse a resposta a uma oração feita. E assim, você se transformará em um novo homem perante Deus e progredirá na vida, de glória em glória.
A CONQUISTA DE GRANDES COISAS
Oriente sua mente de forma positiva, definida e alegre na direção do progresso, da promoção, da conquista e da realização. Procure estabelecer, mental e espiritualmente, em sua mente um novo lugar em que você possa viver em uma atmosfera, também mental, de realização, de conquista e de satisfação de seus desejos. A aceitação, por você próprio, de que a nova imagem de si mesmo é, na verdade, real e o senti-mento da sua realidade em sua mente farão com que aquela idéia se cristalize e se transforme, finalmente, em um fato real.
Não vá trabalhar e volte para casa do mesmo modo, todos os dias; não leia sempre os mesmos e velhos jornais e, também, não fale sempre do mesmo e antiquado modo. Evite, ao falar, usar sempre os mesmos clichês. Faça novos amigos e volte para casa por um caminho sempre diferente; isto lhe permitirá perceber valores e oportunidades até então completamente ignorados! Pense sobre qualquer coisa e sobre todas as pessoas sob o ponto de vista do Poder Infinito, pois isso lhe possibilitará conquistar e realizar coisas fabulosas.
DISCIPLINANDO A MENTE
Ela achou-se grávida pelo Espírito Santo. (Mateus, 1:18)
O Espírito Santo é Deus, que está alojado nas profundezas inconscientes de todos os homens. José é a mente volitiva ou consciente. Maria representa a mente mais profunda repleta das qualidades, atributos e potência de Deus.
José, a mente consciente, deve ser um guia e protetor da criança santa, que é a sua percepção da presença e poder de Deus em você. Seu pensamento é José e o sentimento ou emoção é Maria. Quando os dois se unem em paz e harmonia, a prece é atendida; isso é Deus em ação. É assim que a mente funciona e esse conhecimento é o nascimento da Criança Santa ou sabedoria em você.
Pratique um relacionamento harmonioso, sincronizado e alegre entre o consciente e o subconsciente e estará gerando saúde, paz, força e segurança. Instale a idéia certa na mente e vai experimentar no coração o verdadeiro sentimento. A união de pensamento e sentimento representa o par casado em você; quando estão unidos, o terceiro elemento, paz (Deus), entra em cena, permitindo-lhe experimentar a alegria da prece atendida. Deixe que seu coração se torne um cálice para o amor de Deus e uma manjedoura para o Seu nascimento. Como conseqüência, irá expressar e gerar uma criança que é Deus na terra.
UMA MOEDA NO FUNDO DO MAR
Antes de tudo você se comunica consigo mesmo. Mas em seguida é fundamental, para sua própria sobrevivência, que você se comunique adequadamente com o mundo ao redor.
O homem é um animal social. Este livro tornou-se realidade graças à ação de quem produziu o papel, de quem escreveu o texto, de quem fez as revisões, de quem manuseou a impressora, de quem cuidou da energia elétrica, etc. Em tudo o que você for fazer, você depende da sociedade. Sendo animais sociais, temos que nos comunicar indefinidamente.
A habilidade de se expressar é, provavelmente, a mais importante de todas as que uma pessoa pode possuir. Depois da alimentação, comunicação é a mais básica e vital de todas as nossas necessidades.
Existem quatro modos, ligados à sua comunicação com o mundo, pelos quais o mundo julga você.
-
O que você faz?
-
Qual é a sua aparência?
-
O que você diz?
-
Como você diz?