Capítulo 16
AUTO-ESTIMA / ENTUSIASMO
AUTO-ESTIMA
A auto-estima é fundamental na conquista do sucesso. Se você não gosta de você mesmo, como vai convencer os outros de gostarem? Não adianta se cobrir de ouro, usar roupas lindas, se a auto-estima estiver baixa. O problema é que o modo como fomos criados nos leva a não gostarmos de nós mesmos. Nossa estrutura nos torna autocríticos demais.
Em uma pesquisa com crianças entre três e quatro anos nos Estados Unidos, os cientistas colocaram um microfone atrás de suas orelhas e gravaram o que ouviram durante 24 horas. A partir dos dados obtidos concluiu-se que, desde que nasce até completar oito anos, uma criança recebe aproxima-damente 100 mil nãos !!! “Não faça isto!” “Não faça aquilo!” “Não ponha a mão aqui!” “Não risque isto!” “Não, não e não!” Os cientistas concluíram também que, para cada elogio, a criança recebia nove repreensões.
O que acontece, então, com o nosso cérebro, diante de tantas negativas? Vai criando limitações, para que possamos nos sentir aceitos pelos nossos pais e pelas outras pessoas. E o gênio de cada criança vai desaparecendo. E a própria raça humana como um todo, não se desenvolve o quanto poderia.
Todas as crianças podem ser superdotadas, se forem estimuladas para tal. O mais bonito desta história é que isso pode ser feito não só na infância, mas em qualquer momento da vida, desde que se conheça a estratégia correta. A sua história pode mudar positivamente, a caminho do sucesso e do pleno uso da sua potencialidade, a partir de hoje.
Antes de continuar a leitura, relaxe um instante. Respire. Pense em você. Procure responder a si próprio, com a maior sinceridade: como esta seu relacionamento com as outras pessoas? Ninguém pode fazê-lo sentir-se inferior sem a sua permissão. Ninguém pode entrar na sua pele para fazer você infeliz. Isso é uma escolha sua. Se alguém lhe provoca a sensação de inferioridade ou de infelicidade é porque você esta deixando, você está dando permissão: o sentimento é seu e é você que decide o que quer sentir.
Porque será que nós temos dificuldades em determinar o nosso comportamento em nosso próprio benefício.
O maior poder de nossa mente está no nosso subconsciente; no entanto, na civilização ocidental, a educação costuma estar concentrada no hemisfério esquerdo do cérebro. A porta do subconsciente é o hemisfério direito, mas nós não aprende-mos a utilizá-la.
Você sabe como se treina uma pulga? Coloque a pulga dentro de um jarro e feche-o. A pulga não gosta de ficar presa e começa a pular. Ela pula, bate na tampa do jarro e volta, bate e volta várias vezes até que seu cérebro chega à conclusão de que não adianta e ela começa a pular numa altura menor, sem bater na tampa. Depois que isto acontece, pode-se tirar a tampa do jarro que nunca mais a pulga pulará para fora. Seu cérebro condicionou-se à existência da tampa e ela nunca mais vai identificar a sua ausência.
Como se treinam elefantes? O princípio é o mesmo usado para as pulgas. O treinador pega o elefante quando bebê, passa uma corda em seu pescoço e o amarra numa árvore. O elefantinho tenta sair, mas a árvore é pesada, forte, e ele não consegue. Depois de tentar várias vezes, ele desiste. Aí ele cresce, vai para o circo, e a única coisa que o palhaço tem que fazer para prendê-lo é amarrá-lo com uma corda na perna de um tamborete. O elefante continuará pensando que está amarrado numa árvore.
O primeiro exercício fundamental para se melhorar a auto-estima é o relaxamento. Aprendemos na escola que o trabalho enobrece, faz bem à saúde. Tudo bem. Mas isto é verdade apenas quando você sabe também fazer o cérebro entrar em ritmo alfa, relaxar. Existem várias técnicas de relaxamento, como respiração, músicas especiais, mantras para meditação, massagem, ioga, etc. Poucos sabem a diferença entre distresse e estresse. O estresse é uma coisa boa, está ligado à emoção de realizar coisas e traz energia. Entretanto, se eu ficar preocupado e ansioso para fazer algo, isto é “distresse”, que é prejudicial. O único lugar no mundo onde não existe estresse é no cemitério. O pessoal que mora lá não tem estresse nenhum: a “vida” é calma, tranqüila, sem problemas.
O ponto seguinte é a visualização. Se você fizer uma visualização bem-feita, seu cérebro não distingue se o fato aconteceu ou se você só pensou. Dá no mesmo. Vamos citar um estudo que demonstra bem esta situação. Na universidade de Yale, foram selecionados trinta estudantes que nunca haviam atirado. Todos fizeram testes de tiro e foram selecionados porque obtiveram a mesma média de acerto. Depois disso, eles foram divididos em três grupos: o primeiro grupo treinou vinte minutos por dia, cinco dias por semana, durante seis semanas; o segundo, veio ao campo de treina-mento o mesmo número de vezes que o primeiro, mas apenas imaginou-se atirando ao alvo, fazendo com as mãos o gesto de atirar; o terceiro, vinha ao local dos treinos, mas só ficava brincando à toa. Após o período de seis semanas, os testes de tiro foram repetidos: o primeiro grupo, que havia treinado com revólver, melhorou 83%, o segundo grupo, que apenas visualizou os tiros, melhorou 82%; e o terceiro grupo, que ficou à toa, apresentou o mesmo desempenho anterior. Isto demonstrou que o revólver foi nada mais nada menos do que um instrumento para concentrar a mente.
O terceiro passo da auto-estima é saber aceitar as falhas. Como é que aprendemos a andar? Nós caímos e nos levanta-mos, caímos e levantamos até acertar. Se num determinado momento, quando neste seu treinamento ainda neném, você dissesse: “não vou conseguir, não adianta!” ___ você estaria andando até hoje? Mas o bebê não está nem aí para isso: ele vai experimentando e falhando até que, um dia, ele anda. Na nossa educação, no entanto, falhar é pecado e, à medida que isto acontece, nossa auto-imagem vai sendo destruída. Acontece que é tempo de lembrar do bebê persistente que já fomos.
Tudo que é importante na vida você não faz certo da primeira vez. Temos que estar preparados para aprender com as falhas. Se você disser: “não quero falhar” ___ será muito mais difícil progredir na vida. Quanto melhor você aceita suas falhas, mais aprende com elas para fazer certo da próxima vez. E assim, aprendendo, acertando, progredindo, você confiará mais em si mesmo e terá mais auto-estima. Erros são grandes momentos na nossa existência.
OUTRA RECEITA DE AUTO-ESTIMA É SORRIR
Vocês sabiam que para franzir a testa usamos 32 músculos e, para sorrir, apenas 28? “Sorria, sorria, nem que seja por economia.”
O sorriso é muito importante para melhorar sua auto-estima. Quando você sorri, mesmo que não esteja sentindo nada, o seu cérebro recebe uma mensagem de que está tudo bem. Existe uma conexão direta entre o sorriso e o sistema nervoso central. Quando você sorri, libera no cérebro um hormônio chamado beta-endorfina, que leva para sua mente uma mensagem positiva. Você sabia que as mulheres sorriem muito mais que os homens? Há vários estudos que mostram isso. E como você provavelmente sabe, as mulheres vivem em média oito anos a mais que os homens.
DOAR-SE
Mais uma atitude importante para reforçar sua auto-estima é a capacidade de você se doar, prestar serviços úteis ao seu próximo, à sua comunidade, sem interesse financeiro. Faça coisas de graça e você verá que o mundo vai lhe devolver a doação. Isso não significa que você não deva valorizar o seu trabalho. Pratique a Síndrome de Robin Hood ___ cobre caro do rico e ajude o necessitado. Além disso, pratique a generosidade, até para quem não precisa.
AMBIENTE
Outro item fundamental são as pessoas ao seu redor. Se você vive em terreno de peru, é muito difícil você aprender a voar feito águia. Se você convive em ambientes de pessoas negativas, é difícil desenvolver uma auto-estima sadia. Isso não significa deixar de lado pessoas que precisam de você, mais saiba escolher ambientes e relacionamentos propícios à sua felicidade. Se você, antes de mais nada, não estiver bem, não conseguirá ajudar os outros a ficarem bem, e o círculo vicioso poderá ser prejudicial a todos.
HÁ UMA FORÇA ESPECIAL DENTRO DE VOCÊ
Do mesmo modo que a pulga e o elefante, também nós, seres humanos, temos uma série de condicionamentos programados em nossa cabeça e geralmente não nos damos conta disso.
Aos sete anos é importante que minha mãe me oriente para não atravessar a rua sozinho, pois um carro pode me atingir. Hoje, adulto, isto não teria mais sentido. Seria um transtorno para minha vida ter que chamar minha mãe toda vez que eu precisasse atravessar a rua. Desta limitação (como se fosse a tampa do jarro da pulga) eu já me livrei; mas quantas “tampas” ainda conservo na minha vida das quais não tenho consciência? Quantas entraram na minha estrutura com os cem mil “nãos” que ouvi na infância, sem que eu me lembre de reavaliar a sua necessidade e sua importância para a minha vida presente e futura?
Existem na literatura diversos relatos sobre pessoas que adquirem força sobre-humana em momentos extremos, situações de emergência. Um dos casos mais famosos é o de uma mulher com menos de cinqüenta quilos que trocava o pneu de uma pick-up, quando o macaco escorregou e seu filho de quatro anos, que havia saído do carro sem que ela visse, ficou preso embaixo do carro: ela levantou a pick-up, que pesava toneladas, para libertar seu filho. Como é que pode? De onde veio esta força? Não pode ser muscular, mas sim do inconsciente. Existe uma força especial que vem de dentro de você.
ENTUSIASMO
Viver da melhor maneira possível agora é viver com entusiasmo e se sentir animado com a vida que Deus lhe deu. É acreditar que os dias vindouros encerram mais coisas boas, mas também é viver no momento e aproveitá-lo ao máximo!
Não sejamos ingênuos. As pressões da vida moderna constantemente ameaçam afetar nosso entusiasmo, fazendo com que ele se evapore rápido, se não for continuamente reforçado. Você talvez conheça pessoas que perderam a paixão, o entusiasmo pela vida. Elas já se sentiram animadas com relação ao futuro, aos seus sonhos mas perderam o ardor.
Talvez até mesmo na sua vida você tenha visto indícios do declínio do entusiasmo. Talvez tenha havido uma época em que se sentiu entusiasmado pelo seu casamento. Você estava profundamente apaixonado, repleto de paixão, mas agora sua união se tornou insípida e estagnada. Ou quem sabe você sentia um grande entusiasmo pelo seu emprego. Adorava trabalhar, mas recentemente ele se tornou desinteressante, rotineiro e enfadonho. É possível que tenha havido uma época em que você sentia entusiasmo por servir a Deus. Você mal podia esperar a hora de ir para a igreja, adorava ler a Bíblia, rezar e passar momentos com seus companheiros de fé. No entanto, ultimamente você tem pensado: Não sei o que está errado comigo. Não tenho motivação. Não sinto entusiasmo. Faço as coisas por fazer.
A verdade é que grande parte da vida é rotineira e podemos ficar estagnados se não tivermos cuidado. Precisa-mos despertar, repor dia-a-dia o suprimento das boas dádivas de Deus. Como o povo de Israel no deserto que tinha de reunir todas as manhãs as provisões milagrosas de maná de Deus, nós também não podemos sobreviver com o suprimento de ontem. Precisamos renovar diariamente o entusiasmo. A palavra entusiasmo deriva de duas palavras gregas, en theos, que significam “inspirado por Deus”. Nossa vida precisa ser inspirada, infundida e preenchida todos os dias com a bondade de Deus.
Tome a decisão de que você não vai passar nem mais um dia sem a alegria do Senhor na sua vida; sem amor, paz e paixão; sem estar entusiasmado com a sua vida. E entenda que você não precisa ter algo extraordinário acontecendo para ficar entusiasmado. Talvez não viva no ambiente perfeito, não tenha o emprego perfeito nem o casamento perfeito, mas mesmo assim você pode escolher viver cada dia com entusiasmo. Diz a escritura: “Não relaxeis no zelo.” Por acaso esses termos descrevem sua vida? você resplandece com a presença de Deus? Arde de entusiasmo? Você pode arder! Quando acorda de manhã, você se levanta com paixão para enfrentar o dia? Você se sente estimulado com os seus sonhos? Vai trabalhar todos os dias com entusiasmo?
“Bem, na verdade não gosto do meu trabalho”, queixa-se uma pessoa. “Não suporto dirigir no trânsito. Não gosto dos meus colegas de trabalho.”
Se essa declaração soa familiar, é preciso mudar de atitude. Você deve sentir-se grato por ter um emprego. Precisa apreciar e permanecer entusiasmado com as oportunidades que Deus lhe deu. Independentemente da sua situação na vida, aproveite-a ao máximo e seja o melhor que é capaz de ser. Se a sua tarefa no momento é criar os filhos, faça-o com paixão. Faça-o com entusiasmo. Não diga: “Droga! Os meus amigos estão fazendo coisas importantes e estimulantes, e tudo que estou fazendo é cuidar destas crianças.”
O trabalho de uma mãe é uma das tarefas mais importantes do mundo. Mas precisa permanecer entusiasmada. Talvez não tenha ninguém dando tapinhas nas suas costas ou encorajando-a. O dia de uma mãe pode não ser repleto de eventos extraordinários. Há fraldas para trocar, crianças para alimentar, roupas a serem lavadas e passadas, serviços domésticos que precisam ser feitos, tarefas mundanas que parecem recomeçar no momento em que você as termina. Mas, no meio corriqueiro, você pode escolher ter uma atitude extraordinária com relação ao seu trabalho. A escritura nos diz para fazer tudo o que fazemos de todo o coração, “para não relaxar no zelo”
Se você trabalha fora de casa, não ofereça ao seu empregador um esforço apático. Não perca tempo ao telefone, desperdiçando o tempo e o dinheiro do seu empregador. Se estiver cavando uma vala, não passe metade do dia apoiado na pá; faça o seu trabalho com excelência e entusiasmo!
“Afinal de contas, não sou bem pago. Não deveria ter de trabalhar tanto.”
Você não será abençoado com esse tipo de atitude. Deus quer que você dê ao seu trabalho o máximo de si. Seja entusiástico. Dê o exemplo.
Devemos ficar tão entusiasmados e cheios de alegria que as outras pessoas vão querer o que nós temos. Pergunte a si mesmo: “Eu vivo de uma maneira interessante e contagiante? As minhas atitudes, palavras, expressões, a maneira como lido com os desafios e os reveses, fazem com que as pessoas queiram o que eu tenho?” Em outras palavras, você está conduzindo as pessoas para Deus com a sua alegria, sua cordialidade, seu entusiasmo e sua atitude de fé? Ou afasta as pessoas porque é constantemente negativo, desanimado, irônico ou cínico? Ninguém gosta de ficar perto de alguém assim. Se você quer conduzir as pessoas para Deus, ou simplesmente para um melhor modo de vida, nutra algum entusiasmo e sinta-se estimulado pela vida.
Numa história ficcional de Tom Sawyer. Quando criança, Tom recebeu a incumbência de pintar a cerca. Bem, Tom não estava com vontade de trabalhar; queria brincar com os amigos. Mas, em vez de assumir uma atitude negativa e amarga, decidiu tirar o melhor proveito possível da situação. Começou a pintar a cerca com entusiasmo, como se estivesse gostando muito do que estava fazendo. Quando seus amigos apareceram e viram como Tom estava se divertindo, ficaram com inveja dele. E perguntaram: ___ Ei, Tom! Será que você deixa a gente tentar pintar a cerca? ___ De jeito nenhum ___ respondeu Tom. ___ Esta é a minha cerca. É o meu projeto. Vocês nunca conseguiriam fazer o que estou fazendo. ___ Ele realmente exagerou na situação. E vocês conhecem a história. No fim das contas, Tom Sawyer ficou sentado olhando os amigos fazerem todo o seu trabalho, apenas porque tinha abordado a tarefa com entusiasmo.
Quem sabe o que aconteceria se cada um de nós vivêssemos com mais animação nos olhos, com o coração repleto de paixão, o rosto coberto de entusiasmo? Em vez de se arrastar por aí, queixando-se por não querer cortar a grama, ponha um sorriso no rosto, mais elasticidade no andar e comece a agir como se estivesse gostando do que está fazendo. Talvez alguém apareça para ajudá-lo! Mas se isso não acontecer, pelo menos você se sentirá melhor com relação ao trabalho. Terá mais energia e terminará mais rápido o que tem de fazer. Você ficará impressionado com a maneira como Deus derramará a graça Dele sobre você e como as oportunidades começarão a surgir, quando você começar a viver com entusiasmo. Os empregadores preferem funcionários que se sentem estimulados a trabalhar na empresa deles. É muito mais provável que o seu chefe lhe dê um aumento ou uma promoção, se você tiver uma boa atitude e se mostrar entusiasmado com o trabalho do que se simplesmente aparecer na firma e fizer o serviço de uma forma mecânica. Na verdade, pesquisas demonstram que as pessoas entusiásticas freqüentemente recebem mais promoções do que aquelas que são efetivamente mais qualificadas. A pessoa otimista é promovida apenas porque tem uma boa atitude
NÃO FAÇA AS COISAS NA VIDA APENAS POR FAZER. SINTA ALGUM ENTUSIASMO.
É assim que você e eu devemos ser. Não faça as coisas na vida apenas por fazer. Sinta algum entusiasmo. Escolha ser feliz; viva com excelência e integridade, e torne seus passos mais elásticos. Ponha um sorriso no rosto. Dance se quiser e deixe que o mundo saiba que você está aproveitando a vida que Deus lhe deu!
Meu amigo, se quiser ver a graça de Deus, faça tudo com todo o coração, com paixão e ardor. Você não apenas se sentirá melhor, mas esse ardor se espalhará e logo outras pessoas irão querer o que você quer. Quer que a sua vida exerça um impacto? Você pode mudar a atmosfera da sua casa ou do seu escritório com um pouco de entusiasmo. Não viva nem mais um dia derrotado e deprimido. Desperte, reacenda a sua chama.
No Novo Testamento, o apóstolo Paulo encoraja seu jovem colaborador Timóteo: “Reaviva a alma. Reacende a brasa. Desperta o dom que está dentro de ti.” Paulo estava lembrando ao seu assistente que ele devia viver com entusiasmo. Dê tudo de si. Não se conforme com a mediocridade.
Você talvez precise viver ou trabalhar com pessoas que tendem a serem negativas, que têm a tendência de arrastá-lo. Mas não deixe que joguem água na sua fogueira. Não permita que a falta de entusiasmo delas reprima a sua paixão. Se o seu parceiro é preguiçoso, tome a decisão de que mesmo assim você vai ser uma pessoa feliz e cheia de entusiasmo. Se você trabalha com pessoas que têm sempre uma atitude negativa, procure superar essa negatividade sendo positivo, animador e edificante. Atice a sua chama mais do que de costume para garantir que o fogo não irá se apagar.
Quando todas as outras pessoas estão deprimidas e se sentindo derrotadas, quando você estiver sem ninguém por perto para consolá-lo, simplesmente encoraje a si mesmo. A sua atitude deve ser a seguinte: Não me interesso pelo que qualquer outra pessoa faça ou deixe de fazer. Vou viver a minha vida com entusiasmo! Vou manter ativo o meu ardor. Vou ser uma pessoa resplandecente. Vou sentir paixão por ver meus sonhos se tornarem realidade.
DEUS TEM COISAS MAGNÍFICAS RESERVADAS PARA VOCÊ
Antes de ler este livro, você talvez estivesse deprimido ou preso a uma rotina. Talvez estivesse quase desistindo dos seus sonhos. Você não estava entusiasmado com as pessoas na sua vida pessoal ou profissional. Mas agora você entende melhor as leis da mente e seus passos a serem tomados! Agora, sabe que Deus tem coisas magníficas reservadas para você. É chegada a hora de reacender a sua chama; recupere o entusiasmo e adote uma atitude vigorosa, positiva e alegre.
“Você pode dizer: Eu tive um ano difícil. Passei por muitas decepções. Perdi muitas coisas boas.”
Talvez, mas já pensou no seguinte? Não fosse a bondade de Deus, você poderia ter perdido tudo, talvez nem estivesse aqui hoje. Por que não ser grato pelo que você tem? Pare de olhar o que está errado e comece a agradecer a Deus o que está certo. Levante-se todos os dias esperando coisas boas. Comece a contar com a graça de Deus. Comece a esperar as bênçãos Dele. Fique animado com o dia de hoje.
Este pode ser o dia em que as coisas vão se modificar. Este pode ser o dia em que você vai receber um milagre. Este pode ser o dia em que vai conhecer a pessoa dos seus sonhos. Este pode ser o dia em que seu filho vai voltar para casa. É assim que você permanece entusiasmado, mesmo nos momentos difíceis. Você espera coisas boas. Você permanece repleto de esperança e coisas maravilhosas acontecerão em sua vida.