Capítulo 14
MANIFESTAR / TRANSCENDER
MANIFESTAR
A manifestação de acordo com o dicionário Randon House define como ato de tornar algo “prontamente percebido visualmente ou pela inteligência; evidente, óbvio; visível; claro”. A manifestação é o ato de tornar visível algo invisível. É o ato de transformar algo abstrato em algo concreto, e algo possível em algo real.
Isso é bastante simples, e é uma coisa que fazemos diariamente tanto de maneira consciente quanto inconsciente. Tornamos nossos pensamentos claros e evidentes por nossas ações e por nossa fala; ao fazê-lo, estamos manifestando nossas idéias, sentimentos e personalidade. Fazemos nosso trabalho e, como conseqüência, manifestamos um produto ou serviço.
A manifestação parece atuar de maneira imprevisível, não prenunciada e talvez até milagrosa. Você pode encontrar o lugar perfeito para estacionar numa rua movimentada do centro da cidade ou receber um presente em dinheiro que dê para pagar suas contas num momento em que você está com problemas financeiros; pode, por coincidência, encontrar exatamente o emprego que queria ou conhecer o parceiro ideal no amor. O sabor da manifestação é que ela parece suceder por coincidência, um evento que acontece sincronis-ticamente, para além do poder visível dos nossos esforços ou recursos, mas traz para nós exatamente o que precisamos ou queremos. Ela encerra um quê de sorte ou magia. Parece milagrosa.
A manifestação é um ato de confiança. É a alma que se derrama sobre seu próprio mundo, como um pescador que lança a rede para reunir os peixes que está buscando; com cada arremesso adequado, traremos até nós aquilo de que necessitamos, mas primeiro precisamos nos atirar nas profundezas sem saber o que nos espera lá embaixo.
Estamos ligados ao universo de maneiras sutis e importantes. Se aceitamos a idéia de David Bohm sobre uma ordem envolvida, já temos aquilo que desejamos atrair. O desafio não é puxar essa coisa para nós através de uma distância de tempo e espaço, e sim desenvolver e ocupar o padrão que formamos com o objeto da nossa manifestação. A manifestação, portanto, é uma questão de remodelar e gerar a energia suficiente e apropriada para reorganizar nossa vida de acordo com o novo padrão que procuramos. Segundo o espírito do efeito borboleta, se introduzirmos a imagem correta ou pensamento correto no momento correto no campo dinâmico do nosso ser ___ e, por conseguinte, no campo mais amplo do mundo em que nosso campo está envolvido ___ podemos tornar real a manifestação que desejamos. No sistema dinâmico, a imagem do que desejamos manifestar é o strange attractor, o princípio remodelador e organizador que molda a imprevisibilidade do futuro numa forma específica.
Nessa visão de mundo, não adquirimos aquilo que deseja-mos; nós nos tornamos àquilo que desejamos.
AS ONDAS
O grito “Surf’s Up!” Nas praias do sul da Califórnia e do Havaí é um sinal de que devemos pegar nossa prancha e avançar em direção às ondas. Quando se procura manifestar, também estão avançando em direção às ondas, só que são ondas de possibilidade.
Na física quântica, o material fundamental do universo ___ a matéria subatômica a partir da qual tudo se forma ___ pode existir em dois estados: como partícula ou como onda. Esse material básico não é exclusivamente nenhum desses dois estados, mas sim algo que abrange ambos e pode se expressar como um ou como o outro.
Esse “algo” não pode ser descrito. Na vida cotidiana, estamos familiarizados com ondas, como as ondas do oceano que fazem a felicidade do surfista. Também temos intimidade com as partículas, coisas individuais, separadas, como maçãs, laranjas, bolas de pingue-pongue e pessoas. Não estamos tão familiarizados com algo que seja as duas coisas ao mesmo tempo.
As partículas descrevem uma localização particular no tempo e no espaço. Tenho sobre minha mesa uma pequena cruz celta. Essa é sua localização. Ela não está ao mesmo tempo sobre minha escrivaninha e sobre a mesa do outro lado da sala.
Uma onda, por outro lado, pode encher a sala. Ela não é localizada. Quando ligo o rádio, ele não recebe ondas de rádio somente quando está na escrivaninha e não na mesa. As ondas de rádio não se encontram num ponto específico do escritório como está a cruz de celta. Para onde quer que eu carregue o rádio, mesmo que para fora do escritório, ele continua a receber a estação que sintonizei.
Na física quântica, a matéria subatômica é chamada de “pacote de onda”. A expressão sugere que ela é uma mistura de onda com partícula que não conseguimos compreender. No entanto, esse material básico também é chamado de “probabilidade”. O universo é formado pela probabilidade, e o estado de onda encerra todas as localizações prováveis que sua partícula poderia ocupar.
As pessoas não são fenômenos quânticos, embora sejamos formados por processos subatômicos que são fenômenos quânticos. (Existem, na verdade, alguns indícios de que a própria consciência pode ser um estado quântico, obedecendo às mesmas leis de outros fenômenos quânticos, como elétrons e os prótons.)
Temos à nossa disposição outras possibilidades quando nos estendemos em direção ao nosso estado de onda e abandonamos a localidade e a particularidade da nossa situação. Podemos deliberadamente trabalhar com as ondas de probabilidade para transformar a vida. com efeito, é essa a essência da arte da manifestação.
Do mesmo modo, quando estou no estado de “partícula”, estou separado daquilo que quero manifestar. Não o possuo e é obviamente que o desejo. Não obstante, no aspecto de onda não-localizado do meu ser, a separação não existe. Minha consciência, que é semelhante à onda e ao quantum em sua habilidade de estar em qualquer lugar e em qualquer momento que deseje por meio do poder da imaginação e da visualização, expande-se para incluir aquilo que desejo manifestar. Como partículas, podemos estar separados, mas, como ondas, já estamos juntos.
Expressando isso de outra maneira: uma das ondas de probabilidade que se expande a partir deste momento da vida é aquela que, se se expressasse de maneira particular, incluiria eu possuir, relacionar-me ou experimentar de algum modo o que eu deseje manifestar. A manifestação é a arte de tornar essa possibilidade mais provável do que seria de outra manei-ra; com efeito, é a arte de transformar uma onda de possibili-dade numa partícula de realidade.
No estado de onda, todas as coisas são possíveis, mas no estado de partícula somente uma ou poucas coisas podem acontecer ou existir em dado momento. Na minha consciência de onda, posso ter e não ter o novo emprego que procuro manifestar; como partícula, ou tenho o emprego ou não tenho. Na arte da manifestação, aprender a aceitar e trabalhar com limites é tão importante quanto aprender a entrar em sintonia com a abundância. Tanto a especificidade e as limitações da partícula quanto à qualidade ilimitada da onda precisam ser compreendidas e apreciadas.
O valor de compreender o estado de onda é que isso permite ter acesso à esfera da possibilidade e expandir nossos horizontes com relação ao que é possível. Sem essa experiência, podemos não ser capaz de nos visualizar no tipo de realidade particular em que gostaríamos de estar. Se não consigo enxergar o novo emprego, por exemplo, como possibilidade real, como realidade que existe dentro de mim, como potencial que sou capaz de satisfazer, então minhas chances de efetivamente ter esse emprego como realidade particular são reduzidas. Seguindo a mesma linha de raciocínio, o fato de eu não conseguir aceitar ou incorporar à minha vida as particularidades e as especificidades desse emprego nem suas limitações particulares também pode prejudicar o processo de manifestação.
EXPLORANDO A ORIGEM DA MANIFESTAÇÃO
David Splanger conta que ao atravessar uma ponte sobre o lago Washington, que separa Bellevue e as comunidades do lado Leste, onde ele mora, de Seatle propriamente dita, disse a si mesmo: “Estou tão zangado que seria capaz de quebrar um monte de vidro!” Ele se imaginou então com um martelo na mão quebrando vidraças com grande raiva.
Naquele momento ele ouviu uma batida forte, e o pára-brisa do carro rachou, quase se estilhaçando. Exatamente no mesmo momento em que ele pensou em quebrar um vidro, um caminhão que passava por ele fez saltar uma pedra de bom tamanho, que rachou o vidro do carro. O choque imediatamente dispersou a raiva dele. Depois, ao contemplar a rede de rachaduras que cobria o pára-brisa, tive de rir. Essa manifestação, diz David, fora demais literal para o meu gosto!
Freqüentemente explicamos a manifestação dizendo que nossos pensamentos criam nossa realidade. O livro de Provérbios da Bíblia diz isso de forma bem sucinta; “Porque pensa em seu coração, ele é.”
Na experiência narrada, o pára-brisa quebrado certamente correspondeu ao pensamento que ele teve no momento em que a pedra rachou. A nitidez da imagem, aliada à energia da raiva por trás dela, transcendeu a barreira entre a imaginação e a realidade. O pensamento certamente pareceu ter criado aquela realidade.
UMA EXPERIÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO
Imagine-se pondo uma grande quantidade de sal numa xícara de água fria. Parte do sal se dissolve, mas a maior parte fica em repouso no fundo da xícara. Agora você esquenta a água que está na xícara. À medida que a temperatura da água aumenta e o calor confere energia a todas as moléculas dessa solução, as ligações químicas que compactam o sal numa forma cristalina começam a enfraquecer e a distender-se. A medida que a água vai ficando ainda mais quente, essas ligações finalmente vão se rompendo, e o sal se dissolve. Se você esfriar novamente a água com cuidado, acabará com uma solução supersaturada. Não há monte de sal algum, pois ele se dissolveu todo. Mas na verdade existe mais sal dissolvido na água do que deveria haver. Trata-se de uma situação instável. Se você acrescentar alguns cristais de sal à solução, esses cristais se tornarão sementes ao redor do qual o sal dissolvido será capaz de voltar a se cristalizar para depois precipitar na água. Mais uma vez você terá um monte de sal na xícara. Nossos pensamentos e visualizações são da mesma forma, em um momento inesperado eles se concretizam, ou seja, eles se manifestam.
Não é o pensamento que cria a nossa realidade. É a presença que cria a realidade. Quanto mais existe vitalidade inerente à minha experiência da realidade, mais essa realidade pode corresponder a essa presença e abrir-se para receber e personificar a energia dos milagres e o espírito da manifestação.
TRANSCENDER
Transcender significa superar uma situação e começar tudo de novo. Nós seres humanos, somos animais lingüísticos e com isso temos a capacidade de transcender a qualquer instante da nossa existência. Se o livre arbítrio não nos possibilitasse essa transcendência, seria incoerente, seria uma sacanagem cósmica.
São formas traduzidas por sua própria mente de realidade multidimensionais que sua consciência humana ainda percebe de modo muito parcial. Átomos, prótons e Nêutrons.___To-dos nós aprendemos na escola os nomes dos elementos mínimos da matéria, conforme o modelo formulado por Niels Bohr, que foi unanimidade no conhecimento científico das últimas décadas. Hoje na física Quântica, o modelo de Niels Bohr não faz mais sentido. Mas baseado nele é que o homem foi à lua. Isso significa que ele fez estava errado? Não. Ele criou um modelo, a partir do qual a humanidade foi conduzida para frente.
Assim é em todos os modelos científicos e filosóficos. As teorias de Freud, por exemplo: o inconsciente já existia antes de Freud teorizá-lo? E hoje ainda existe e tem utilidade para uma série de avanços no conhecimento humano.
São muitas as dimensões no Universo, e nos sintonizamos melhor com cada uma delas quando nos vestimos e agimos de forma harmoniosa com as pessoas. Em Roma, faça como os romanos.
“Se você está aqui, é porque pode fazer diferença. Como todo ser humano, você tem capacidade de transcender, aplicando ou não essa capacidade, sabendo ou não de sua existência.” A cada dia você tem a oportunidade de trans-cender na sua vida. Transcender significa começar de novo. A maneira de se fazer isso é a seguinte: primeiro é fazendo escolas, segundo é tendo ação e terceiro é a mudança ocorrendo.
“Você precisa saber escolher, e pode escolher. Como força criadora da sua vida, você manifesta no seu universo físico aquilo que quer tornar realidade. É responsável por tudo o que lhe acontece de bom e por tudo o que lhe acontece de ruim.”
Só que as pessoas, de um modo geral, querem ser responsáveis por aquilo que elas criaram e gostaram, mas querem culpar o marido, ou os vizinhos, ou a esposa, por tudo o que não gostaram.
Você é a força criadora da sua vida. Tudo o que está em volta da sua vida é seu, criado por você.”
Faz-se necessário que desaprendamos o passado, pois grande parte do que sabemos está se tornando inútil e obsoleto, podendo até nos atrapalhar. É muito importante que você consiga treinar sua mente para exercer as possibilidades, definir as verdadeiras expectativas e decidir o que deve ser feito agora para sobrepujar os obstáculos do amanhã. Anteci-pação é a alma do negócio.
A sua empresa esta obtendo os resultados que gostaria de obter no mercado?
Se a resposta é sim, você está caminhando no caminho certo. Se a resposta é não, você tem de fazer alguma coisa de diferente, do contrário sua empresa vai desaparecer. É só uma questão de tempo.
Lembre-se: A melhor hora de mudar é quando não se precisa mudar. Gerenciamento da mudança é complexo e requer muita atenção por parte da liderança da empresa. Você pode e deve criar o futuro da sua empresa, antes que alguém o faça de forma que talvez não lhe agrade.
Na vida, podemos aprender de dois modos. Por conta própria ou seguindo as orientações de quem sabe. Aprender por conta própria é bom, mas também muito moroso. Como diz o ditado chinês:’ o tempo é o melhor dos mestres, só que termina matando todos os seus discípulos.’
Proporcione aos seres humanos (a começar por você mesmo!) condições apropriadas de trabalho nas quais possa haver autorealização, autoconfiança, integridade, respeito mútuo, visão compartilhada e prosperidade. Faça com que eles acreditem ser possível realizar as mais arrojadas metas, e eles farão o ‘impossível.’
Tudo isso transcende em muito a lógica atual do homem, que ainda usa 5% de sua capacidade mental. Mas como que alguém mediu isso? Mediu do seguinte modo: mostrando que você pode acelerar até vinte vezes a capacidade de funcionamento do seu cérebro. Se você pode acelerar até vinte vezes, significa que você está usando apenas 5% dele. Tudo no Universo é constituído a partir de três unidades básicas. O nosso poder de criar realidade no Universo pode também ser descrito em três princípios básicos:
1. O primeiro princípio é a auto-analise:
– O que tem feito à sua vida ser da maneira como ela é?
– As coisas acontecem conforme a sua crença. E a sua crença não é necessariamente a verdade, mas sim a sua verdade.
– Se, por exemplo, uma pessoa fica pensando em velhice associada à doença, à medida que vai ficando velha, vai ficando doente.
– A vida que você tem hoje é exatamente manifestação física do que veio pensando até agora. Nós criamos por intermédio dos nossos pensamentos, alavancados por nossas opções.
2. O princípio das sugestões:
– O que eu gostaria de pensar para fazer minha vida ser da maneira que eu gostaria?
– É fundamental que as afirmações sejam positivas, para formar a nova realidade em sua mente a partir de agora.
PROCEDIMENTO
Sente-se bem confortavelmente e feche os olhos. Você está tendo a oportunidade de desenvolver a consciência da prosperidade em sua vida. Com esse exercício, você estará registrando na sua estrutura psicológica afirmações que o ajudarão a ganhar a quantidade de dinheiro que você deseja. Muito mais que isso, além da parte financeira o Universo também lhe proporcionará mais saúde e amor.
Torne sua respiração mais profunda e rítmica, sentindo-se mais relaxado, e sua energia vai ficando mais balanceada. Continue respirando lentamente e sentindo-se relaxar cada vez mais. Agora concentre-se em cada parte do seu corpo, uma parte de cada vez, desde o dedão do pé direito até o topo da cabeça. Sinta quão relaxado você está.
Sua mente começa a imaginar um lugar favorito, que você conhece, ou um lugar que você cria na sua mente. Imagine-se nesse lugar. Veja, ouça e sinta o que aí existe. E repita, mentalmente três vezes cada uma das mensagens seguintes, lentamente, bem concentrado no que está dizendo para si mesmo:
– Eu mereço ser próspero e rico.
– É justo que eu seja pago para me divertir.
-Minha conexão pessoal com a inteligência universal é o bastante para me proporcionar uma enorme fortuna.
– Eu (diga seu nome completo) mereço ser próspero e rico.
– Você (diga seu nome completo) merece ser próspero e rico.
– Ele (diga seu nome completo) merece ser próspero e rico.
– O dinheiro é meu amigo.
– Tão somente o fato de eu estar presente produz resultados maravilhosos.
– Meu bem-estar não tem nada a ver com meu sucesso financeiro.
– Eu perdôo a meus pais e ao obstetra pela dor que causaram no meu nascimento. Eu reconheço o amor deles por mim e o meu por eles.
– Eu Agora estou querendo ser bem sucedido.
– Eu gosto de mim mesmo, portanto gosto dos outros.
– Eu perdôo a meus pais pelo modo como eles me trataram.
– Eu mereço o amor, independente de ser bem-sucedido ou não.
– Minha riqueza contribui para minha liberdade e minha liberdade contribui para minha riqueza.
– Eu agora estou certo que existe o bastante para mim.
– O meu ganho é maior do que as minhas despesas.
– Todo dinheiro que eu gasto volta para mim multiplicado.
– Uma parte do que eu ganho é para eu guardar.
– Todo dia o meu ganho aumenta, independente de eu estar trabalhando, brincando ou dormindo.
– Todos os meus investimentos são lucrativos em dinheiro ou em experiências valiosas.
– Eu elimino a escassez da minha vida.
– Eu compartilho minha prosperidade com os outros.
– Dia e noite estou sendo ajudado em todos os meus interes-ses.
– Minha “profissão, empresa” está melhorando todos os dias.
– As riquezas de Deus fazem parte de minha vida.
– Alegria, sucesso, prosperidade, riqueza.
– Sucesso, sucesso, sucesso, sucesso, sucesso, sucesso.
– Deus está sempre presente para ajudar-me nas dificuldades e Deus é a fonte instantânea de meus recursos, propiciando-me todas as idéias necessárias em todos os momentos e oportuni-dades.
– Sou grato a Deus por suas riquezas sempre presentes, imutáveis e eternas.
– Minha renda está crescendo constantemente.
– Eu prospero em qualquer coisa que faço.
O uso diário dessas declarações lhe trará grandes benefí-cios tanto pessoais quanto profissionais. Faça todos os dias este exercício, se possível ao acordar, ou na hora que seja mais conveniente.
3. O princípio de finalidade e objetivo.
– Meta é diferente de objetivo ou finalidade. A meta é uma etapa em direção a um objetivo maior, a uma finalidade na vida. É fundamental que saibamos a nossa finalidade na vida, para poder traçar nossas metas. Se eu alinhar minhas metas de acordo com minha finalidade de vida, o Universo passará imediatamente a conspirar a meu favor. Se eu fizer esse alinhamento no campo da prosperidade, nunca mais os pro-blemas financeiros existirão no meu universo físico.
– Descobrir minha finalidade de vida é passar a saber a razão da minha existência neste planeta. Para que eu saiba que caminho seguir, é fundamental saber aonde quero ir. Essa questão deveria ser colocada desde a escola primária: “Qual é a sua finalidade na vida?” Se todos procurassem saber a sua finalidade neste planeta, certamente a situação da humanidade estaria muitíssimo melhor. Escute seu inconsciente, entre em contato com suas verdades mais intimas. Procure dentro de você, perceber as respostas a estas perguntas: O que você mais gosta de fazer? O que mais sabe fazer? O que você almeja realizar nesta vida? Como você quer contribuir para a evolução da humanidade?
Depois de responder a essas perguntas, procure definir seu objetivo, sua finalidade de vida. Não se limite a conquistas pequenas, alcançáveis com certa facilidade. Estabeleça um objetivo realmente grande, algo que possa fazer com que você se sinta plenamente feliz e vitorioso.
A meta é cada etapa do trabalho que você pode fazer para construção do seu próprio destino. Ela pode ser financeira, física, profissional, familiar, mental ou espiritual. Existem diversos tipos de metas, mas é fundamental que não restrin-jam a um ou dois desses aspectos, porque é preciso que todos eles estejam balanceados em nossa vida. Além disso, a meta precisa ser especifica: você tem de definir exatamente o que pretende alcançar, para o seu cérebro possa trabalhar por isso, em sintonia com o Universo. Precisa também ser datada: a meta só vale se tiver uma data para acontecer. E deve ser planejada, porque você não acorda de repente no último dia do prazo com a meta realizada: deve-se trabalhar por ela e a partir de agora, desde o momento em que ela é firmada. A finalidade é mais ampla e mais espiritual. É a finalidade para qual devem dirigir-se todas as metas. Qual é a sua finalidade de vida? Responda a pergunta para você mesmo e siga, confiantemente ativo, a caminho dessa finalidade e alcançan-do a prosperidade.