ESPERANÇA / SEGURANÇA / AUTOCONFIANÇA
ESPERANÇA
Quantas vezes alguém pensou: “Se eu puder ver a luz do outro lado do túnel, poderei me salvar.” Sem esperança, não parece haver razão para continuar. Com esperança, há sempre razão para prosseguir.
Na lista das melhores qualidades humanas, a palavra “esperança” está ao lado e “fé”, não longe de “crença” e muito perto de “convicção”. Essa qualidade humana da esperança talvez seja responsável por mais vidas salvas, mais objetivos alcançados, mais problemas solucionados, e mais obstáculos vencidos do que qualquer outra qualidade que conhecemos.
Quando tudo o mais falha, parece que o que resta é apenas um pouco mais de esperança. Isso é verdade “espiritualmente”, mas também é verdade medicamente ___ fisiologicamente. Os médicos lhe dirão que os pacientes, muitas vezes, começaram a se recuperar quando tiveram esperança. Os psicólogos e psiquiatras lhe dirão que o ponto crítico ___ do desespero à recuperação ___ com muitos de seus clientes aconteceu quando eles descobriram, ou lhes deram esperança.
Uma das razões por que as pessoas começam, muitas vezes, a se sair melhor física ou mentalmente quando têm esperança é que a “esperança” inspira a “crença”. Aprendemos que a crença é um dos componentes da mente subconsciente capaz de criar mudanças químicas no cérebro. Essas respostas químicas podem ser lutadores poderosos. Quando parece que tudo está perdido, precisamos de todos os lutadores possíveis do nosso lado.
Esse primo poderoso da fé que chamamos de “esperança” talvez represente um papel mais importante em nosso bem-estar físico e mental do que imaginamos. Ter esperança cria uma nova sensação de crença e, em muitos casos, um novo sentido de determinação.
É essa determinação que reacende o fogo da sobrevivência. Quando temos esperança damos a nós mesmos energia adicional química, fisiológica e psicológica ___ uma vitalidade para vencer o desespero e atravessar o túnel em direção à luz no fim do caminho.
Se deseja criar mais esperança dentro de si, ou se gostaria de conceder a dádiva da esperança a alguém, pode ajudar criando pensamentos que produzem o solo fértil de onde a nova crença pode crescer.
Em vez de aceitar o desespero da futilidade, crie a esperança da possibilidade. O que você faz para criar esta esperança poderia, como aconteceu tantas vezes no passado, mudar o curso do que aconteceria em seguida.
Diga:
Tenho esperança! Não desistirei! Sei que enquanto há vida há esperança. Recuso-me a permitir que os problemas da vida me abatam! Sei que mesmo o pior dia tem um melhor amanhã. Espero-o, procuro-o, e ele sempre chega! Tenho fé, coragem, confiança ___ em meu ego e no melhor resultado possível de qualquer problema que enfrento. Sou forte. E tenho a força de que preciso para vencer!