Capítulo 6

ORAÇÃO CIENTÍFICA 

      Salomão disse que “ganhar sabedoria é mais importante do que adquirir ouro e pedras preciosas”, e orou: “Deus,    dai-me a sabedoria.” Foi atendido, conseguiu ser o mais rico soberano de sua época. Quem possui sabedoria verdadeira jamais será pobre. É através da sabedoria que o homem retira riquezas do sub-solo, realiza invenções e faz descobertas, tornando mais feliz a vida. A sabedoria nos dá a capacidade de prever não só o desenvolvimento dos negócios, como também a necessidade ou não das mercadorias. A sabedoria verdadeira permite-nos descobrir e decamuflar a natureza divina que existe dentro de todos os homens, mesmo dentro daqueles que são considerados libertinos ou criminosos. Todavia, essa sabedoria deve ser adquirida através da oração cientifica.

   Há um velho ditado que diz: “A verdadeira oração não é aquela que os lábios sonoramente repetem e sim a que se faz no profundo silêncio da alma que se agarra aos pés de Deus.” É na oração que a fé encontra sua manifestação apropriada e natural. Existem as orações formais do ritual e existem as da fé e do amor, e essas são essencialmente diferentes em nature-za e efeitos.

    Há milhões de pessoas que rezam em todo o mundo porque isso faz parte das vidas religiosas que procuram levar, mas há também as que rezam por um sentimento de dever e que consideram as orações como  obrigações que lhes são impostas. Na oração fruto da fé e do amor, isso já não acontece, já que é considerada uma necessidade espiritual que leva ao crescimento, à expansão, e que significa saúde e felicidade. A oração pode ser considerada como uma imploração ao perdão que existe dentro de nós e que tem por base uma irresistível atração divina. A oração é a comunhão com o Deus que existe dentro de nós, com o Todo-Poderoso Espírito Vivo que é a realidade de todo mundo.

   Conta-se que, em certa ocasião, quando Jesus rezava . . . Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura (Lucas 9:29). Numa passagem paralela em outro evangelho, diz-se que . . . Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. Essas mesmas transformações espirituais, de um certo modo, também aconteceram com muita gente em todo o mundo.

   Nem todas as orações são atendidas. Céticos vêem nesse fato prova de que orações não funcionam. O que esquecem é que a prece, para funcionar, tem que ser feita eficazmente, com compreensão clara de seus fundamentos científicos. Só então saberemos por que uma dada prece não produziu efeitos e descobriremos um método prático para torná-la mais eficaz.

    E se você descobre que as preces não são atendidas da forma que deseja? O que fazer, então? Você precisa compreender as principais razões de tal fracasso. E elas são: falta de confiança e esforço excessivo. Muitas pessoas bloqueiam o atendimento da prece porque não compreendem claramente o funcionamento da mente subconsciente. Quando sabe como ela funciona, você desenvolve confiança.

    Você tem que se lembrar de que, em todas as ocasiões em que aceita uma idéia, a mente subconsciente começa imediatamente a executá-la. Com esse objetivo, utiliza todos os poderosos recursos de que dispõe. Esta lei aplica-se, porém, não só às boas mas também às más idéias. Em conseqüência, se usa negativamente o subconsciente, ele lhe trará problemas, fracassos e confusão. Se o faz construtivamente, pode contar com orientação, liberdade de ação e paz de espírito.

  A resposta correta é inevitável quando seus pensamentos são positivos, construtivos e generosos. Disso se segue obviamente que a única coisa que você tem que fazer para evitar o fracasso é conseguir que o subconsciente aceite sua idéia ou pedido. Sinta-lhes a realidade neste momento e a lei da mente fará o resto. Acreditando e confiando, transfira o pedido ao subconsciente, que assumirá o trabalho e o atende-rá.

   Você, no entanto, fracassará em todas as ocasiões em que tentar forçar o subconsciente a fazer alguma coisa. Os resultados que deseja tornar-se-ão mais distantes, e não mais próximos. O subconsciente não se dobra à coerção mental. Ele age ante sua fé ou aceitação de uma idéia pela mente consciente.

  O fracasso à obtenção de resultados pode ser devido também ao fato de você fazer mentalmente afirmações como as seguintes:

  • As coisas estão piorando

  • Não vou jamais obter resposta

  • Não vejo solução para isso

  • Não tem jeito

  • Não sei o que fazer

  • Estou confuso

    Se faz essas afirmações, nenhuma resposta ou cooperação vai receber do subconsciente. Tal como o soldado marcando passo, você nem vai para frente nem para trás. Em outras palavras, você não vai a lugar nenhum.

  Imagine que entra num táxi e dá ao motorista uma meia dúzia de endereços diferentes. Ele ficará inteiramente confuso. E pode recusar-se a fazer a corrida. Mesmo que ele tente seguir as instruções, as probabilidades são de que não conseguirá. Onde você acabaria por chegar é puramente especulativo.

  O mesmo acontece quando você trabalha com os poderes imensos do subconsciente. Você precisa ter uma idéia bem clara em mente. Tem que chegar à certeza de que há um jeito, uma solução para o irritante problema, seja ele qual for. Mas só a inteligência infinita do subconsciente sabe a resposta. Quando, na mente consciente, você chega a uma conclusão clara, você se decide, e segundo a tua crença, assim se fará.

   A oração é sempre a solução, pois Deus é “. . . nosso socorro bem presente na angústia” (Salmo 46:1). Você aprende a “rezar e crer”, e você receberá. Se assim é ___ e diariamente estamos cercados de provas ___ a oração é a maior força do mundo. Qualquer que seja o problema, por maior que seja a dificuldade ou por mais complicado que o assunto pareça, a oração será capaz de resolvê-lo e de arranjar uma solução alegre e feliz. Após haver rezado, dê os passos que a prática parece indicar, porque a sua oração o guiará e orientará.

   A oração contata, comunica e alinha o seu pensamento com a Inteligência Infinita, que corresponde à natureza de seu pensamento e de sua crença. A oração lhe proporcionará aquilo que você quiser e aquilo de que você precisar em sua vida, se você agir propositada, sincera e corretamente conforme as leis da sua mente. A oração está constantemente realizando o aparente impossível e curando o chamado incurável.

   Pessoas de todas as idades, de todos os países, de todas as religiões, têm acreditado no milagroso poder da oração. “Deus não faz diferença entre as pessoas” (Atos 10:34) e está a disposição de todos os homens, qualquer que seja a raça, credo ou cor. Os que receberam respostas maravilhosas às suas orações prestaram, consciente ou inconscientemente, reconhecimento, honra e devoção à receptiva Inteligência Infinita que habita dentro do homem.

  Lembre-se de que Deus é onipotente, onisciente e onipresente; que transcende o tempo, o espaço, a matéria ou os caprichos da humanidade. É fácil ver, portanto, que não pode haver limite para o poder da oração porque “. . . com Deus tudo é possível” (Mateus 19:26)

    A oração é fundamental em nossa vida. A criança pede até receber, mas o adulto tem vergonha de pedir. Quando se pára de pedir ao próprio Universo, a prosperidade torna-se impossível. Um dos casos de desequilíbrio  na prosperidade é do ladrão, que nem pede, porque acha que não vai conseguir o que quer, a não ser roubando.

    Se fizer afirmações negativas, nenhuma resposta ou cooperação vai obter do seu subconsciente. Tal como o soldado marcando passo, você nem vai para frente nem para trás.

   A mente consciente é guarda do portão, o sabe tudo. Ela conhece os meios e processos para curar qualquer órgão de seu corpo. Afirme saúde e o subconsciente saberá o que fazer, afirme prosperidade e o que mais desejar, mas deve estar relaxado.

 

OS TRÊS PASSOS PARA O SUCESSO NA ORAÇÃO

  1. Reconheça ou admita o problema.

  2. Transfira o problema para a mente subconsciente, a única que conhece a solução mais eficaz ou a maneira de resolvê-lo.

  3. Relaxe, com a convicção profunda de que já obteve o que pediu.

   Jamais tente obrigar o subconsciente a aceitar uma idéia usando força de vontade. Essas tentativas estão condenadas ao fracasso. Na maioria das vezes, você termina obtendo o oposto daquilo pelo que rezou. A ausência de esforço é o melhor caminho.

 Já lhe aconteceu alguma coisa como as seguintes? Você vai submeter algum tipo de exame. Investiu muito tempo estudando e recapitulando a matéria. Acha que a conhece bem. Mas, quando olha para a folha em branco da prova, descobre que sua mente ficou ainda mais branca. Tudo que você sabia sobre o assunto sumiu. Não consegue recordar nem um único pensamento relevante. Rilha os dentes e convoca toda a sua força de vontade, porém, quanto mais se esforça, mais parece que o conhecimento se afasta.

  Frustrado, você deixa a sala. Diminui a pressão mental. De repente, as respostas que andou procurando com tanto desespero minutos antes fluem provocadoras em sua mente. Você disse a si mesmo que conhecia a matéria e, de fato, conhece… mas não quando precisou dela. O erro que cometeu foi tentar forçar-se a lembrar. De acordo com a lei do esforço contraproducente, essa atitude levou não ao sucesso, mas ao fracasso. O que conseguiu foi o oposto daquilo por que pediu e orou.

 

O TRIUNFO SOBRE TODOS OS OBSTÁCULOS E DEPRESSÕES

   É ainda a Bíblia que diz: todo vale será exaltado e todo monte e outeiro, abatido; o torto far-se-á direito e os lugares escabrosos, planos (Isaías 40:4)

  A pessoa que se encontra em um vale de desespero, de desânimo e de melancolia deve voltar-se para a figura de Deus em seu interior e compreender que as coisas e condições externas não são, em si, causadoras; todas as coisas passam.

  A causa primeira está em seu pensamento e sentimento, isto é, em sua atitude mental, em seu modo de acreditar. Somente as condições e circunstâncias não dispõem de poder sugestivo, porquanto você tem o poder de rejeitá-las ou aceitá-las.

   Compreenda, portanto, que a Inteligência Infinita tem o poder de revelar a saída, a solução para todos os problemas. Considere, em seu pensamento, o modo pelo qual você deseja que as coisas sejam feitas, pois assim procedendo à montanha (problema) será removida e a colina (o obstáculo ou dificuldade), arrasada. Ao admitir que a ordem e o direito divinos governam sua vida, aquilo que é torto (os altos e baixos da vida) se endireita e os lugares escabrosos ficam planos, isto é, sua vida se desenvolverá de forma equilibrada, em ambiente de progresso, crescimento e sucesso, sem problemas de doenças, acidentes, pobreza, tempo e esforço.

  Ao focalizar seus olhos no Poder Infinito, ao entrar em sintonia com a Sabedoria Universal e ao estabelecer contato com a mesma através do seu pensamento e sentimento, todas as barreiras, retardos, impedimentos e dificuldades desaparecerão e o deserto de sua vida se vitalizará e florescerá como uma rosa.

Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor. Então lhes tocou os olhos, dizendo: faça-se-vos conforme a vossa fé. E abriram-se os olhos; porém, os advertiu severamente, dizendo: acautelai-vos de que ninguém o saiba.”

  Ao dizer Faça-se-vos conforme a sua fé, Jesus estava abertamente pedindo a cooperação da mente subconsciente dos cegos, cuja fé era a grande esperança, o sentimento profundo, a convicção interior, de que alguma coisa milagrosa aconteceria, que a prece que haviam feita seria atendida. E, por isso mesmo, foi. Esta é a técnica de cura consagrada pelo tempo, qualquer que seja a afiliação religiosa.

 Ao dizer Acautelai-vos de que ninguém o saiba, Jesus insistia com os pacientes curados para que não discutissem com outrem a cura recebida. Se assim fizessem, poderiam ser prejudicados com outrem a cura recebida. Se assim fizessem, poderiam ser prejudicados por criticas céticas ou depreciativas dos incrédulos. Esta situação, por seu lado, poderia contribuir para desfazer o benefício recebido às mãos de Jesus, ao depositarem na mente subconsciente pensamentos de medo, dúvida e ansiedade.     

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; bate e abrir-se-vos-á.”

  O que diz esse versículo famoso? Evidentemente, que recebemos aquilo que pedimos. A porta lhe será aberta quando nela bater, e do outro lado achará o que procura. O ensinamento implica o caráter preciso das leis mentais e espirituais. Há sempre uma resposta direta da inteligência infinita, residente no subconsciente, ao pensamento consciente. Se pedir pão, você não vai receber pedra.

  Precisamos pedir acreditando que vamos receber. A mente move-se do pensamento para o objeto. A menos que haja, de início, uma imagem na mente, ela nada poderá fazer, pois não haverá coisa alguma da qual mover-se. A oração, que é o ato mental, deve ser aceita como imagem na mente, antes que o poder do subconsciente atue sobre ela e a torne realidade. Temos que alcançar um ponto de aceitação na mente, um estado de acordo, indisputável e sem reservas.

   Essa contemplação dever ser acompanhada por um sentimento de alegria e tranqüilidade, dando como certa a concretização daquilo que desejamos. A base sólida da arte e a ciência da verdadeira oração é a certeza e confiança totais em que a ação da mente consciente obterá uma resposta clara  do subconsciente, que é dotado de sabedoria ilimitada e poder infinito. Seguindo esse método, suas orações serão atendidas.

 

POR QUE A ORAÇÃO DE SÚPLICA EM GERAL É ERRADA

  É errada porque: . . .Antes que chamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei ___ Isaías 65:24. Tudo que você procura está a seu alcance, porque existe um Infinito em você. A solução, a resposta, a cura, o amor, a paz, a harmonia, a alegria, a sabedoria, o poder, a força, a prosperidade, tudo isso e muito mais estão dentro de você, esperando seu chamado.

   A paz é sua. O amor é seu. A alegria é sua. A harmonia é sua. A riqueza é sua. A retidão é sua. A saúde é sua. Sua é a solução para qualquer problema, presente ou futuro. As idéias criadoras do subconsciente são ilimitadas. Basta você sentir, saber e acreditar que a resposta é sua, e a solução virá imediatamente.

   Todo o Universo existe na Mente Infinita sob a forma de idéias, imagens, arquétipos ou configurações mentais: basta você identificar o que procura e reclamar o que lhe cabe direito. Isto é rezar cientificamente. Quando você pede e suplica, está admitindo que não tem o que deseja, e seu senso de perda atrai maiores perdas e limitações.

  O Deus ao qual você está suplicando já lhe deu tudo. Você é livre para apropriar-se de tudo o que quiser. Alegre-se e agradeça o Poder Superior, certo de que, ao contemplar seu desejo, idéia, plano ou objetivo, o subconsciente se encarregará de torná-lo realidade. Seja um bom recebedor. Os presentes de Deus foram oferecidos a você desde o início dos tempos. Por que não os aceitar agora? Por que esperar? Tudo que você deseja está ao seu alcance.

  Todas as coisas existem como idéias no Infinito e há uma configuração mental atrás de cada ser do Universo. Suponha que um terrível desastre destruísse todos os motores do mundo; os engenheiros poderiam tornar a produzi-los nas linhas de montagem, pois tudo que vemos no mundo saiu da mente do Homem ou da mente do infinito. A idéia, desejo ou invenção que existe em sua mente é tão real quanto sua mão. Alimente-a com fé e confiança, e ela será transferida para o universo material.

 

ONDE ESTÁ DEUS?

   Deus é Espírito, e o Espírito é onipresente. Assim, Deus mora em você e em todos os homens.

   . . .Porque nós somos santuários do Deus vivo; como Ele próprio disse, habitarei neles. . . II corintios, 6,16.

   Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo. Apocalipse, 3:20

   Esta citação mostra a intimidade da prece quando você realmente mantém um diálogo ou comunhão com o Eu Superior. Você não está do lado de fora, suplicando a uma divindade distante que pode ou não responder à sua prece. Você sabe que sua oração já foi respondida, mas precisa reconhecer, fazer contato, aceitar completamente para que a resposta venha.

 

APRENDENDO O PODER DA ORAÇÃO CIENTÍFICA

     Baseia este estudo numa série de conferências e aulas especiais sobre o significado profundo da Revelação de S. João, o divino, realizada em Nova York, em Los Angeles e outras partes do mundo. Nos séculos II e III, surgiu uma controvérsia quanto à origem do Livro da Revelação. Alegava-se que o Apocalipse e o Quarto Evangelho atribuídos a João tinham sido escritos por Cerinto, um gnóstico. O crítico Dionísio de Alexandria declarava que o livro devia ter sido obra de outro João que não o filho de Zebedeu, baseando-se em comparações feitas entre o Apocalipse, de um lado, e o Evangelho Segundo S. João, do outro, quanto ao estilo, linguagem e texto.

   A Enciclopédia Bíblica observa que o evangelho Segundo S. João, as Epístolas e ao Apocalipse provêm todos da mesma escola, mostrando afinidade em vários pontos. O consenso dos especialistas em pesquisas bíblicas é que a autoria do livro da Revelação é de fato desconhecida e que se deve desprezar alegações de que tenha sido obra de João. Uma pesquisa em velhos manuscritos egípcios indica a possível fonte desses escritos antigos.

  Só existe uma verdade e todos os escritos sagrados são partes ou fragmentos da sabedoria antiga que nos chega desde tempos imemoriais. No estudo das religiões comparadas e dos textos sagrados, temos de chegar à conclusão de que há uma sabedoria secreta e tradicional, uma ciência oculta, na base de todos os escritos antigos.

  Antigamente essa Gnose, ou sabedoria secreta, era guardada zelosamente, sendo transmitida apenas aos considerados dignos da iniciação. A Bíblia é um compêndio psicológico e espiritual, que contém as leis do espírito huma-no e a maneira de agir com Deus.

   O livro da Revelação é alegórico e místico ___ não histórico. Não devemos considerar a alegoria como história. Tem-se tentado em vão dar ao Apocalipse uma interpretação histórica; outros têm considerado como uma profecia dos acontecimentos mundiais. A Bíblia não trata da previsão de fatos futuros, tais como guerras, calamidades, a destruição do mundo etc. O Antigo e o Novo Testamento não falam de fatos futuros, nem do destino das nações.

   Se a Bíblia ensinasse essas coisas, significaria que todas as coisas são predestinadas, predeterminadas e que o homem não tem escolha nem livre arbítrio para moldar e formar o seu destino. Se a peça já está toda escrita e você está aqui só para representar o seu papel como um ator a seguir o texto da peça, de que adiantaria rezar, estudar a Bíblia, aprender como funciona o subconsciente? Conforme o homem pensa em seu coração, assim é ele, prova que podemos modificar o futuro modificando nossos pensamentos e sentimentos agora. É aquilo que você crê de si e o seu modo de pensar habitual que o torna sadio ou doente, alegre ou deprimido, próspero ou pobre.

    O assunto do Livro da Revelação, ou Apocalipse, como é chamado muitas vezes, é velado em linguagem simbólica, figurada e alegórica. Este método foi usado por todos os escritores antigos da Bíblia, que eram mestres na alegoria, a fim de preservar e guardar as ciências sagradas em seu verdadeiro e profundo significado contra aqueles que pretendessem destruí-las propositadamente. Além disso, consideravam que aqueles que são moralmente indignos não devem receber os ensinamentos profundos senão quando tiverem provado ser merecedores de recebê-los. Se o livro tivesse sido escrito numa linguagem clara, e seu sentido profundo se houvesse revelado como um grande drama psicológico a desenrolar-se na consciência do homem, sem dúvida teria sido destruído pelo primeiro grande ditador que aparecesse, fosse ele um Nero, um Gêngis Khan ou um Hitler.

   Os iluminados que escreveram as Bíblias do mundo viam através do tempo e do espaço e sabiam quão importante era preservar a sabedoria secular, ocultando-a sob símbolos, números e criptogramas. A Bíblia é escrita em código e a sua chave sempre foi conhecida. Qualquer pessoa pode estudar os princípios gerais do simbolismo; pode procurar o significado de vários nomes e palavras numa boa chave e ver por si as grandes verdades psicológicas e espirituais que retratam o plano geral da alegoria bíblica. A linguagem dos símbolos é universal e era assim que o conhecimento espiritual era dado aos povos nos tempos antigos. Um símbolo fala ao coração de todos os homens.

      Será apresentado agora um grande banquete psicológico de paz, alegria e felicidade, ao nos determos no alimento espiritual do belo Livro da Revelação, que repudia o conceito de um Deus antropomórfico e, com imagens belas e sublimes, mostra o verdadeiro caminho para o coração de Deus. Todas as Bíblias do mundo revelam as verdades eternas que pertencem ao Deus Único, o Pai de todos. Todas atestam a Sabedoria de Deus, que é imperecível e que nos veio através dos tempos como legado valioso de conhecimentos sagrados.

      Historicamente, a Bíblia tem pouco ou nenhum valor. Sua beleza e vigor consistem na apresentação das leis da vida e dos caminhos do Espírito. Encaremos a Bíblia com compreensão e amor, procurando de todo o coração a orientação e inspiração, e o Espírito da Verdade nos conduzirá a toda a Verdade.

 

CAPITULO UM

      (1)   Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe concedeu para descobrir aos seus servos o que em breve deve acontecer, e que manifestou, enviando-a por meio do seu anjo ao seu servo João, (2) o qual deu testemunho à palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo em todas as coisas que viu. (3) Bem aventurado aquele que lê, e ouve as palavras desta profecia, e observa as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

      A revelação de S. João, o Divino, é manual de desenvolvimento espiritual que ensina a grande arte da oração científica e não, como crêem muitos, uma profecia crítica de futuros acontecimentos mundiais. A palavra Apocalipse ou Apocalypsis, significa desvendar, despir, revelar ou descobrir. A revelação de S. João, o Divino, significa “Deus revelando-se como homem”. Se você se sentar descontraído e depois mentalmente se descartar de seu corpo, nome, nacionalidade, raça, ambiente, família etc., o que será? Você dirá “Sou invisível __ mente e espírito”. É disso que trata o Livro da Revelação. Você é realmente invisível. Não pode ver a sua mente, pensamentos e sentimentos, crenças ou convicções; tampouco pode ver o sentimento de amor, fé, alegria ou entusiasmo. Você vive com seus pensamentos, sonhos, aspirações, desejos e imaginação. Não vive com seu corpo. O seu corpo vive em você como uma idéia.

     O propósito do Apocalipse é desvendar o homem e revelar-lhe a Presença do Deus que nele habita. É este o propósito magnífico e glorioso deste livro da Bíblia. Nas páginas seguintes você encontrará todos os pontos principais e significativos dos versículos-chave.

   O primeiro versículo diz Revelação de Jesus Cristo que Deus lhe concedeu, para descobrir aos seus servos. . . A palavra Jesus é um nome antigo do Sol, que era símbolo da luz ou Presença de Deus no homem. Em outras palavras, Jesus significa “Eu Sou” “Ser Puro”, o antigo nome de Deus. A palavra Cristo é um título e significa consagrado ou ungido. Correspondente a palavra hebraica Messias ou Salvador. O termo Cristo é a verdade Espiritual sobre qualquer pessoa ou coisa. O nosso Eu Sou é o cristo ou a solução para qualquer problema, e quando dizemos “Eu Sou”, estamos proclamando a Presença de Deus dentro de nós, o que é nosso Cristo ou Salvador porque a nossa percepção de Deus é a nossa salvação e a solução do nosso problema. As palavras salvação e solução são usadas como sinônimos. Na linguagem bíblica, você é Jesus Cristo em ação quando percebe o fato de que Eu Sou é seu Deus, e o que você acrescentar a EU SOU é o que você se torna.

     Paulo diz: Não sabeis que Jesus Cristo está dentro de vós, a menos que sejais reprovados? Na linguagem psicológica, Jesus Cristo significa a interação harmoniosa e sincrônica de sua mente consciente e subconsciente. Quando você junta idéias verdadeiras a sentimento verdadeiro, você é Jesus Cristo em ação. O seu conhecimento do funcionamento da sua própria mente é o seu salvador. Em outras palavras, o homem é o seu próprio salvador.

    Para ilustrar como você se torna Jesus Cristo em ação, foi dito a uma mulher, que reclamava da solidão, para afirmar, como uma cantilena, o seguinte: “Sou amada, apreciada e desejada”. Ela repetiu essa frase até a sua mente estar saturada com a verdade daquilo que ela afirmava. Depois veio a resposta, sob a forma do companheiro ideal, que se harmonizava com ela de todo o jeito, consumando-se o casamento.

      Cada faculdade de sua mente é um servo. Os seus pensamentos, imagens mentais e emoções são os servos. Você tem o grande controle deles e pode ordenar aos seus pensamentos que cumpram as suas ordens e realizem os seus desejos. Você é João sendo iniciado nas maravilhas do seu Ser Superior. No momento em que você concebe uma idéia ou desejo, essa idéia ou desejo aparecerá como manifestação.

      Pois o tempo está próximo. O tempo está sempre próximo; é agora. Em Deus não existe tempo nem espaço. Quando você reza, deixa o tempo e espaço e entra na Eternidade. O seu bem é este momento presente. O crescimento espiritual nada tem a ver com o tempo ou o espaço. Você pode exigir o amor agora, a paz agora, e a força agora. Deus é o agora Eterno. Você não precisa esperar pela paz, sabedoria, alegria ou uma cura. Todas essas qualidades de Deus estão dentro de você e, quando você reivindica o seu bem, o Espírito o confirma e lhe dá de acordo com a sua aceitação mental. Pare de adiar o seu bem. 

      (7)   Eis que ele vem sobre as nuvens, e todos os olhos o verão, e aqueles que o traspassaram. E baterão no peito ao vê-lo todas as tribos da terra. Assim se cumprirá. Amém.

      O significado deste versículo está claro. Não podemos ver como funciona a nossa mente subconsciente: ela é como uma nuvem. Mas, quando a nuvem fica saturada de vapor, dá-se a precipitação e temos a chuva. Quando o seu consciente fica saturado com o sentimento de ser o que você deseja ser ou quando você chega ao ponto de convicção, a sua mente mais profunda projetará a resposta como uma condição, experiência ou acontecimento. A lei é que tudo que se expressar na mente subconsciente se exprimirá na tela do espaço.

 

      (8)   Eu sou o Alfa e o Ômega, o principio e o fim, diz o Senhor Deus, que é, e que era, e que há de vir, o Todo Poderoso.

      EU SOU ou Deus é o princípio e o fim. Na linguagem simples do dia-a-dia, o princípio de qualquer coisa é o seu desejo, idéia, pensamento ou propósito; em outras palavras, quando você se torna consciente de ser ou ter algum desejo em sua mente, isso se chama Alfa ou o princípio. O seu desejo é coberto por uma nuvem, o que significa que você não sabe como apresentá-lo. Se você sentir dentro de si que a Sabedoria de Deus trancada no seu subconsciente está funcionando, ela proporcionará a realização por meios que você desconhece. Continue a nutrir essa idéia com sentimento e você conseguirá impregnar a sua mente profunda, e a resposta à sua oração se precipitará da mesma maneira que a chuva cai da nuvem saturada. O princípio é a bolota e o fim é o carvalho, mas a planta já existe na semente e a maçã já está na semente da maçã. O princípio é a sua idéia e o fim (Ômega) é sua manifestação. O seu desejo é como uma semente, que tem dentro de si a sua própria matemática e mecânica e, quando plantada na área receptiva de sua mente, entrará em gestação e crescerá no escuro, acabando por aparecer na sua experiência objetiva. A solução de todos os seus problemas surge das nuvens do seu próprio consciente. 

      (9)   Eu sou João, vosso irmão e companheiro na tribulação, e no reino e na paciência em Jesus Cristo, estive na ilha chamada de Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus.

      João é o tipo de mente que está sempre a se transcender, o homem que está constantemente dando origem a valores espirituais. Tribulação significa sofrimento; de fato, o seu desejo é a tribulação, pois se você satisfizesse o seu desejo, não estaria sofrendo. Não há motivo para sofrimento quando liberamos as nossas opiniões vãs e falsas crenças e entronizamos em nossa mente e o modo como ela funciona. Sofrer também significa permitir, como permitir que seja feito agora. Tribulação significa sofrer uma modificação pela qual nos separamos daquilo que nos prende, restringe ou inibe.

      Há dores no parto na modificação porque para que alguma coisa nasça alguma coisa deve morrer, antes de alguma coisa poder ser criada alguma coisa deve ser destruída. Quando você reza por uma situação ou estado, às vezes verifica que as coisas pioram antes que surja a resposta; este é um processo de purificação segundo o qual o estado antigo se desintegra, provocando alguma dor e tribulação, tal como a confusão. Mas é um bom sinal, pois indica que o novo estado está nascendo. É um tanto semelhante à faxina da primavera num lar, quando a dona-de-casa levanta muito pó enquanto faz a limpeza.

    A ilha de Patmos significa fazer sossegar a sua mente e mentalmente morar com Deus. Você está numa ilha rodeada por água, isto é, tem uma firme convicção e fé em Deus que permanece firme e resistente. Você se fixa na crença de que o que você está contemplando agora no lugar secreto de sua mente virá a se realizar, sabendo em seu íntimo que lhe será feito tudo de acordo com a sua crença. As suas emoções estão sossegadas porque você está repousando numa fé duradoura nas leis mentais e espirituais que transcendem todas as condições, circunstâncias e aparências externas.

      Você está na ilha de Patmos quando fecha a porta de seus cinco sentidos, volta-se para dentro, para Deus, e afirma que o Deus que lhe deu o seu desejo ou idéia é o mesmo Deus que o cumpre. Sinta a realidade do seu desejo e alegre-se com a sua satisfação. Você pode crer na realidade de seu desejo com tanta certeza quanto pode crer que tem uma mão ou coração. Os pensamentos são coisas, as idéias se realizam, aquilo que sentimos nós atraímos, o que contemplamos é aquilo em que nos tornamos. Quando soubermos essas verdades simples e seus corolários, podemos ir à ilha de Patmos com fé e confiança, firmes em nossa convicção de que aquilo por que rezamos já subsiste na Mente Infinita e pode-se dizer que existe quando sentimos a sua realidade em nossos corações. 

      (10)   Um dia de domingo fui arrebatado em espírito e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, (11)   que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete Igrejas que há na Ásia: a Éfeso e a Esmirna, a Pérgamo e a Tiatira, a Sardes e a Filadélfia e a Laodicéia.

      O dia de domingo é quando a luz e a Inteligência de Deus brilham em sua mente, quando você sabe que a sua própria consciência é Deus e que Ela é a única Criadora em seu mundo. Espírito significa sentimento, uma animação interior e entusiasmo. Você está arrebatado em espírito quando pensa em Deus como a Percepção dentro de si, sem rosto nem forma, ilimitada, sabendo que Ele é a Única Presença e o Único Poder. Não se esforce por uma realização, apenas sinta essa grande Verdade. Se você estiver rezando por algum problema, entre no Espírito ou sentimento da alegria da oração satisfeita. A voz que você ouve, que parece uma trombeta, é o som de sua oração atendida. Também representa a voz da intuição, e significa ensinada do interior. Às vezes, a idéia ou solução perfeita surge espontaneamente em sua mente como torradas a saírem de uma torradeira.

      No versículo onze, o livro citado é a sua mente subconsciente, na qual você está sempre inscrevendo  os seus habitu-ais pensamentos, sentimentos, crenças e reações à vida. O que você sentir que seja verdadeiro em seu íntimo, você o experimentará como verdadeiro no exterior. A mente subjetiva recebe impressões de nossa mente consciente, que é o escriba, e as idéias aí impressas tornam-se forma, função e experiência. Ásia significa o Oriente, a aurora, o interior, o oculto, o reino espiritual. Significa o espírito no interior, a sua percepção da Presença Divina que reside no seu interior e que é representada pelo sol nascente na simbologia oriental. Todas as religiões têm suas origens na Ásia e representam a Inteligência Infinita e a Sabedoria de Deus que reside no inconsciente de todos os homens.

   Antes de explicarmos o significado das sete igrejas, devemos compreender o significado da palavra igreja. A verdadeira igreja é o consciente do homem, do qual ele extrai toda a sabedoria, força e poder de que necessita para manter-se plenamente e ser expresso em seu mais alto nível. Uma igreja na linguagem bíblica não é uma seita ou denominação. É um agregado de idéias espirituais no consciente individual.

      Para enviar a mensagem às sete igrejas é preciso formar um novo estado do consciente ou atitude mental. O homem deve conseguir uma compreensão de Deus como Espírito para estabelecer relações de amizade e harmonia com o Espírito. A igreja de Deus é uma percepção mental e espiritual das Verdades de Deus, que são gradativamente absorvidas na mentalidade. Você estará construindo a igreja de Deus na terra quando começa uma plantação muda e interior de conceitos espirituais, que agem como fermento e com o tempo transformam toda a sua vida.

      Milhões de pessoas lêem a Bíblia interpretando-a ao pé da letra, em vez de procurarem entender-lhe o espírito ou o significado oculto. As várias formas, credos, cerimônias, liturgias e rituais são simbólicos de processos íntimos de crescimento e percepção espirituais. A sua igreja é o seu Ser Mais Profundo, do qual você extrai a Sabedoria, o Poder e a glória de Deus ali impregnados. Lembre-se de que uma igreja não é feita de credos nem de formas; tampouco é contida em paredes de mármore ou tijolos. O altar mais alto do mundo é o coração purificado do homem. Cada homem é o templo de Deus Vivo, e o Espírito da Verdade conduzirá e guiará todos os homens para a Verdade Eterna, que é Una e Indivisível. Um Deus, Uma Lei, Uma vida, Uma verdade, Um eterno, Um Pai de todos __ Deus. Todos os homens que caminham sobre a terra têm a oportunidade maravilhosa de voltar-se para a Presença de Deus no íntimo a fim de terem luz e inspiração, e cada um deles as receberá. Quando todos os homens fizerem disso um hábito, a verdadeira igreja de Deus será encontrada onde sempre esteve __ no coração do homem.

  As sete igrejas são os sete degraus de percepção pelos quais todos passamos antes de chegar a um ponto de convicção mental ou compreensão íntima e vívida a respeito do assunto ou estado sobre o qual rezamos. Quando alcançamos o ponto de realização mental e emocionalmente, onde não há mais disputas com a mente consciente ou subconsciente, não sentimos necessidade nem desejo de rezar mais. Estamos satisfeitos e temos aquela noção interior e silenciosa da alma de que tudo está bem. É uma sensação profunda e íntima de certeza, pela qual você sabe que sabe. Você nesse ponto abençoa a situação e deixa-a. Afirmou a Verdade e falou a palavra, que não lhe voltará vazia. Você agora tem a convicção inalterável de que a sua oração já foi atendida na Mente Divina e, no momento em que você nem pensar, ela aparecerá na tela do espaço.

   As sete igrejas representam os sete dias da criação, que por sua vez representam o tempo que você leva para a sua oração ser atendida. Se você obtiver uma cura ou demonstração instantânea, é que os sete dias ou sete estágios de desenvolvimento mental e espiritual foram transpostos. E Deus abençoou o dia sétimo e o santificou. (Gên. 2:3)

   Segundo alguns geólogos, a terra sob os nossos pés demonstra a existência de seis grandes períodos de criação, com um sétimo processo ainda em funcionamento e completando-se. Há sete cores no espectro, sete tons principais na música, sete sentidos no homem; o algarismo sete representa a plenitude ou o estado completo. As sete igrejas também se referem ao dia de sábado. O sábado significa o sétimo dia, sétimo mês, a restauração, expiação, plenitude, perfeição, integridade, repouso e descanso. As sete igrejas ou o Dia de Sábado representam um estado de espírito em que o homem entra ou que adquire quando ele ingressa no silêncio da alma, na comunhão com Deus, onde ele encontra o verdadeiro repouso e paz. As sete igrejas representam também o sétimo estágio ou estágio perfeito de nosso desenvolvimento espiritual. Você pode enviar sua mensagem às sete igrejas dentro de você a qualquer momento. Instile com sentimento o seu ideal na sua mente subconsciente e você chegará ao sétimo estágio.

      São os seguintes os estágios ou degraus que você terá de percorrer antes de sua oração ser atendida:

1. Éfeso significa desejo, plano ou propósito.

2. Esmirna significa fragrância.

3. Pérgamo significa fortemente unida,intimamente ligada.

4. Tiatira significa incenso, o zelo inspirado.

5. Sardes significa pedra preciosa, alegria.

6. Filadélfia significa o amor fraterno.

7. Laodicéia significa julgamento, isolamento.

    As sete igrejas são sete estados de consciência. Você envia sua mensagem às sete igrejas do seguinte modo: Vai para a ilha de Patmos dentro de si, que é sua própria mente, onde você contempla a Deus e passa por sete degraus de percepção até o estado condicionado. Primeiro você tem um desejo. Depois vive o estado fragrante, que é a emoção de ter o que você deseja por meio do Poder de Deus. No terceiro degrau, você se une mental e emocionalmente com o seu ideal ou desejo, exaltando-o, elevando-o em sua mente, cortejando-o, abrançando-o. o quarto degrau, representado pelo incenso, é uma ação de graças continua, em que você agradece a Deus o dom já recebido. Você dá graças do mesmo modo que faria se estivesse agradecendo ao vendedor de uma loja pelo casaco de peles que ele vai-lhe mandar para sua casa. Você confia nele cegamente. Ainda não recebeu o casaco, mas sabe que o receberá. O seu pai lhe prometeu um carro para quando você se formasse; você ainda não o recebeu, mas lembra-se da alegria e da emoção___ o incenso ardendo dentro de você ___ quando ele lhe fez essa promessa. Você tinha apenas uma promessa, mas estava tão feliz quanto estaria se o tivesse recebido, porque sabia, por experiências prévias, que o seu pai sempre cumpria sua palavra. Você não pode oferecer o incenso da gratidão a Deus, que nunca falha? Suas promessas se baseiam na lei, e Ele já lhe deu tudo. Ele está dentro de você. O seu coração erguido e grato fará milagres. Nunca deixe de oferecer incenso no altar de seu coração a Deus, que lhe deu todas as coisas.

    Segue-se o quinto passo ou degrau, que é uma reação alegre, borbulhante de jubilosa expectativa, pois você sabe que aquilo que pediu no silêncio da ilha de Patmos se realizará, já que o Espírito sempre revalida ou corresponde à sua crença. O sexto passo é o amor ou união com o seu ideal, que representa a identificação. Você agora é um com seu desejo. O seu subconsciente o absorveu, e você está repleto: houve um casamento da idéia com o sentimento. Você mentalmente absorveu o seu desejo, da mesma maneira que um pedaço de pão se torna tecido, músculo, osso e sangue.

   O último passo ou degrau final é Laodicéia, ou o repouso em Deus ___ está terminado o ato criador. Tendo feito tudo, você aguarda a palavra da Verdade. Há sempre um intervalo de tempo entre a impregnação do subconsciente e a manifestação. Chama-se a esse período a tranqüilidade, o sábado, o sétimo dia, a sétima hora ___ e tudo isso significa uma gestação subconsciente. O seu subconsciente está gerando um filho, e esse filho nascerá no momento certo, segundo a sabedoria do subconsciente. Um problema pode ser resolvido em uma hora, outro dentro de uma semana ou um mês, outro em minutos. Algumas demonstrações magníficas ou atendi-mento as orações levaram anos, se contarmos no plano tridimensional da vida; mas em todos os casos, passa-se pela mensagem às sete igrejas ou sete graus de desenvolvimento. 

      (12)   E voltei-me para ver a voz que falava comigo. E, voltado, vi sete candeeiros de ouro; (13) e no meio dos sete candeeiros de ouro alguém semelhante ao Filho do Homem, vestido de hábito talar, e cingido pelo peito com um cinto de ouro.

      Os sete candeeiros são as sete igrejas. O hábito que você usa é o seu estado de espírito, seu sentimento, a sua convicção alegre. Você esteve na mesa do banquete de Deus, aonde você chega mentalmente vestido com o hábito do amor, perdão, paz, alegria e boa vontade. Quando você entra num grande festim psicológico de alegria e felicidade, está usando o hábito do amor e está usando, simbolicamente, o cinto de ouro, que é sinal de alegria.

      Quando você reza, deve sempre comparecer à Presença de Deus usando um hábito Dourado ou um coração puro e o espírito isento de ressentimento, rancor, hostilidade, preconceito ou condenação. Essas atitudes de espírito impedem e obstruem o fluxo da Salutar Presença Divina. Os detritos devem ser retirados do cano para que a água corra livremente. Igualmente, um consciente contaminado deve ser purificado de todos os sentimentos pervertidos ou perversos, a fim de dar entrada à harmonia, à saúde e à paz. 

      (14)   Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã branca e como a neve, e os seus olhos como uma chama de fogo; (15)  os seus pés eram semelhantes ao bronze fino, quando está numa fornalha ardente, e a sua voz como o ruído de muitas águas.

      A cabeça e os cabelos citados aqui representam o intelecto ungido pela Sabedoria de Deus. Os cabelos representam o Poder e a Sabedoria de Deus. A cabeça representa o intelecto ou a mente consciente. Quando os seus pensamentos são pensamentos de Deus, o Poder de Deus está com o seu pensamento do bem. Quando você tem a mente pura e o coração puro, ou uma verdadeira idéia de Deus e o sentimento verdadeiro que se segue, a sua mente é considerada branca como a lã ou a neve.

    No versículo quinze, a palavra pés significa compreensão, entendimento. O bronze é uma liga formada pela união do zinco com o cobre, que significa uma união do seu desejo e sentimento, a sua mente e o seu coração. O seu entendimento consiste de seu conhecimento do funcionamento de sua mente, que lhe permite unir-se com o que você deseja e sentir-se o que deseja ser. 

      (16)   E tinha na sua mão direita sete estrelas; e saía da sua boca uma espada aguda de dois fios, e o seu rosto resplandecia como o sol na sua força.

    A espada de dois fios que saía da sua boca significa que da nossa boca vem a fala, ou vem uma voz, que é a vibração. A verdade é uma espada porque nos corta (ou separa) de nossas crenças e comportamentos antigos, falsos e negativos, criando uma disputa em nossa mente a fim de resolver um problema. Lembre-se também de que tudo o que você pensar ou sentir sobre outrem estará criando em sua própria existência, pelo simples motivo de que aquilo que você pensa e sente você está criando. A verdade é uma espada de dois fios no sentido de que o fator subjetivo é que é sempre o fator determinante. Aquilo que você crê, você cria. O homem é a crença expressa.

    Quando você percebe a verdade do Ser, acredita somente na Bondade e Amor de Deus e só espera o melhor. Então você poderá percorrer o mundo inteiro trajando hábito de Deus, e o mundo todo será abençoado porque você caminhou assim. Quando você entronizar um Deus de Amor em sua mente e acreditar com o coração que Deus é o Pai Imenso e Bondoso, você terá uma reação do Pai da Luz sob a forma de amor, paz, direção, fartura e segurança. Ele se voltará para você assim como você se volta para Ele. Deus é para você aquilo que você crê que Ele seja. 

      (17)   Logo que vi, caí diante de seus pés como morto. Mas ele pôs a sua mão direita sobre mim, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último (18)   e o que vivo e fui morto; e estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno.

    O versículo dezessete significa que, quando você percebe o Poder Criador dentro de si, você se torna como morto; isto é, adormecido para o mundo e vivo para Deus. Você entende de uma vez por todas que o princípio e o fim são o mesmo ___ o pensamento e a coisa, a idéia e a manifestação, o carvalho e a bolota são um. A flor e a semente são um. O seu desejo e a manifestação do mesmo modo são um na sua mente. Todas as coisas subsistem na Mente Divina. Alfa é o desejo e Ômega é a manifestação do desejo. Deus lhe deu o desejo, Deus satisfará o desejo e Deus lhe revelará todos os passos necessários para o desenvolvimento do mesmo. O lugar de satisfação é a sua mente, e o lugar de origem é a sua mente.

    O consciente está sempre morrendo e dando origem a algo novo. Você pode morrer para a pobreza dizendo que a Riqueza de Deus o está envolvendo. Continuando a fazer isso, o estado de pobreza morrerá a míngua e então veremos um outro homem, nadando em riqueza. Você pode morrer para o medo e viver na fé em Deus. Pode morrer para a má vontade e regalar-se com a boa vontade. Pode morrer para a doença, desviando a sua atenção daquilo que você não quer focalizando-a sobre Deus e Sua Salutar Presença Infinita, dizendo que o que se aplica a Deus se aplica a você. As chaves da morte e do inferno significam a sua capacidade de morrer para o estado antigo e viver no novo. Tenho de morrer para o que sou antes de poder viver para aquilo que desejo ser. 

    (19)   Escreve, pois, as coisas que viste, as que são, e as que hão de suceder depois destas. (20) Eis o mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita, e dos sete candeeiros de ouro: As sete estrelas são os sete anjos da sete igrejas; e os sete candeeiros são as sete igrejas.

     As sete estrelas e os anjos das sete igrejas são a mesma coisa. O anjo é um mensageiro de Deus, uma nova idéia, uma nova atitude, uma nova interpretação da vida. O anjo deve vir antes de você poder mudar. Você não pode modificar as suas antigas maneiras de pensar enquanto não tiver uma nova idéia. Você chega a novos juízos, decisões e conclusões quando aprende o Poder Criador de sua própria mente. Compreender que você cria aquilo que você imagina e sente é experimentar a visitação de um anjo. Esse anjo ou nova idéia prenuncia o nascimento de seu salvador ou a solução do seu problema.

   Assim como você caminha na convicção ou sentimento de que a sua oração está sendo atendida, assim também o Sol ressurgirá amanhã. Você terá encontrado o seu salvador, e então a aurora aparecerá e todas as sombras fugirão.

 

CAPITULO DOIS

      (3)   E tens paciência, sofreste pelo meu nome e não desanimaste. (4)   Mas tenho contra ti que deixaste a tua primeira caridade.

      A tua primeira caridade é Deus ou o Espírito interior. Quando você é leal e dedicado ao Poder Único, sem reconhecer qualquer outro, você está amando a Deus. No momento em que você der força ao medo, dúvida ou fenômenos externos, terá deixado a sua primeira caridade e se verá em dificuldades. Isso quer dizer que você se pôs a perambular na periferia da vida, adorando outros tipos de deuses estranhos. Você agora deve voltar para o Centro, onde Deus habita em Paz e Harmonia, e ali se reabastecer do ponto de vista da Verdade. Ali no silêncio, em comunhão com Deus, você pode receber a orientação, Força, e Poder para resolver todos os seus problemas e erguer-se triunfante acima de todas as dificuldades.

      Muitos cientistas descobriram o segredo de extrair a sabedoria do Ser Mais Profundo. Poincaré, o matemático francês, costumava descontrair-se e ficar passivo e quieto; depois confiava seu problema matemático à Mente Profunda, que sabia a solução. Ele entregava o seu pedido com fé e confiança ___ isso ativava a sabedoria em sua mente subjetiva e, quando a sua mente consciente estava preocupada com outras coisas, a resposta invariavelmente lhe vinha à mente superficial de uma maneira semelhante às torradas saltando da torradeira. 

      (5)   Lembra-te pois donde caíste e arrepende-te e volta às tuas primeiras obras; do contrário, venho a ti e removerei o teu candeeiro do seu lugar, se não fizeres penitência.

      No versículo cinco, a expressão fazer penitência significa pensar de uma maneira nova e ter uma nova idéia. Quando você tem uma idéia nova sobre o poder criador de sua mente, você começa a pensar de uma nova maneira e, de acordo com o que você pensa e sente, você se modifica. O pensamento e o sentimento criam o seu destino e quando você começa a pensar direito, sentir corretamente, agir direito e praticar atos corretos, você está realmente fazendo penitência. Fazer as primeiras obras significa que, quando sentimos um desejo, não no devemos restringir as nossas limitações. Devemos plantar a nossa semente subjetiva e dar-lhe toda a nossa atenção. Esclareça o seu desejo, defina o seu objetivo e seja positivo ___ é este o trabalho de Éfeso. Quando você sabe o que quer e o define de maneira clara em sua mente consciente, sempre terá uma resposta de sua mente subconsciente, que é rica de sabedoria e inteligência e sabe como realizá-lo. 

      (10)   Não temas nada do que terá que sofrer. Eis que o demônio fará meter na prisão alguns de vós, a fim de serdes provados, e tereis tribulação durante dez dias. Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida. (11)   Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas: O que sair vencedor ficará ileso da segunda morte.

      Na oração devemos ser fiéis até a morte; a morte do estado antigo se dá enquanto permanecemos fiéis ao nosso ideal ou desejo em cada passo do caminho.  Na oração devemos dedicar a nossa lealdade ao Poder Único, ao darmos dedicação, fé e lealdade ao nosso desejo, o estado antigo desaparece e o novo estado ressurge. A coroa que recebemos é a vitória, o triunfo e a realização. Nós nos tornamos vitoriosos sobre os problemas se nos mantivermos fiéis a nossa visão ou meta, sabendo em nossos corações que, por mais negro que seja o túnel, sairemos para a luz.

      O significado do versículo onze pode ser explicado da seguinte maneira: A primeira morte é a Vida ou Deus Universal assumindo a forma da criança que nasce neste mundo ___ é o Intangível assumindo uma forma ou a Vida tornando-se manifesta. A primeira ressurreição se dá quando despertamos para a compreensão de que o nosso Consciente ou Percepção é Deus; aprendemos a ressuscitar a Sabedoria , Inteligência e Poder de Deus dentro de nós. Transformamos as nossas vidas e ambiente enquanto aprendemos que todo conceito que entretemos e a  que damos atenção em nossa mente estamos criando. Em outras palavras, aprendemos a Lei da Mente Criadora; depois vem a manifestação de nossas esperanças, desejos e aspirações. A segunda morte se dá quando começamos a perder as nossas limitações e a morrer para o medo, a ignorância, a superstição e erros de todos os tipos, desse modo fazendo ressurgir a fé, o amor, a alegria, a felicidade, e a confiança num princípio Eterno que nunca muda.

      Os dez dias mencionados no versículo dez significam o tempo que levamos para chegar a um acordo entre as nossas mentes consciente e subconsciente. No número dez, o 1 representa o elemento masculino ou nossa idéia ou desejo, e (0) representa o ventre ou a qualidade feminina em todos nós, a natureza sentimental ou emocional. Quando impregnamos de emoção a idéia, dá-se a criação, o masculino e o feminino se fundem num só e Deus aí penetra; isto é, o Poder Criador de Deus torna-se manifesto nessa união, e aparece o resultado, que é a resposta à nossa oração. Se dois de vós se unirem entre si sobre a terra a pedir qualquer coisa, esta lhe será concedida por meu Pai, que está nos céus (Mateus, 18:19) 

      (22)   Eis que a reduzirei a um leito (de dor) e os que adulteram com ela se verão numa grandíssima tribulação, se não fizerem penitência de suas obras.

      Cometemos adultério quando odiamos, temos algum ressentimento, ou nos entregamos à autocrítica e autocomiseração. Se atribuirmos poder às estrelas, ao tempo, às pessoas e a entidades, estaremos cometendo adultério, porque nos estamos unindo mental e emocionalmente a falsas crenças. Na verdade, estamos criando ídolos em nossa mente. Adultério e idolatria são aqui sinônimos. 

      (23)     E ferirei de morte os seus filhos e todas as Igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras.

      Os filhos dos pensamentos e emoções negativos são a doença, a carência e limitações de todos os tipos. Permitir que o medo, o ódio ou o rancor nos dominem, intimidem ou assustem é coabitar com o mal no leito da nossa mente. A nossa mente subconsciente sempre exprimirá o que imprimimos nela ___ o bem, se for o bem, o mal se for o mal. Não importa o que digamos com os lábios, os nossos verdadeiros sentimentos e crenças sempre se manifestam. A Bíblia diz que o adultério está no coração ___ o coração significa a sua natureza emocional e sentimental, a sua mente subconsciente. O corpo não faz nada por si ___ o corpo se move da maneira que é movido, o corpo age de acordo com o que atua sobre ele. 

      (26)   E àquele que vencer e que praticar as minhas obras até o fim eu lhe darei poder sobre as nações; (28)   e dar-lhe-ei a estrela da manhã.

      A estrela da manhã é o seu reconhecimento da Presença e do Poder de Deus dentro de você. Em seguida a essa descoberta virá o seu nascimento em Deus. A estrela da manhã prenuncia a aurora de um novo dia, proclamando a ressurreição do Sol, que banha o mundo com beleza e o redime das trevas e da morte. A sua convicção de que a Força Onipresente de Deus caminha agora à sua frente com majestade e poder, e sempre movendo-se a seu favor, fará com que todos os seus sonhos se realizem. Você verá que todos os seus caminhos são agradáveis e todas as suas veredas são de paz.

 

CAPITULO TRÊS

      (20)    Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e me abrir a porta, entrarei nele e cearei com ele e ele comigo.

      Deus está sempre batendo à porta do seu coração, como um desejo. Se você abrir a porta, quer dizer, se você receber bem o desejo em sua mente e o tratar cordial e amavelmente, conseguirá tornar-se um com ele, mental e emocionalmente. Você está ceando com o seu desejo quando se regala com alegria sobre a realidade do seu desejo. A Presença salutar está sempre batendo à sua porta e, se você abrir a sua mente e seu coração, e escutar a Voz da Verdade, terá o seu objetivo alcançado.

      Um homem contou que o filho dele ficara com um dedo torto, num acidente. Todas as noites ele imaginava um dedo perfeito na mão do menino, alegando que havia uma idéia perfeita de um dedo na Mente de Deus. Antes de adormecer, ele ouvia o filho dizer-lhe, alegre: “Papai, olhe para o meu dedo, está perfeito!” depois de um mês o dedo do menino estava completamente reto.

      Lembre-se de que o Espírito está sempre batendo à porta, e o trinco abre do lado de dentro. Nós expulsamos o Visitante Sagrado toda vez que deixamos de ter fé e confiança no Poder Espiritual como sendo Supremo e soberano. Se dermos poder a outras coisas, a pessoas, condições e circunstâncias, estaremos expulsando o Visitante. Se dissermos “Não posso” ou “Sou incurável”, estaremos na verdade rejeitando a Presença de Deus que nos vem como um desejo de saúde perfeita e harmonia. Sempre sabemos se deixamos entrar ou não o Visitante Sagrado em nosso coração, por nossa atitude, comportamento, firmeza e equilíbrio.

    

CAPÍTULO QUATRO

      (1)   Depois disto olhei, e eis que vi uma porta no céu, e a primeira voz que ouvi era como de trombeta que falava comigo, dizendo: Sobe aqui e mostrar-te-ei as coisas que devem acontecer depois destas. (2)    E logo fui arrebatado em espírito; e eis que vi um trono que estava colocado no céu, e sobre o trono estava alguém sentado. (3)   E aquele que estava sentado no trono era no aspecto semelhante a uma pedra de jaspe e de sardônica; e em volta do trono estava um arco-íris, que se assemelhava à cor de esmeralda. (4)   E em volta do trono estavam vinte e quatro tronos; e sobre estes tronos achavam-se sentados vinte e quatro anciãos, vestidos de roupas brancas, e tendo nas suas cabeças coroas de ouro.

      Este é um maravilhoso capítulo para a meditação. Quando fechamos os olhos e acalmamos a mente, pensamos na Infinita Presença salutar dentro de nós, ausentamo-nos do corpo (problemas, dificuldades, doenças, etc.) e estamos com o nosso Senhor ao contemplarmos a solução de nossos problemas pela Sabedoria e Poder de Deus. Fechamos a porta dos sentidos que dá para o mundo exterior e abrimos outra porta para dentro, para o reino subjetivo, para o céu. A trombeta, que você ouve, representa o seu tom, estado de espírito ou sentimento interior, que se torna exultante, enobrecedor e inspirador, quando você contempla o seu bem. Esta é a voz da trombeta. A sua fé e convicção são uma profecia do que está por vir.

      Mostrar-te-ei as coisas que devem acontecer depois destas; quer dizer, que na meditação você pode ter uma previsão das coisas futuras, pode ver a sua resposta à sua oração antes de experimentá-la objetivamente. Na oração você chama coisas que não existem como se existissem, e o que não é visto se torna visto.

      Uma jovem atriz, experimentou o seguinte durante o período de sua oração: Começou a imaginar que tinha nas mãos um contrato; começou a senti-lo e a dar graças, dizendo para si: “Agora é meu. Tenho tanta coisa a dar.” Ela conviveu com a imagem mental da aceitação, sabendo que, tendo visto e sentido sua realidade na mente, ela o experimenta objetiva-mente. Dentro de um mês ela conseguiu o contrato. Teve uma previsão daquilo que se realizaria no futuro próximo no plano tridimensional da vida.

      O trono mencionado nesses versos significa a sua autoridade e a sua compreensão das leis espirituais e mentais. Você tem a autoridade para se unir mental e emocionalmente com o seu bem, sabendo que a lei criadora da sua mente fará com que isso se realize. Você está sempre no trono de Deus, pois Deus é Onipresente, e a sua separação da Sua Presença é puramente de pensamento e crença. O arco-íris em volta do trono representa a sua aliança ou acordo com o seu bem; é simbólico das sete cores do espectro solar, produzidas por diferentes graus de vibração da energia universal, que no final resultam no universo visível. Quando passamos pelos sete graus da oração já mencionados, o arco-íris está em volta de nós porque estamos refletindo a nossa fé na Presença de Deus interior do mesmo modo que a água age como prisma ao transmitir a luz do sol. O jaspe e a sardônica representam o poder e domínio sobre os nossos pensamentos.

      Os vinte e quatro anciãos representam todas as suas faculdades, sentimentos e atitudes reunidas na contemplação da Presença e Poder de Deus. As nossas doze faculdades da mente que olham para fora devem olhar para dentro ___ isso representa a disciplina das nossas faculdades mentais que são coroadas de ouro. O ouro simboliza o poder, e quando aprendermos a disciplinar as nossas faculdades mentais, poderemos usar mais o Poder de Deus e Sua Sabedoria. Há vinte e quatro horas no dia. As nossas doze faculdades mentais funcionam durante as doze horas do dia, e quando dormimos as mesmas faculdades funcionam durante as doze horas da noite.

           (5)   E do trono saíram relâmpagos e vozes e trovões; e diante do trono estavam sete lâmpadas ardentes, que são os sete espíritos de Deus.

      Os relâmpagos e trovões significam o movimento da consciência, do estado não-condicionado. No ato criador mental e espiritual, passamos pelas sete qualidades ou graus de sentimento, chamados os sete espíritos de Deus. 

      (6)   E defronte do trono havia um como mar de vidro, semelhante ao cristal; e no meio do trono e em volta do trono, quatro animais cheios de olhos por diante e por detrás. (7)   E o primeiro animal era semelhante a um leão, o segundo animal semelhante a um novilho e o terceiro animal tinha o rosto como de homem e o quarto animal era semelhante a uma águia voando. (8)   E os quatro animais tinham cada um seis asas; e em volta e por dentro estavam cheios de olhos; e não cessavam dia e noite de dizer: Santo, Santo é o Senhor Deus Onipotente, que era, que é, e que há de vir.

      O mar de vidro simboliza a mente em paz, sintonizada com o infinito. Os quatro animais significam a constituição quádrupla do homem; também representam os quatro cavalos, a natureza espiritual, mental, emocional e física do homem.

      Há outra propriedade do algarismo quatro que nos mostra a natureza de um sólido, deste modo revelando-nos a história da criação. Pois sob o título de um está o que em geometria se chama de ponto; só o dois está a linha. Se um se estender, forma-se o dois; se um ponto se estender, forma-se uma linha; uma linha é extensão sem largura. Se se acrescentar à largura, resulta uma superfície, que vem sob a categoria três. Para fazer de um plano sólido, é preciso uma coisa: profundidade ___ e essa adição ao três produz o quatro.

      Há quatro estágios para se produzir um sólido; o mesmo se aplica a todo o resto. Temos a semente, o solo, a essência criadora, e a planta. Ao fazer a água no laboratório químico temos o hidrogênio, o oxigênio, a centelha elétrica e a água. O algarismo quatro pode ser dramatizado de muitas maneiras, com as quatro estações do ano, quatro fases da lua, os quatro naipes do baralho, as quatro virtudes ___ a prudência, o autodomínio, a fé e a justiça ___ e os quatro elementos: fogo, água, ar e terra.

      Os quatro animais podem ser explicados como o quatro signos fixos do Zodíaco: Leão, Touro, Aquário e Escorpião. Leão representa o Poder Espiritual e Touro significa o bezerro ou novilho, o animal de carga. Trabalhamos com o nosso desejo para fazer com que ele se realize. Aquário (homem) significa o carregador de água. Água significa a Verdade, o que quer dizer que meditamos sobre a realidade do nosso desejo despejando água ou o sentimento sobre o nosso ideal. Imaginamos o final feliz, permanecendo leais e dedicados ao nosso ideal. Escorpião representa a impregnação de nosso subconsciente ou o estado completo. Poderíamos explicar esses quatro animais como quatro fases do consciente, a saber: consciente ou espírito, desejo, sentimento e realização.

      No versículo oito, seis asas referem-se aos seis dias da criação, ou o tempo necessário para impregnar a mente subconsciente ou chegar ao ponto de total aceitação mental. Temos de trabalhar com afinco todas as fases de nossa vida para banir o negativismo e o pensamento destruidor de todo tipo. Devemos vigiar os nossos pensamentos, idéias, opiniões e reações e fazer com que nada atravesse o limiar de nossa mente que não seja aquilo que encha a nossa alma de alegria. Devemos trabalhar mentalmente pela oração até alcançarmos o Sábado ou sétimo dia, que é a certeza íntima e a calma tranquila que se segue à oração. O sétimo dia ou Sete Espíritos referem-se aos seis dias ou seis passos que levam ao sétimo dia de repouso ou convicção. Vemos que na Bíblia há referências constantes ao seis, como os seis degraus do trono de Salomão e as seis talhas de água na festa das bodas de Caná. Todas essas referências significam a mesma coisa, pois a bíblia utiliza coisas exteriores e concretas para representar movimentos interiores da consciência.

      As asas permitem que você se eleve acima das tormentas da vida. com a sua compreensão da oração você pode ser um pára-quedista e voar sobre a sua dificuldade para um porto de repouso e segurança ___ a Presença de Deus dentro de você. Nessa fortaleza inexpugnável ninguém poderia sitiar. Ali você forma, molda e dirige o que está por vir e, adaptando a sua mente às Verdades de Deus, pode produzir uma resposta perfeita para a sua oração.

      Dizer “Santo, Santo, Santo” é, em nossa moderna maneira de falar, ver a integridade, a Beleza e a Perfeição de Deus por toda parte, em todas as pessoas, em vez de aceitar a aparência da discórdia. Que era, que é, e que há de vir significa que as verdades de Deus não mudam ___ são as mesmas ontem, hoje e para sempre. Você está agora vivendo na Eternidade e no processo da oração não tenta criar nada ___ apenas se identifica com aquilo que sempre foi, é agora e há de ser sempre.

 

CAPITULO QUINTO

      (1)   E vi na mão direita do que estava sentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora selado com sete selos. (2)   E vi um anjo forte que bradava: Quem é digno de abrir o livro, e de desatar os seus selos? (3)   E ninguém podia, nem do céu, nem na terra, nem debaixo da terra, abrir o livro, nem olhar para ele.

       O livro escrito por dentro e por fora é você. Todos os pensamentos, crenças, opiniões, teorias ou dogmas que você escrever, gravar ou imprimir em seu consciente, você os experimentará como a manifestação objetiva das circunstâncias, condições e fatos. O que escrevemos no interior, experimentamos no exterior. Temos dois aspectos de nossa vida, o objetivo e o subjetivo, o visível e o invisível, o pensamento e a manifestação.

      O sete selos são sete estados de consciência. O nosso conceito passa por sete estados de percepção em que espiritualizamos os nossos cinco sentidos voltando-nos para dentro, para o Poder Espiritual; então fazemos com que a nossa mente consciente e subconsciente concorde e sincronize. Quando não há mais dúvida em nossa mente consciente ou subconsciente, a nossa oração é atendida. Você rompe os sete selos quando disciplina os seus cinco sentidos e faz com que as duas fases de sua mente concordem.

      Existem sete selos. O primeiro é a visão ___ e significa ver a Verdade em qualquer situação, como a saúde perfeita onde houver doença. O segundo é a audição: você ouve boas novas ao dar atenção à sua visão da saúde. O terceiro é o olfato: você cheira a verdade, chegando a conclusão positiva de que o Deus que fez o corpo pode curá-lo e você rejeita todos os outros alimentos, tais como os conceitos falsos e as idéias preconceituosas. O quarto selo é o paladar: você prova a Verdade, apropriando-se da idéia em sua mente, por meio da meditação, e ocupando a mente com freqüência com o resultado perfeito daquilo que você deseja. O quinto selo é o tato: você toca na realidade da sua oração ao sentir alegria da oração atendida. Os dois outros selos, a saber, a sua mente consciente e a subconsciente, significam que quando você consegue disciplinar os seus cinco sentidos, os princípios masculino e feminino em sua própria mente começam uma interação harmoniosa ___ realiza-se um casamento perfeito entre o seu desejo e a sua emoção, e dessa união nasce um filho, que é a solução do seu problema.

      Você é digno de abrir o livro quando dá atenção ao Princípio Criador dentro de si, utilizando-o devidamente. Você então começa a libertar os tesouros ocultos de saúde, harmonia, paz e beleza de sua vida. 

      (5)   Então um dos anciãos disse-me: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a estirpe de Davi, venceu de maneira a poder abrir o livro e desatar os seus sete selos.

      O Leão da tribo de Judá pode desatar os sete selos ___ o leão é o rei das selvas. O homem também é um rei quando ele desperta para o Poder de Deus dentro de si; pode tomar posse de seu reino de conceitos, regular suas emoções e reações e recusar passaporte a qualquer pensamento negativo, que queira entrar em sua mente. Pode promulgar decretos e ordens que devem ser obedecidos implicitamente por que ele sabe que o que quer que decrete com fé e confiança a sua mente subconsciente tornará válido, respeitará e fará aparecer em sua experiência objetiva. O poder do homem de pensar, imaginar e sentir construtivamente lhe dá poder sobre todas as condições no seu mundo; ele pode desatar os selos que estávamos cobertos e selados pela ignorância, pelo medo e pela superstição. 

      (6)   E olhei, e eis que no meio do trono e dos quatro animais e no meio dos anciãos estava de pé um Cordeiro como morto, o qual tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, mandados por toda a terra.

      O Cordeiro é um antigo símbolo do primeiro signo do zodíaco. O zodíaco significa o seu consciente ou infinito, onde se acham todos os tons, estados de espírito, sentimentos e vibrações. Você pode tocar qualquer tom, pois o homem é o teclado infinito de Deus. Que tom você toca? Sugiro que você toque a melodia de Deus, batendo as teclas da sabedoria, verdade e beleza; da harmonia, saúde e paz; da alegria, integridade e perfeição. O Cordeiro significa que o seu Consciente está sempre morrendo para o velho e ressuscitando para novas convicções de saúde, riqueza etc. Se estiver doente, você pode separar-se do estado de moléstia e regalar-se mentalmente com a Verdade de que Deus é Harmonia Absoluta e a Perfeição Absoluta, e, ao fazer isso, o velho estado morre e nasce o novo estado de consciência.

      Quando o Sol atravessa o equador, no dia 21 de março, chamado o ingresso de Áries, os antigos diziam: “Este é o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”, pelo simples motivo de que, quando o sol passa pelo equador na primavera, ressurgem todas as sementes geladas na terra durante longos meses de inverno, e o deserto se regozija novamente e desabrocha como a rosa. Toda a natureza se regozija quando o brilho, o calor e radiosidade da luz solar redimem o mundo das trevas do inverno para a alegria e o entusiasmo da primavera. Chamava-se o Cordeiro porque o Sol entrava no signo de Carneiro, ou cordeiro; simbolicamente, é a sua mente ou inteligência iluminada pela luz ou Sabedoria de Deus.

      Você possui essa Sabedoria quando sabe que a Força Onipotente de Deus flui pelos seus processos mentais e imagens mentais; portanto, você começará a reproduzir as qualidades, atributos e potencialidades de Deus por meio de seus processos de pensamentos construtivos. O homem cria, do mesmo modo que Deus cria. Deus se imagina ser alguma coisa; depois Ele se torna àquilo que imagina ser. Os sete chifres e sete olhos são os sete poderes e sete percepções já explanados anteriormente. 

      (8)   E, tendo aberto o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um cítaras e taças de ouro cheias de perfumes, que são as orações dos santos.

      As taças de ouro cheias de perfume são o estado fragrante, a reação que satisfaz. Você não pode reprimir a alegria que surge quando consegue sentir a realidade daquilo por que rezou. Você tem uma cítara porque a oração é a música da alma. Quando você caminha pela terra, a luz de Deus anda a sua frente, atrás de você, à direita e à esquerda, acima e abaixo de você ___ são essas também as seis asas ou as seis maneiras de Deus rodeá-lo. Os quatro poderes estão com você e cada qual tem seis asas.

       (11)   E olhei e ouvi a voz de muitos anjos em volta do trono e dos animais e dos anciãos; e era o número deles milhares de milhares.

      Os milhares de milhares mencionados representam as centenas de milhares de pensamentos, em sua cabeça ___ nem todos construtivos. Por exemplo, você pode dizer: “Tenho medo, não posso, sou fraco, ressinto-me contra isso”, etc. Quem está falando? Não é o infinito em você, nem o verdadeiro Ser. Todos esses pensamentos devem morrer e você deve começar a pensar, falar e agir do ponto de vista da Bondade Infinita de Deus, da inteligência Infinita de Deus, do Amor Ilimitado de Deus e da Onipotência do Ser Infinito. Ao fazer isso, você começará a ouvir a voz dos anjos. Um anjo é um mensageiro de Deus ou a Verdade de Deus operando em sua mente. Os muitos anjos operando em sua mente são a fé, confiança, amor, alegria, boa vontade, entusiasmo e compreensão. Os anjos são atitudes da mente ou estados de consciência. Um anjo também é uma idéia ou desejo que você tenha. Dê atenção ao anjo, identifique-se com ele mental e emocionalmente, e a coisa se realizará por meio da lei criadora de sua mente.

 

CAPITULO OITO

      (1)   E, tendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora. (2)   E vi os sete anjos que estavam em pé diante de Deus; e foram-lhes dadas sete trombetas.

      O sétimo selo é o mesmo que o sétimo dia ou sétimo tom, que significa o sossego, o repouso, o silêncio que se segue à verdadeira oração. Meia hora significa meio tempo, que é um termo indefinido, pois não sabemos nada sobre o mistério da criação. Os caminhos do nosso subconsciente são insondáveis. Não sabemos como, onde nem por que meios vem a solução. Vem de maneiras que ignoramos, por caminhos desconhecidos, e numa hora em que não a esperamos. Semeamos uma idéia no subconsciente meditando sobre ela; ali ela faz a sua gestação no escuro e, quando o momento chega, a sabedoria subjetiva faz com que aconteça a seu modo. 

      (3)   E veio outro anjo e parou diante do altar, tendo um turíbulo de ouro; e foram-lhe dados muitos perfumes, a fim de que oferecesse as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono de Deus.

      Os sete anjos das sete igrejas são sete graus de percepção. Disciplinamos esses sete graus de percepção (sete estados de consciência). Depois fazemos soar as sete trombetas, e estas tocam chamando à ação. Isto significa que de nossa meditação em silêncio surge o estado de espírito, sentimento e confiança na lei, sabendo que surgirá uma resposta. Tudo isso se realiza sem esforço ou tensão, apenas um conhecimento íntimo e silencioso da alma.

 

CAPITULO NOVE  

  (16)   E o número do exército de cavalaria era de duzentos milhões, porque ouvi dizer o seu número. (17)   E vi assim os cavalos na visão: os que estavam montados neles tinham couraças de cor de fogo, de jacinto e de enxofre e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e da sua boca saíam fogo, fumo e enxofre.

      Os vastos exércitos de cavalaria representam o poder ilimitado da Presença de Deus. Os homens mortos pelo fogo representam pensamentos, opiniões crenças que são dissolvidos pelo fogo ou a Inteligência Divina e a compreensão das verdades de Deus e da Vida. Os conceitos espirituais ou os exércitos do céu destroem os pensamentos falsos e supersticiosos e as tendências negativas do homem.

 

CAPITULO DEZ

      (1)   Então vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem, e com o arco-íris sobre a sua cabeça, e o seu rosto era como o sol, e os pés como colunas de fogo; (2)   e tinha na mão um livrinho aberto; e pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra:   (3)   e gritou em alta voz, como um leão que ruge. E, depois que gritou, sete trovões fizeram ouvir as suas vozes, eu dispunha-me a descrevê-las; mas ouvi uma voz do céu que me dizia: Sela as palavras dos sete trovões, e não as escrevas.

      O livrinho é a mente subjetiva, em que escrevemos e gravamos todos os conceitos, todas as nossas impressões e crenças. O pé direito sobre o mar significa disciplinar a mente pela boa compreensão da lei. Nós estamos todos vivendo no mar da mente e emoções, e temos de aprender que o caminho do amor está aberto a todos em todas as circunstâncias, e nele você pode pisar neste momento. Não é preciso um treino especial para pôr o seu pé direito sobre o mar. Os pés significam a compreensão, na linguagem bíblica. Você pode começar neste momento  a expulsar com firmeza de sua mentalidade todos os pensamentos de animosidade, amargura ou condenação pessoal, de ressentimentos, e toda e qualquer coisa que contrariar a Lei do Amor. Passe a amar as verdades eternas, o amor, a bondade, a verdade, a boa vontade, honestidade e justiça. O amor o curará; o amor consolará e abençoará de inúmeras maneiras. O amor iluminará o seu caminho e lhe dará paz de espírito.

      Você coloca o seu pé na terra neste sentido. A terra significa a manifestação, tal como o seu corpo, ambiente, condições, etc. O pé esquerdo significa que você sabe que a condição subjetiva sempre há de derrubar a condição objetiva. Você pode sempre se retrair e visualizar o modo como quer que sejam as coisas, e os movimentos interiores e silenciosos do consciente produzirão condições externas que se adaptem à sua convicção interior. Todas as dúvidas e medos desaparecem quando tomamos consciência do Poder Oculto. Os sete trovões são sete qualidades do consciente. O anjo forte citado é a sua convicção inabalável que vem do céu da sua própria mente iluminada. Sete quer dizer completo, que por sua vez simboliza leão, o estado vencedor do consciente. O versículo quatro transmite o conselho de que devemos ficar tranquilos e convictos de que a nossa oração está atendida. O adversário ou pensamento negativo pode entrar em nossa cabeça para desafiar-nos ou perturbar-nos. Não devemos dar ouvidos senão àquilo que sabemos ser verdade. Devemos sentir o nosso conceito, acertá-lo, e esperar com fé que, acreditando nele até o nosso novo conceito, se dê à manifestação. 

   (9)   E fui ter com o anjo, dizendo-lhe que me desse o livro. E ele disse-me. Toma o livro e devora-o; e ele fará amargar o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.

      Quando ouvimos pela primeira vez que o Poder Criador reage a todos os nossos pensamentos, ficamos muito entusiasmados e isso parece doce e fragrante. No entanto, às vezes os nossos sentidos se deixam dominar pelo que vemos e ouvimos, e perdemos a nossa verdadeira percepção do Poder Único. Quando admitimos outro poder, começamos a nos opor e a resistir a ele. O nosso desejo ou ideal nessas ocasiões é como o alimento que não digerimos direito (fará amargar o teu ventre, mas na tua boca será doce como o mel). Quando você contempla o seu desejo, gera um novo estado de espírito, mas se achar que há alguma coisa que o bloqueie, ou algum agente externo que o possa frustrar, então você estará na situação especial e difícil de brigar com o seu próprio pensamento. Isso cria confusão, irritabilidade e raiva; é uma briga em sua mente que se assemelha a briga no estômago quando o alimento não é digerido nem assimilado direito. Se você acredita num poder do mal, está na verdade negando o poder do Deus Único e sua Onipotência. Isso cria um conflito e não conseguimos digerir, absorver e assimilar o nosso desejo ou consciência. A solução de toda a questão é que você tem de identificar-se com o Poder Universal, de onde vêm a sua força, poder e fé. Lembre-se de que você é um filho de Deus, e todos os poderes de Deus estão trancados dentro de você, do mesmo modo que a palmeira está toda dentro da semente. Torne-se receptivo agora e diga: “Aceito o meu bem, Deus o deu a mim, e permito que ele tome forma em minha experiência.”

       (11)   E disse-me: É necessário que ainda profetizes a muitas nações, e povos, e homens de diversas línguas, e reis.

      Devemos sempre profetizar sentindo e sabendo que a Bondade Infinita de Deus está sempre a envolver-nos e que somos canais para o Divino. O nosso estado de espírito, sentimento, animação interior determinam o nosso futuro. Devemos tornar-nos o verdadeiro profeta e profetizar ou expor apenas aquilo que é verdadeiro de Deus em nossas vidas. Segundo a nossa fé em Deus, assim nos será feito.

 

CAPITULO ONZE

      (19)   Então abriu-se no céu o templo de Deus e apareceu a arca do seu testamento no seu templo e sobrevieram relâmpagos e vozes e um terremoto e uma grande chuva de pedra.

      Você constrói a sua arca no entendimento da sabedoria, presença e poder de Deus. A arca é construída sobre a base de que o que é verdade de Deus é verdade para você. Você pode construir essa arca no meio de todos os erros e idéias preconceituosas em sua mente. Continuando os seus exercícios mentais e espirituais, um terremoto se dará, no sentido de que tudo que não for semelhante a Deus ou à verdade será destruído em sua vida; parecerá um terremoto porque o velho será destruído e um homem novo aparecerá, transformado pela fé e amor de Deus. A sua arca é a sua aliança ou acordo com o Ser-Deus dentro de você, no sentido de que você herdará tudo o que tem o Pai. Tudo o que o Pai tem é meu. (João 16:15) A destruição e aniquilamento de todos os seus preconceitos tradicionais e idéias errôneas por meio do fogo do Amor Divino é realmente o terremoto que destrói o velho e dá origem ao novo.

      Eis que eu removo todas as coisas. (Apoc. 21:5)

 

CAPITULO TREZE

      (6)   E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar o seu nome, e seu tabernáculo, e os que habitam no céu.

      Blasfêmia é a irreverência para com o nosso bem, ou a sua recusa, ou o remorso pelo fracasso. Blasfemamos contra Deus quando dizemos que Deus não pode curar o corpo que Ele criou. Nesse momento somos  ateus, pois estamos negando e rejeitando a onipresença e Onipotência de Deus. Se um homem disser que é incurável e que seu estado é desesperador, está blasfemando, em linguagem bíblica, porque na verdade o que ele está dizendo é o mesmo que dizer que a Salutar Presença Infinita não pode curar o corpo doente, e no entanto, talvez em seguida, ele diga: “Para Deus, tudo é possível”. Também estamos blasfemando contra o nome de Deus quando dizemos que Deus nos manda a doença, moléstia, morte, tribulações. A Salutar Presença Infinita não pode violar a sua própria natureza. O Infinito só se pode exprimir como Harmonia, Saúde, Paz, alegria, Integridade e Perfeição. A natureza do Infinito é integridade, Beleza e Unidade. Não se pode exprimir de outro jeito. A vida não pode desejar a morte ___ isso seria uma contradição de sua própria natureza. À vontade, intenção ou propósito de Deus para todos os homens é a vida abundante, alegria, harmonia e maravilhosas experiências, além de seus sonhos mais caros. As falsas idéias e preconceitos contam muitas mentiras sobre Deus; os homens falam de demônios, inferno, condenação, limbo e purgatório. Todas essas palavras exprimem estados de espírito criados por nós devido à ignorância e falta de compreensão. O único demônio é o desentendimento, má interpretação e má aplicação das leis universais comuns a todos os homens. Contar uma mentira acerca de Deus e Suas qualidades também é blasfemar. Dizer a uma pessoa que Deus vai julgá-la e castigá-la no dia final, ou que se ela cometer um pecado grave vai para o inferno, também é blasfemar. Todo o julgamento é dado ao filho, o que quer dizer que é dado à sua mente. Você se julga a si mesmo cada hora do dia, pelos pensamentos que tem e pelas suas escolhas. O Absoluto não julga, nem condena. A nossa retribuição e recompensa baseiam-se nas reações de nossa própria mente subconsciente à nossa maneira de pensar. Pense no bem e o bem virá, pense no mal e o mal virá. A lei da vida é ação e reação. O pensa-mento é ação, e a reação é a resposta de nosso subconsciente, baseada na natureza do nosso pensamento.

 

CAPITULO QUATORZE

      (1)   E olhei, e eis que o Cordeiro estava de pé sobre o monte de Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que tinham escrito sobre as suas frontes o nome dele e o nome de seu Pai.   (2)   E ouvi uma voz do céu, como estrondo de muitas águas, e como o estrondo de um grande trovão; e a voz que ouvi era como de tocadores de cítara que tocavam as suas cítaras.   (3)   E cantavam como que um cântico novo diante do trono e diante dos quatro animais, e dos anciãos; e ninguém podia cantar este cântico senão aqueles cento e quarenta e quatro mil que foram resgatados da terra.

      Sião significa um elevado estado de consciência em que pairam pensamentos e ideais nobres e elevados. Significa que a sua mente está sintonizada com o Infinito e você sente a presença da paz, amor, alegria e força espiritual. Significa que você sente a Presença de Deus ou o bem em seu coração. Os cento e quarenta e quatro mil representam a ampliação ou multiplicação de suas doze faculdades ao reunir os seu pensamentos, sentimentos e atitudes mentais, em contemplação do Rei dos Reis dentro de você. Quando você está sintonizado mentalmente com o Ser-Deus, sabe que há uma solução para o seu problema. Cada problema tem sua solução sob a forma de um desejo. Se você estiver num desespero profundo, ou extremamente necessitado, focalize a sua atenção sobre o seu ideal, imagine-se livre do problema, acredite que Deus está agora trabalhando por você e que por meio da Sua Sabedoria você alcançará a sua meta, que será a sua liberdade. É esta a voz do céu, mencionada no capítulo dois. Uma voz é um estado de espírito, tom, sentimento íntimo que você possui ao estimular o dom de Deus dentro de você.

      A voz dos tocadores de cítara significa a harmonia íntima que se segue quando você pensa no poder e na sabedoria de Deus que está revelando a solução perfeita. No versículo três, você canta um cântico novo quando canta o cântico do espírito triunfante de Deus no homem. Homem nenhum pode aprender esse cântico enquanto não se tornar ciente da Presença de Deus no seu meio. Você pode agora começar a visualizar-se como gostaria de ser, sem considerar as condições e circunstâncias. Chame o seu menestrel interior, que é a sua fé em Deus e Sua Onipotência, continue nessa atitude mental triunfante e você se erguerá do escuro para encontrar-se no caminho da saúde, felicidade e paz. 

      (14)   E olhei e eis que vi uma nuvem branca, e uma pessoa sentada sobre a nuvem, semelhante ao Filho do Homem, a qual tinha na sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda.

      A nuvem branca significa a atmosfera espiritual gerada por você ao contemplar o Poder Espiritual como o seu Senhor e Mestre, sabendo em seu íntimo que é o único poder. Quando você eleva o seu ideal em sua mente, está subindo em consciência, e por meio de seu pensamento espiritual e sua confiança em Deus torna-se o filho do Homem ressuscitando o seu ideal e fazendo com que este se manifeste. Basta que o homem tenha um novo conceito de si e compreenda que ele pode tornar-se um pára-quedista espiritual e voar por cima de qualquer obstáculo, barreira ou dificuldade para o porto da segurança, liberdade e paz. Eu te transportei em asas de águia e te trouxe para mim. A foice aguda significa que você se separa de tudo que nega o que você deseja e imprime o seu conceito esclarecido mais profundamente em seu cérebro.

 

CAPITULO QUINZE

      (1)   E vi no céu outro sinal grande e admirável: Sete anjos que tinham as sete últimas pragas, porque com elas é consumada a ira de Deus. (2)   E vi um como mar de vidro envolto em fogo, e os que venceram a besta, e a sua imagem, e o número do seu nome estava sobre o mar de vidro, tendo citaras divinas, (3)   e cantavam o cântico do servo de Deus, Moisés, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admirá-veis são as tuas obras, ó Senhor Deus Onipotente; justos e verdadeiros são teus caminhos, ó rei dos séculos.

      Os sete anjos e as sete pragas representam os sete estágios de percepção ou estado de consciência já comentados. O mar de vidro significa a sua mente em paz, e o fogo representa a Sabedoria de Deus, que sobe à mente superficial quando ela está sossegada. O cântico de Moisés significa a sua capacidade de extrair a Sabedoria e Inteligência de Deus das profundezas do seu subjetivo, o que lhe permite fazer frutificarem todas as suas idéias. Mantendo o estado de espírito de confiança e fé, você cantará o cântico de triunfo ou vitória do poder espiritual que é o cântico do Cordeiro. É esta melodia de Deus que você toca nas cordas do seu coração, que é a cítara de Deus, todos os dias de sua vida. 

 

CAPITULO VINTE

      (1)   E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. (2)   E prendeu o dragão, a serpente antiga, que é o demônio e Satanás, e amarrou-o por mil anos; (3) E mete-o no abismo e fechou-o, e pôs o selo sobre ele, para  que não seduza mais as nações, até se completarem os mil anos; e depois disto deve ser solto por um pouco tempo.

      O demônio, a nossa sensação de carência, está acorrentado, mas só por certo tempo. Quando o nosso desejo desperta, o demônio ou aspecto negativo surge com ele. O demônio significa viver a vida ao contrário. O demônio é o nosso mal-entendido, nosso falso conceito das coisas. Vemos através de um vidro, obscuramente; em outras palavras, não vemos como Deus vê. Quando você se une com o seu bem, vence a sensação de carência, e o demônio ou a negação se solta; mas com todo desejo surge uma sensação de carência que o desafiará por algum tempo. 

      (5)   Os outros mortos não tornarão à vida, até se completarem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.

      A primeira morte é a morte da ignorância. Morremos para as falsas crenças, que dizem que somos vítimas da sorte, destino, coincidência, todas palavras usadas para demonstrar a nossa ignorância das leis de nossa mente. Despertamos para a verdade de que o nosso próprio EU SOU é Deus, e que o que afixarmos ao EU SOU nós nos tornamos. 

      (6)   Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; a segunda morte não tem poder sobre estes, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

      A primeira ressurreição é voltar ao Consciente Não-Condicionado, compreendendo que o que quer que declaremos e sintamos como verdade no silêncio de nossa mente, à vontade não-condicionada se condicionará de acordo. Descobrimos o poder da criação e compreendemos e sabemos que a Força Onipotente flui pelo nosso processo de pensamento e imagens mentais, e que criamos do mesmo modo que Deus cria. A nossa primeira ressurreição é a percepção da Presença de Deus dentro de nós e a nossa capacidade de liberar o Esplendor Oculto por meio de nossos pensamentos e imagens. A segunda morte é apenas a ressurreição de nosso desejo depois de dominarmos a sensação de carência.

 

CAPITULO VINTE E DOIS

      (10)   E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo. (11)   Aquele que comete injustiça, cometa-a ainda; aquele que é impuro, continue na impureza; aquele que é justo, justifique-se mais, e aquele que é santo, santifique-se mais.

      Profecia, como você já aprendeu, é o seu próprio senti-mento interior, a sua fé, seu estado de espírito que determina o que está por vir. Seja o que for que você estiver planejando para o futuro, está planejando agora; o futuro são sempre os seus pensamentos presentes tornados visíveis. Aquilo com que você se unir mentalmente e emocionalmente é uma profecia daquilo que está para vir. Você é o seu profeta. Espere somente uma boa sorte e a boa sorte será sua. Os filhos da desgraça são os que atribuem poder a coisas externas, a outras pessoas, e à mentalidade preconceituosa. São estes os únicos filhos ilegítimos do mundo. No versículo sete, aprendemos que primeiro temos de nos transformar e depois o nosso mundo se transformará. O homem está sempre tentando modificar os outros. Conceda aos seus parentes, amigos e todas as pessoas o direito de serem diferentes, respeite-lhes as peculiaridades, idiossincrasias e pontos de vista religiosos. Permita que eles pratiquem sua religião de maneira diversa da sua, alegre-se por existirem católicos, judeus, protestantes, budistas e outras organizações religiosas. Se o outro for mau e mesquinho, não há motivo para que você o seja. Você está aqui para deixar brilhar a sua Luz de tal modo diante dos homens que eles vejam as suas boas obras, dando desse modo o bom exemplo a todos. Passe seu tempo irradiando a glória, a beleza e o amor de Deus, e não se importe se o outro fizer ou não. Modifique-se e, modificando-se, o seu mundo magicamente moldará à imagem e semelhança do seu conceito de si. Identifique-se com o agradável e não poderá ver o desagradável. Como os seus olhos estão identificados com a beleza, você não pode ver as coisas feias da vida. Encha a sua alma de amor, e você descobrirá que o amor transcende todos os credos e dogmas. 

      (16) Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos atestar estas coisas nas Igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a estrela resplandecente da manhã.

      Jesus simboliza o seu desejo, que é como a estrela-d`alva que anuncia o nascer do sol, que redime a terra das trevas e da sombra e ilumina o céu em toda a sua glória. O seu desejo também anuncia o nascimento do seu salvador, pois a realização do seu desejo o salva de qualquer dificuldade, seja qual for. O seu desejo é a raiz e o rebento de Davi, pois Davi significa o amor de Deus, e o seu desejo é o amor da Vida para exprimir-se por você. É a promessa de Deus em seu coração, dizendo-lhe que você pode elevar-se e tornar-se o que quiser ser. A estrela resplandecente da manhã é a sua convicção íntima de sua capacidade de realizar tudo quanto empreender; esta estrela ou atitude da mente o orienta e impele a satisfazer e apresentar o desejo querido de seu coração.

       (20)   O que dá testemunho destas coisas diz: Sim, Venho depressa. Amém. Vem, Senhor Jesus. (21)   A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós. Amém.

      A palavra amém significa a união sincrônica ou o acordo de sua mente consciente e subconsciente. Já não há qualquer dúvida e a sua oração está atendida. O Senhor Jesus é a Lei do EU SOU, e essa lei é EU SOU aquilo que contemplo, EU SOU aquilo que eu próprio sinto ser. Você protesta e dá testemunho das verdades de Deus exprimindo Suas qualidades e atributos e potencialidades em seu corpo, mente e circunstâncias. O Infinito responde depressa as suas convicções íntimas e à sua lealdade e dedicação de toda a alma. Caminhe na luz ou percepção de que é completamente impossível a sua oração falhar. Caminhe consciente de que no momento em que você pedir, “Está feito”, e maravilhas acontecerão quando você rezar.

      O versículo vinte e um diz que o EU SOU dentro de você é Cristo ou Salvador, ou que a lei do EU SOU é a solução de todos os seus problemas. O que você acrescentar ao EU SOU, nisso você se torna. Você agora pode sentir “EU SOU livre”, “EU SOU forte”, “EU SOU iluminado”, etc. e, quando o declarar e sentir, assim se tornará. Você encontrou o seu salvador, pois é o seu próprio salvador. O seu ser é Deus. A lei de Deus significa a maneira de Deus trabalhar. Aquilo em que você meditar, você se torna. Em cada dia de nossas vidas, devemos começar a meditar sobre a beleza, a glória e a profundidade do Eterno. Pensando nas Verdades Eternas dentro de nós, encontramos uma paz eterna que se estende além das estrelas, além do tempo e do espaço.

      Quando estamos imbuídos de ideais elevados, quando temos pensamentos universais, as coisas pequenas desaparecem e todas as mesquinharias da vida tornam-se inconsequentes e são esquecidas. A nossa alma chega a encher-se da glória do Todo e as limitações e restrições de nossa vida diária desaparecem. Vemos que esse estado de espírito feliz nos eleva e nos põe em harmonia com a Mente Universal de Deus. Quando a cupidez, o ciúme, a discórdia e outros conceitos estreitos que nos prendem à roda da dor desaparecem de nosso consciente, esquecidos na alegria da Verdade, não somos mais filhos do homem, e nos tornamos filhos de Deus. Nós nos tornamos uma perspectiva universal. A meditação constante, quer num bosque, quer no seu lar, ou onde quer que você esteja, faz com que sua alma vibre como se tocada por uma harmonia divina, e um sentimento arrebatador e palpitante invade todo o seu corpo. É como se a melodia dos deuses fosse tocada nas cordas do seu coração.

      Meditemos esta verdade profunda: Caríssimos, agora somos filhos de Deus; mas não se manifestou ainda o que seremos, sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é. (I João 3:2)

 

O SINAL-DA-CRUZ

      Sempre que você reza, faz o sinal-da-cruz, que é a impressão do seu novo ideal na consciência, e esta impressão se torna uma expressão. Você passou do estado limitado ao estado de liberdade. O seu desejo de riquezas pode ser alcançado fazendo o sinal-da-cruz, que é psicológico e figurado, entretanto no espírito de opulência e vivendo nesse estado de espírito de riqueza até transmitir a idéia ou desejo de riqueza ao seu subconsciente; depois a sua idéia ou desejo de riqueza atravessou a mente consciente à subconsciente; o sinal está completado.

      Ao fazer o sinal-da-cruz. Você diz: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.” O nome significa a natureza de Deus, um reconhecimento completo de Deus com a fonte de todo o bem. O Filho é o seu desejo. O Espírito Santo é o seu sentimento de unidade com o seu ideal. O sinal-da-cruz é a fórmula perfeita da oração. Significa apenas a aceitação, o reconhecimento, e a convicção. Olhe para Deus como causa e fonte. Aceite o seu desejo e caminhe com a sensação de que ele é seu até alcançar o ponto de paz ou convicção dentro de si; isto é o sinal-da-cruz. Não é Belo?

      A trave vertical da cruz representa EU SOU ou Deus. A trave transversal é o seu conceito ou opinião de si. Qual o conceito que você tem de si? O conceito de Deus determina todo o seu futuro, todo o seu destino. O seu conceito de si é na verdade o seu conceito de Deus. O círculo depende do comprimento do diâmetro. Se você aumentar o diâmetro, aumentará o tamanho do círculo. Aumente o conceito de si mesmo. Consiga um novo conceito de si, elevado, exaltado. Compreenda que é filho de Deus, herdeiro de toda a sabedoria de Deus, de sua Verdade e Beleza. Viva nesse novo ambiente mental; então seu círculo de felicidade, paz, alegria e abundância se ampliará e multiplicará  mil vezes. O seu deserto se regozijará e florescerá como uma rosa.

      O padre asperge água três vezes , com o sinal-da-cruz, na testa da criança, repetindo as palavras: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” O significado esotérico ou oculto disto é uma explicação dos três aspectos do Espírito Universal, por cujo poder todas as coisas foram feitas e não existe nada que não tenha sido feito por esse poder. O hidrogênio e o oxigênio eletrolisados produzem água. Uma semente, a essência da criação, e o solo produzem a fruta. Encontramos a trindade por toda à parte ___ homem, mulher e filho; idéia, sentimento e manifestação; pensamento, emoção e convicção. O terceiro elemento do metafísico é a paz e Deus é a paz. Quando a mente consciente e subconciente se sincronizam e concordam com a idéia ou o desejo, a cruz está completa. 

 

POR QUE ALGUMAS PRECES SÃO ATENDIDAS E OUTRAS NÃO

      ___ As preces de minha mulher são sempre atendidas; as minha, não. Por quê? ___ perguntou um homem. E acrescentou que acreditava que Deus estava-se recusando a atendê-lo por algum motivo desconhecido.

       A explicação foi a seguinte: Deus não protege ninguém. Qualquer um pode aprender a usar as leis da natureza, contando que disponha dos conhecimentos necessários.

      Um assassino ou ateu pode aprender as leis da eletricidade e usar esses conhecimentos para projetar a instalação elétrica de uma casa e fazê-la funcionar; da mesma forma, pode aprender as leis da navegação ou qualquer outra lei e aplicá-las de acordo com a sua natureza. Um ateu pode receber uma resposta do subconsciente tão bem como um santo; basta que acredite sinceramente que vai receber a resposta.

      Um astronauta que nega a existência da Presença Divina pode chegar a Marte, Vênus e outros planetas contanto que sua fé e confiança sejam suficientes. Tudo o que ele precisa saber será fornecido pelo subconsciente, que responde a fé e à convicção do subconsciente.

      Pensar que Deus, ou Inteligência Infinita, atende a alguns homens e mulheres por causa da capacidade de persuasão religiosa dessas pessoas seria atribuir a Deus as peculiaridades, idiossincrasias e inconsistências da mente humana. Deus, ou o Poder Criador, já existia muito antes que qualquer igreja. Foi o homem que inventou as várias seitas religiosas, os diversos cultos, dogmas e rituais. Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. É tolice pensar que Deus atende a algumas pessoas e se recusa a atender a outras. Isto seria uma forma de favoritismo, o que é totalmente absurdo em se tratando de Deus.

      . . .Seja feito de acordo com tua fé. . . ___ Mateus, 8:13. Esta frase da Bíblia se refere à lei da causa e efeito, que é uma lei cósmica e universal, e certamente não favorece ninguém. A causa é a fé do nosso consciente, e o efeito é a resposta do subconsciente.

 

O PODER INFINITO É PARA TODOS OS HOMENS E MULHERES

      A inspiração, ou contato com o Poder Infinito, pode chegar a nós tão facilmente como o ar que respiramos. Respiramos automaticamente e sem esforço; da mesma forma, podemos deixar a Inteligência Divina ou Essência criadora de Deus entrar em nossa mente ou intelecto sem nenhuma tensão.

      Muitas pessoas têm idéias errôneas a respeito da inspiração; acreditam nela como uma experiência extraordinária dos místicos ou de outras pessoas altamente espiritualizadas. Não é verdade. Embora seja verdade que as pessoas que levam uma vida espiritual podem ser inspiradas freqüentemente ou receber sentimentos ou idéias espontâneas, também é verdade que os homens de negócios podem receber inspirações, se se voltarem para o Poder Infinito. A inspiração, ou orientação divina, Pode ser útil em qualquer problema. Em outras palavras, para obter informação que você deseja, ou satisfazer a uma necessidade, ou obter sucesso nos negócios, basta pedir a Deus ou ao Poder Infinito, uma orientação.

      Digamos que você é um escritor, autor de vários livros. Mas quando se senta a maquina de escrever, não consegue começar, nada acontece, nenhuma idéia para uma nova história. Você pode beber seis xícaras de café que não adiantará nada. Em vez disso, acalme sua mente e afirme com convicção que será inspirado pelo Poder Infinito e que as idéias de Deus se desenrolarão diante de você. Então, recebe-rá conhecimentos, orientação e energia criadora. As idéias fluirão livremente, sem nenhuma dificuldade. 

 

POR QUE O PENSADOR CIENTÍFICO NÃO PRECISA SUPLICAR PARA QUE SEU DESEJO SEJA SATISFEITO

      O pensador moderno, esclarecido, científico, sabe que Deus é a inteligência infinita de seu subconsciente. Não importa que diferentes psicólogos chamem o subconsciente de superconsciente, inconsciente ou mente subjetiva, ou que diferentes povos chamem a inteligência suprema de Alá, Jeová, Espírito ou Olho Que Tudo Vê.

      Todos os poderes de Deus estão dentro de nós. Entretanto, Deus é Espírito, e um espírito não tem forma; para  ele não existe tempo nem espaço, e vive eternamente. Este Espírito habita o corpo de todos os homens. É por isso que São Paulo diz: . . . que reavives o dom de Deus que há em ti. . . ___ Timóteo 2, 1:6. A Bíblia também diz: . . . O reino de Deus está dentro de vós ___ Lucas, 17:21

      E é verdade, Deus está em nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossa imaginação. Em outras palavras, nossa parte invisível é Deus. Deus é o Princípio da Vida que existe em todos nós: amor sem limites, harmonia absoluta, inteligência infinita. Sabendo que você pode comunicar-se com este poder invisível através do pensamento, não há motivo para que continue a misturar suas preces com a aura de mistério, superstição e dúvida com que muitas vezes é envolvida. A Bíblia nos diz que . . . O Verbo era Deus ___ João, 1:1

      Nossas palavras são a expressão de nossos pensamentos; de acordo com o que estamos vendo, todo pensamento é criador e tende a se manifestar em nossa vida de acordo com a sua natureza. É evidente que sempre que entramos em contato com este poder criador, entramos em contato com Deus, pois existe apenas um Poder Criador ___ não dois, três ou 1000, mas apenas um. . . Ouve, ó Israel (homem iluminado e esclarecido); o Senhor (o Poder Superior) nosso Deus é o Único Senhor (único poder, Presença, Causa e Substância) ___ Marcos 12:29.

      Já no antigo Testamento, a Bíblia dizia:

      . . . E antes que chamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.  Isaías, 65:24

      É por isso que o pensador científico, que conhece as leis da sua própria mente, considera absurdo, tolo e inútil suplicar por alguma coisa que já possui. Em outras palavras, antes que você precise de solução para um problema de astrofísica, química, relações humanas, solidão, doença ou pobreza, a resposta para qualquer problema passado, presente ou futuro já está a sua espera, pelo simples motivo de que a inteligência infinita do seu subconsciente conhece todas as respostas.

      Tudo isto não passa de bom senso. A Inteligência Infinita do nosso subconsciente é onisciente, onipresente, e foi Ela que criou todo o Universo. Tendo criado todas as coisas, inclusive todos os homens e todas as galáxias do Universo, como a Inteligência Suprema poderia desconhecer uma resposta? Na realidade, a sabedoria do nosso subconsciente conhece apenas as respostas, pois não tem problemas. Pense por um momento: Se a inteligência Infinita tivesse um problema, quem o resolveria?

 

NÃO REZE PARA UM DEUS NO CÉU

      O Pensador moderno sabe que Deus, ou a inteligência criadora do subconsciente, responde de acordo com nossas crenças pessoais. Ele sabe que existem leis que governam a operação de todo o Cosmo e que, como disse Emerson: Nada acontece por acaso. Tudo tem um motivo. Assim, se sua prece é atendida, ela deve ser atendida de acordo com as leis da sua própria mente.

      O Espírito Vivo que existe dentro de você não suspende as leis da vida para favorecer alguém por causa de sua santidade ou filiação religiosa. As leis da vida não variam; nem estamos lidando com alguma forma de capricho ou favoritismo, pois Deus não protege ninguém ___ Atos, 10:34. Você está lidando com uma lei universal, que recebe seus pensamentos e crenças e age de acordo; se você impressiona negativamente seu subconsciente, os resultados são negativos; se você impressiona seu subconsciente de forma construtiva, os resultados são construtivos.

 

ORAÇÃO CONTRA A INVEJA E O RESSENTIMENTO

      “Sei que todos os homens são meus irmãos e que todos somos filhos do mesmo Pai. Desejo a todos saúde, felicidade, abundância e todas as benesses e riquezas da vida; desejo-o sinceramente, pois tudo que desejo para os outros é o que desejo para mim próprio e sei que, ao beneficiar os outros, estou também beneficiando a mim mesmo. O amor de Deus emana através do meu ser para toda a humanidade. Abençoo todos aqueles que são mais ricos do que eu e também os que me criticam e falam mal de mim. Fico satisfeito em ver o sucesso e a prosperidade de todos os meus colaboradores. Mantenho a minha mente aberta a todas as riquezas do Céu e dedico amor a todas as pessoas. Rezo para que as riquezas de Deus inundem a mente e o coração de todos. Dou graças a Deus pelas riquezas que já me concedeu. Isto é maravilhoso!”

 

SUA ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS

      “Sei que, por maior que tenha sido a negativa de ontem, minha oração ou afirmação da verdade se elevará triunfal-mente hoje.”

      Hoje é dia de Deus; é um dia glorioso para mim. Estou cheio de paz, harmonia e alegria. Tenho fé na bondade, na orientação e no amor de Deus. Estou absolutamente convencido de que, no mais profundo de minha mente, recebo agora as impressões de meus pensamentos e estou atraindo irresistivelmente tudo o que de bom meu coração deseja. Deposito toda a minha confiança e fé no poder e sabedoria de Deus dentro de mim; estou em paz.

      Escuto o convite da Presença de Deus dentro de mim dizendo: Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos. . . e eu vos aliviarei. (Mateus, 11:28)

      “Eu descanso em Deus e tudo está bem.”

 

A ORAÇÃO DEU-LHE RECURSOS

       Um homem de negócios declarou recentemente o seguinte: “Há dinheiro suficiente no mundo, há bastante de tudo e sei que em meu subconsciente há recursos inesgotáveis, os quais jamais percebi. Eis a forma que utilizo em minhas orações visando à obtenção de recursos: “Deus é a minha fonte invariável de suprimento, atendendo instantânea-mente a todas as minha necessidades; suas riquezas fluem para mim sem parar, infatigável e interminavelmente”.

      A repetição dessas palavras condicionou o seu subconsciente à idéia de riquezas fluindo em abundância para ele. Este é também o seu caminho para o sucesso financeiro.

 

A ALEGRIA DE UMA ORAÇÃO SATISFEITA

      No livro dos Números consta o seguinte: “Fez Moisés uma serpente de cobre e a pôs em uma haste; se alguém era mordido por uma serpente, ao olhar para a serpente de cobre, vivia”. (Números 21:9). Qualquer pessoa inteligente não aceita esta história literalmente. A Bíblia se utiliza de coisas exteriores, concretas para representar expressões espirituais e psicológicas interiores. Em linguagem figurada, a serpente morde quando a pessoa está tomada de ódio, de ciúme, de inveja, impaciência, de hostilidade ou de vingança. Muitos são “mordidos” pela cobiça e pelo ódio contra aqueles que foram bem sucedidos na vida e milhões, pelo medo, ignorância e pela superstição.

      Em linguagem psicológica, Moisés traduz o seu conhecimento do poder de Deus e a sua capacidade de extraí-lo das profundezas do seu ser. O cobre é uma liga de dois metais e constitui o símbolo da união ou do entendimento entre o consciente e o subconsciente em torno do motivo da oração. Quando não há desentendimento ou choque entre aqueles dois elementos mentais, a oração é satisfeita.

      Você se sente curado de todas as enfermidades ao volver os olhos para a Presença Benéfica Infinita de Deus existente em seu íntimo e ao proclamar que aquilo que é bom para Deus também o é para você e para todos os homens. Assim procedendo, você liberta os elementos espirituais que lhe são benéficos, ascendendo de uma posição rastejante e aviltante para uma atitude de exaltação, de fé e de confiança na figura do Senhor, que constitui a sua força.

      Seja um otimista daqui por diante. Deus é o espírito invisível, invulnerável, eterno, todo poderoso e onisciente existente em você. Ligue-se, em sua mente, à Sua presença e poder e sinta Sua força responsiva, o que fará com que o seu deserto de solidão, de medo, de doença, de pobreza e de inferioridade se transforme e floresça como uma rosa. “. . . e vos trouxe sobre asas de águia até mim” . (Êxodo 19:4).

      Este procedimento pode também lhe trazer benesses financeiras que lhe proporcionem uma vida plena e mais feliz.

 

ORAÇÃO PARA CONTROLAR  AS EMOÇÕES

      “O magnânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura” (Provérbios, 14:29). Serei sempre paciente, firme, sereno e calmo. A paz de Deus flui por minha mente e todo o meu corpo. Pratico os mandamentos do Evangelho e desejo sinceramente paz e boa vontade a todos os homens.

      Sei que o amor de todas as coisas que são boas penetra em minha mente e afasta todo o medo. Vivo, agora, na expectativa do melhor. Minha mente está livre de todas as preocupações e dúvidas. Minhas palavras cheias de verdade dissolvem todos os pensamentos e emoções que estão dentro de mim. Perdoo a todos; abro as portas do meu coração para a Presença de Deus. Todo o meu ser acha-se inundado com a luz e o entendimento interior.

      As pequeninas coisas da vida não mais me irritam. Quando o medo, o aborrecimento e a dúvida baterem à minha porta, esta será aberta pela fé na bondade, pela verdade e pela beleza, e ninguém entrará. “Ó Deus, Tu és o meu Deus, e ninguém mais.”

 

PASSOS DA ORAÇÃO PARA VENCER A PREOCUPAÇÃO, ANSIEDADE E IMPACIÊNCIA

      Primeiro passo.   Todas as manhãs, ao acordar, volte-se para Deus em oração e saiba que Deus é seu Pai Amantíssimo. Relaxe o corpo; depois dialogue com Deus, que é o seu Eu Mais Alto. Transforme-se numa criancinha; isso significa que você confia plenamente na Presença de Deus e sabe que Deus está agora tratando você.

      Segundo passo.   Afirme com amor: “Graças Pai, por este maravilhoso dia. É o dia de Deus: está cheio de alegria, paz, felicidade e sucesso para mim. Olho para frente com a feliz expectativa deste dia. A sabedoria e a  inspiração de Deus me governarão o dia todo. Deus é meu sócio; tudo o que eu fizer sairá maravilhosamente. Acredito que Deus está me guiando e Seu amor enche minha alma”.

      Terceiro passo.   Clame com coragem: “Estou cheio de confiança na bondade de Deus. Sei que Ele me guarda a toda hora. Deixo-me ir; estou firme, sereno e calmo. Sei que Deus age em todas as fases de minha vida, e a lei e a ordem divinas reinam soberanas”.

      Habitue-se a se apoiar nesses três passos para orar e, quando as preocupações chegarem à sua mente, substitua-as por qualquer um dos pensamentos espirituais dos três passos acima; pouco a pouco sua mente irá se condicionando para a paz.       

 

O ESCONDERIJO

      Sugiro que você acalme sempre as engrenagens de sua mente e que viva com estas grandes verdades eternas que moram nos corações de todos os homens. Fazendo regularmente a seguinte oração, sistemática e alegremente, você sentirá rejuvenescimento, revitalizado e cheio de energias, mental, espiritual e fisicamente.

      “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará.”

      Eu habito no esconderijo do altíssimo; é a minha própria mente. Todos os meus pensamentos estão conforme a harmonia, à paz e a boa vontade. Minha mente é a habitação da felicidade, da alegria e de um profundo sentimento de segurança. Todos os pensamentos que aí penetram contribuem para minha alegria, paz e bem-estar geral. Vivo, movimento-me e existo numa atmosfera de boa camaradagem, de amor e de unidade.

      Todas as pessoas que se acham em minha mente são filhos de Deus. Estou mentalmente em paz com todos os membros da minha casa e da humanidade. Desejo a todos os homens o mesmo bem que desejo para mim. Vivo agora na casa de Deus. Mereço paz e felicidade, pois sei que moro na casa do Senhor para sempre.



Comments are closed.