Capítulo 4
AGRADECER
“Apresentemo-nos diante Dele com ação de graças”. (Salmos 95:2).
Todo o processo de riquezas mentais e materiais podem ser sintetizado em uma única palavra ___ gratidão. Um pensamento de gratidão por qualquer bem recebido é em si mesmo uma prece partida do coração, que traz em si própria uma benção. O homem dotado de gratidão é um homem rico e feliz. Shakespeare já dizia: “Senhor, Tu que nos dá a vida, dá-nos também um coração repleto de gratidão”.
Henry Thoreau, um dos maiores filósofos da América, assim se pronunciou: “Devemos agradecer por termos nascido”. Considere, somente por um instante, que não tivesse nascido; não teria, conseqüentemente, jamais assistido a um belo nascer do sol, a um maravilhoso poente e tampouco visto os olhos do seu cachorro. Jamais teria apreciado as belezas da natureza ou as estrelas do céu, alimentos diários da nossa alma. Não teria também admirado as montanhas nevadas cintilando como diamantes sob a luz do sol, sentido o contato afetuoso dos seus entes queridos, percebido as riquezas existentes à sua volta e respirado a doce fragrância das flores ou do mato cortado.
Seja agradecido e grato pela beleza da manhã, por ter olhos para ver as belezas de Deus, ouvidos para ouvir a música celeste e o canto dos pássaros, mãos para tocar as suas melodias e voz para proferir palavras de conforto, de coragem e de amor.
Seja grato pela casa que possui, por seus entes queridos, seus parentes, sua profissão e seus companheiros de trabalho. Repita com freqüência: “Rezo pela felicidade de todos os membros da minha família; agradeço e sou grato a Deus, cuja figura reverencio e exalto em minha mulher (marido) e em meus filhos; abençôo tudo que fazem assim como também tudo aquilo que dou, por saber que há mais valor em dar do que em receber. Dou graças a Deus pelo meu trabalho e peço sua benção para os meus companheiros, meus fregueses e, enfim, para todas as pessoas. Meu negócio cresce, se expande, se multiplica e se amplia, proporcionando-me lucros mil vezes maiores”.
A LEI DA GRATIDÃO
Inicialmente, faz-se necessário aceitar, de forma total e integral, a existência de uma Inteligência Infinita, da qual fluem todas as coisas; em segundo lugar, acreditar que essa Fonte se manifesta de acordo com a natureza dos seus pensamentos; e por último, admitir o seu relacionamento com essa Inteligência Infinita através de um profundo sentimento de gratidão interior.
Há uma lei da gratidão, com a qual é preciso harmonizar-se para ser bem sucedido. Essa lei, segundo a Bíblia, é a seguinte: “Aproximai-se de Deus e Ele também se aproximará de você”. Esta lei traduz o princípio natural ___ cósmico e universal ___ da ação e da reação, que simplesmente significa, em linguagem mais específica, que tudo aquilo que sensibiliza o subconsciente vem posteriormente a se manifestar. A atitude mental da gratidão decorrente do reconhecimento por tudo de bom que se recebe transforma-se em convicção no subconsciente, determinando a manifestação exterior da coisa desejada.
GRATIDÃO E RIQUEZA
Um osteopata disse certa vez sobre a sua pobreza como menino, a ponto de ter de se empregar como porteiro para poder pagar seus estudos. Depois de formado, ao abrir seu primeiro consultório, uma semana inteira passou-se sem que aparecesse um único cliente, o que o deixou amargurado e pessimista. No decorrer da segunda semana, a primeira cliente que lhe apareceu disse-lhe: “Estamos muito agradecidas por ter o Senhor se instalado aqui, pois necessitávamos muito dos seus serviços nesta redondeza. Muitas de nós temos rezado para que o Senhor seja muito feliz por aqui”. E acrescentou: “Fico sempre agradecida por tudo que acontece; sei que muitas pessoas vivem na miséria e na pobreza por não cultivarem o sentimento de gratidão”.
Este fato foi um marco de transformação da sua vida. As palavras da mulher calaram fundo em seu coração e ele deu graças a Deus pelo poder benéfico que fluía através dele para a sua cliente, à qual também agradeceu pela remuneração que lhe deu. E quanto mais agradecido fixava a sua mente na Fonte de todas as curas e de todas as boas coisas que possuía, mais ainda recebia. Sua atitude de gratidão estabeleceu uma maior Harmonia entre a sua mente e as forças criadoras do Universo, fazendo com que os clientes afluíssem ao seu consultório. Em conseqüência, tornou-se rico em sabedoria, realizou curas milagrosas e ficou com uma clínica prestigiada e rendosa.
A TÉCNICA DA GRATIDÃO
Um pai prometeu à filha uma viagem à volta do mundo, com todas as despesas pagas, como presente de formatura. Ela ainda não recebeu o dinheiro da viagem tampouco a iniciou, mas, não obstante, está extremamente grata, feliz e alegre como se na realidade já tivesse a bordo de um navio a caminho da Europa e depois do Oriente, por saber que seu pai cumprirá a promessa feita, estando muito feliz com ela. Mentalmente ela já recebeu o presente, com alegria antecipada e profundamente agradecida.
Você já foi a uma agência de automóveis e comprou um carro, muito embora não possuíssem exatamente o carro desejado; você se limitou a dizer-lhes o tipo do carro que pretendia, sendo informado de que o mesmo seria encomendado e posteriormente entregue. A seguir retirou-se, sem o carro, é óbvio, manifestando ao agente os seus agradecimentos, por estar absolutamente certo de o vir a receber, exatamente como o encomendara, uma vez que acreditava na sua integridade e honestidade.
E até que ponto deve você acreditar e confiar no Ser Infinito e em Sua lei criadora, que jamais muda e que responde com absoluta fidelidade à confiança Nele depositada?!
POR QUE AGRADECER?
“. . . Por tudo daí graças. . .” (I tessalonicenses 5:18).
O homem primitivo possuía um conceito infantil de Deus e o via como um ser antropomórfico que governava o Universo de forma tirânica e despótica, enquanto os homens se comportavam como servos e vassalos que adulavam e se prostravam perante os antigos senhores feudais, possuidores do direito da vida e da morte de seus súditos. Analogamente, o homem primitivo adorava Deus, perante o qual se prostrava, cortejando-o sob todas as formas.
Atualmente, o homem vê em Deus uma Inteligência Infinita, que se manifesta através da lei da criação, imutável e impessoal, ontem, hoje, amanhã. A Presença Divina possui também todos os elementos da personalidade, tais como o amor, a alegria, a paz, a sabedoria, a inteligência e a harmonia, relacionando-se pessoal e intimamente com o homem, instrumento justo e harmônico daquela lei.
O homem que descobre as maravilhas, a glória e a responsividade da Presença e do Poder Infinitos, sente-se imediatamente possuído de satisfação, gratidão e exaltação espirituais, como acontece com o jovem rapaz que descobre algum segredo de química ou da natureza e que, todo excitado e feliz, se apressa em comunicá-lo ao pai. A tendência do rapaz é de exaltação e satisfação com as descobertas feitas. Um menino de dez anos presenteou-me com um cinzeiro que fizera na escola; ao explicar-me como trabalhara e soldara o metal, podia-se ver, em seus olhos, a animação e o prazer de que estava possuído. Tal reação certamente induzirá o menino a pesquisar mais e mais segredos nos laboratórios da escola.
A satisfação e a gratidão não motivam a Deus nem a Lei, mas provocam uma transformação em nossa mente e em nosso coração, produzindo como que um imã espiritual e mental que atrai todos os tipos de benesses, inclusive dinheiro, das diversas e variadas fontes.
Sua gratidão e sua satisfação não se devem manifestar sob as formas da adulação e bajulação em busca de favores; devem, isso sim, constituir-se em aventura emocionante no recesso do seu subconsciente, onde se processa a revisão e o exame intenso e interessado das leis de Deus. Daí se infere que todas as coisas de que se necessita e que se desejam já existem em princípio em seu íntimo, a espera de que você as receba com alegria e reconhecimento.
Ao adquirir consciência dos princípios universais da vida e da Providência, que desde as origens dos tempos tudo lhe proporciona, você se sentirá verdadeiramente grato e absolutamente satisfeito. “Todas as coisas estão prontas, quando a mente o está”. (Shakespeare).
O MILAGRE DO AGRADECIMENTO
Um homem disse em certa ocasião: “As contas estão se acumulando, não tenho dinheiro, estou indo à falência. Que devo fazer?” Foi lhe sugerido que diariamente, durante dez ou quinze minutos, ficasse silenciosamente sentado e repetisse duas ou três vezes, com convicção: “Dou-lhe graças, senhor, pelas riquezas que possuo agora”; e que prosseguisse, de forma tranqüila e descontraída, e fazê-lo até que sua mente fosse dominada por um sentimento ou sensação de gratidão.
Ele sabia que a imagem mental de riqueza era o primeiro estágio relacionado com o dinheiro e as riquezas de que necessitava; essa imagem era, realmente, o elemento de riqueza já liberado dos condicionamentos anteriores, de todos os tipos.
A repetição daquele agradecimento revigorava a sua mente e o seu coração até o nível de aceitação, afastando, sempre que necessário, os pensamentos negativos. Sabia que, enquanto mantivesse essa atitude de gratidão, estaria readap-tando sua mente e o seu coração até o nível de aceitação, afastando, sempre que, necessário, os pensamentos negativos. Sabia que, enquanto mantivesse essa atitude de gratidão, estaria readaptando sua mente à idéia de riqueza, o que na verdade veio a acontecer.
Em uma reunião social, pouco tempo depois, encontrou-se com um antigo patrão que o convidou para exercer uma função executiva, adiantando-lhe também considerável importância em dinheiro, com a qual pagou todas as suas dividas.
Ele assegurou que jamais se esqueceria dos maravilhosos resultados proporcionados pela frase: “Dou-lhe graças, Senhor”.
O VALOR DA GRATIDÃO
A gratidão o mantém em sintonia com o Ser Infinito e em relacionamento com a lei da criação. O valor da gratidão não consiste apenas no fato de atrair para você muitas benesses. É preciso lembrar que sem um coração agradecido a pessoa se torna insatisfeita e aborrecida com as circunstâncias e condições presentes. Ao se fixar a atenção na pobreza, na carência, na solidão, na miséria, na maldade e nas dificuldades e problemas do mundo, a mente humana assume a forma de todas essas coisas, com base na lei de que aquilo a que se dá atenção também se experimenta.
Lembre-se de que, se permitir que sua mente se concentre na limitação e na carência, você só terá à sua volta a miséria e coisas inferiores. Fixe sua atenção nas coisas mais elevadas e melhores da vida para que as mesmas se manifestem em seu universo pessoal.
A lei da criação do seu subconsciente faz você a imagem e a semelhança daquilo que realmente deseja ser. O homem agradecido continua e invariavelmente deseja e aguarda as boas coisas da vida e essa expectativa inevitavelmente adquire forma material.
É necessário e essencial adotar o hábito da gratidão por todas as boas coisas que se recebem; em outras palavras, agradeça sempre aquilo que lhe couber de bom.
Todas as pessoas contribuem para o seu bem-estar; você deve, portanto, incluir todas elas em suas orações de agradecimento. Este procedimento o colocará em comunicação sub-consciente com a parte boa que as riquezas da vida, a terra e todos os homens passem a gravitar automaticamente em sua direção.
VOCÊ APRECIA O QUE TEM DE BOM?
Alguns anos atrás, houve uma notícia no jornal sobre um homem que ficara cego aos dois anos de idade, tendo desde logo perdido um dos olhos. Tempos mais tarde foi operado do outro olho e recuperou a visão; a primeira coisa que viu foi o rosto da sua mulher, que era para ele extremamente bonito, não podendo imaginar nada mais maravilhoso. Ele vivera com ela aproximadamente quarenta anos sem jamais ter visto o seu rosto. Você aprecia sua mulher (seu marido), sua família, seu patrão? Você dá graças a Deus pelos seus olhos, pelo seu corpo, por todas as boas coisas e pela confiança e fé que tem Nele?
AGRADECIMENTO AO UNIVERSO
Quem agradece ao Universo está dizendo ao seu próprio cérebro que tudo está indo bem, e o Universo toma as providências para que esta realidade se manifeste. Aproveite alguns momentos do seu dia (mesmo que sejam poucos segundos, mas que seja todo dia), agradecendo pelo que você tem e gostaria de ter e pelo que não tem e não queria mesmo ter. o cérebro recebe esse feedback e realimenta a prosperidade. A maioria das pessoas reclama do que não tem e gostaria de ter, ou do que teve e deixou de ter. Falta de gratidão ao Universo.