Na Quiropraxia, chamamos de inteligência inata aquela que você já nasce sabendo, que não precisamos ensinar ao nosso corpo como ele deve funcionar. Esta inteligência inata dirige nossos corpos desde o momento que fomos concebidos até a morte. Trata-se de uma força perfeita, incapaz de cometer um erro. Nenhum computador feito pelo homem até agora ou no futuro, poderá superar a inteligência do nosso cérebro. Até hoje este órgão tão complexo ainda não está 100% conhecido.
Corpo e sistema nervoso desenvolvido
O sistema nervoso é o responsável pela transferência de impulsos nervosos entre o cérebro e o corpo comunicando toda esta inteligência aos outros órgãos e a cada célula, deixando a força da vida fluir pelo nosso corpo, permitindo que ele se expresse.Obviamente, um órgão tão importante quanto o cérebro, composto por tecido neurológico extremamente delicado, precisa de uma forte proteção, assim como um computador tem uma estrutura protegendo sua memória. Nosso crânio faz esta função, composto por uma camada óssea de 5 mm de espessura, muito dura e imóvel, oferece ao nosso cérebro uma perfeita proteção. Se pensarmos no cérebro como uma central telefônica, então a linha principal de comunicação, seria nossa medula, que sai do crânio e desce até a coluna lombar, como os milhões de nervos comparados às linhas telefônicas de cada casa, saindo e juntando com os órgãos, tecidos e células de nosso corpo.
Medula
Veja ao lado as terminações partindo da medula, passando entre cada vértebra e dali seguindo para os órgãos e demais tecidos do corpo.Da mesma maneira que o crânio envolve nosso cérebro, a coluna vertebral envolve nossa medula.
A coluna vertebral, porém, tem mais uma importante função, a de permitir o movimento e a mobilidade do nosso corpo enquanto o sustenta em pé. Ela cumpre este processo, através de 24 vértebras, que são separadas com graus de movimento variados, porém coordenados.
Nossa coluna funciona bem quando todas estas vértebras estão alinhadas, uma precisamente em cima da outra. Cada nervo sai entre cada vértebra. Quando a coluna está alinhada, os nervos passam por entre as vértebras sem ser comprimidos, permitindo que a vida possa fluir do cérebro ao corpo, sem qualquer interrupção.Infelizmente qualquer vértebra desalinhada vai acabar interferindo nesse fluxo de inteligência e vai ter um efeito prejudicial sobre nossa saúde. Esses desalinhamentos são chamados de subluxações. (sub = semi; luxação = fora do seu sítio/lugar). Subluxação = interferência de fluxo de inteligência.
O objetivo da Quiropraxia é ajustar a vértebra ao seu lugar correto, devolvendo a biomecânica normal, tirando a compressão do nervo, facilitando a recuperação da postura correta e permitindo que a força da vida volte a fluir, deixando que o corpo funcione na sua capacidade total.O seu corpo não está programado para fazer você ficar doente. Então se o seu corpo está dando um aviso, não o ignore. Busque a raiz. A Quiropraxia atua justamente nesse ponto, com total enfoque na raiz do problema. Muitas pessoas disfarçam esses avisos com medicamentos, fazendo o corpo pensar que está bem. Assim ignoramos a causa e permitimos que o problema fique mais complexo no futuro.
A Quiropraxia reconhece que ninguém pode curar o corpo. Somente o corpo tem esta capacidade. Curar significa criação de novos tecidos para substituir células danificadas, doentes ou mortas. Somente o corpo pode se curar porque somente o corpo pode criar tecidos vivos. O corpo está constantemente substituindo células desgastadas. Uma célula vermelha, por exemplo, vive aproximadamente 120 dias e depois deve ser substituída. As células da pele têm uma vida ainda mais curta. Apenas o corpo tem esta capacidade. A própria vida tem o poder da cura e um corpo tem o poder de curar-se por si só.
“Saúde significa estar funcionando 100% corretamente”. Se o nosso funcionamento é de apenas 90%, significa que estamos com 10% de chance de estarmos doentes ou abertos à alguma patologia. O Objetivo da Quiropraxia é devolver a função normal às articulações, tirando as compressões dos nervos, deixando o fluxo dos impulsos nervosos do cérebro chegar ao corpo, permitindo a auto-cura.
A boa notícia é que as dores e outros sintomas desaparecem muito mais rapidamente, pois quando a interferência está corrigida, o fluxo volta ao normal e o corpo não tem mais a necessidade de nos avisar do problema através desse sistema de alerta.
Fonte:http://www.qjg.com.br/